DATA DE PUBLICAÇÃO: 16/05/2019
- Diminuir + Aumentar

Semana Missionária na Região Menino Deus

Foto: Divulgação.
 

Em continuação a programação alusiva aos 300 anos da Diocese de Belém do Pará inicia, a partir da segunda-feira, 20, a Semana Missionária na Região Episcopal Menino Deus, que integra 19 paróquias da Arquidiocese de Belém e 183 comunidades com a atuação de 34 sacerdotes.


A abertura das atividades ocorrerá em duas paróquias: Menino Deus, em Marituba, às19h, com Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman e na Paróquia Santa Bárbara, no município de Santa Bárbara, às 20h, com celebração eucarística presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém.


Na terça-feira, 21, terão visitas aos presídios com a participação de Dom Irineu e às 19h ocorrerão celebrações nas paróquias Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora Auxiliadora, com a presidência, respectivamente, de Dom Irineu e Dom Antônio.


A programação segue no dia 22 com a realização da jornada eucarística e a jornada missionária em cada paróquia da região. No início da noite, às 19h, haverá Santa Missa na área Missionária Murinim com Dom Irineu Roman. E no mesmo horário, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, preside celebração na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Antônio na Paróquia Menino Deus.


A quinta-feira, 23, será dedicada a Missa da Unidade, ocasião para reunir toda a região episcopal em celebração eucarística presidida por Dom Alberto e concelebrada pelos bispos auxiliares, às 19h, na Praça Menino Deus. E no dia 25 acontecerão formações pela manhã e às 19h missas nas paróquias Nossa Senhora da Conceição, no Carananduba, com o Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro e na paróquia Menino Deus com Arcebispo de Belém.


A visita pastoral é uma ocasião especial de convivência, onde os bispos vivenciam a realidade das paróquias, áreas pastorais, comunidades e instituições ligadas a Arquidiocese de Belém, além de vivenciar as realidades de órgãos atendidos pela Igreja Católica como escolas, hospitais, asilos e penitenciárias. É um momento de encontro dos organismos vivos com seus pastores.


A visita está prevista no Código de Direito Canônico, trata-se de uma visita oficial em que o bispo deve fazer em toda a Arqui/diocese. Nela ele tem a oportunidade de conhecer e se aproximar do Povo de Deus, procurando viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, o Bom Pastor: “Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem” (Jo 10, 14).  


Sua origem surge das visitas realizadas pelos apóstolos às comunidades cristãs fundadas por eles seguindo a ordem do Senhor: “Vão, portanto, e façam que todas as nações se tornem discípulas, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-as a observar tudo o que lhes ordenei. Eis que eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 19-20).

O encerramento da programação será no domingo, 26, com missas em várias paróquias da região. Veja a seguir os horários e participe deste momento:

  • Paróquia Nossa Senhora das Graças:  7h - Dom Antônio de Assis Ribeiro
  • Paróquia Menino Deus:  9h - Dom Irineu Roman
  • Paróquia Nossa Senhora do Ó:  9h30 - Dom Alberto Taveira Corrêa
  • Paróquia Sagrado Coração Jesus (Júlia Seffer): 18h - Dom Antônio de Assis Ribeiro
  • Paróquia Benfica:  19h - Dom Alberto Taveira Corrêa
  • Paróquia Santa Bárbara: 19h30 - Dom Irineu Roman
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade