DATA DE PUBLICAÇÃO: 23/05/2019
- Diminuir + Aumentar

IX Semana de Arquidiocesana de Comunicação inicia na Paróquia Cristo Rei

Foto: Luiz Estumano
 

Entre os dias 24 de maio a 02 de junho ocorre a IX Semana Arquidiocesana de Comunicação de Belém, na Paróquia Cristo Rei, em Ananindeua. A programação contará com palestras, oficinas e premiações.


Padre Nilton Cezar Reis, coordenador arquidiocesano destaca que a realização da Semana é um momento de unidade com os comunicadores da arquidiocese: “A Semana Arquidiocesana de comunicação é importante, primeiramente, pela valorização do exercício do comunicador. Ali a gente reúne todos os comunicadores da nossa arquidiocese e até de dioceses vizinhas que participam em torno do assunto proposto pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais”.


A abertura da nona edição da Semana ocorre no dia 24 (sexta-feira), a partir das 19h com credenciamento e recepção do público. Seguindo as atividades haverá o coquetel e a cerimônia do prêmio Dom Zico de Comunicação.


No dia 25 (sábado), a partir das 7h, haverá o credenciamento e às 8h inicia a programação com uma palestra sobre o tema do Dia Mundial das Comunicações com o padre Nilton Cezar Reis, coordenador arquidiocesano e oficinas.


Os interessados em participar das oficinas poderão escolher as seguintes modalidades: “whorkshop: fotografia básica e intermediária”, ministrada por Mariano Rocha, que possui certificação pela Canon College Oficial; “fotografia e textos jornalístico” com Julio Grandi e Davi Dias, fotógrafos especialistas em comunicação pastoral, e o jornalista Roberto Barbosa, redator de O Liberal; e “web jornalismo” ministrada por Silvano Viana, jornalista da FNC e blogueiro.


As inscrições para as oficinas são limitadas e podem ser feitas pelo número: (91) 98901-3433 (WhatsApp). As atividades do sábado encerram às 13h.


O coordenador arquidiocesano explica que a programação foi organizada para contribuir e ampliar o desempenho do serviço feito pelas equipes. “Outro momento importante desta comemoração da semana arquidiocesana de comunicação é proporcionar oficinas e cursos que ajudem os nossos comunicadores a desempenharem melhor o seu trabalho”, ressalta Pe. Nilton Cezar Reis.


A programação foi distribuída em nível arquidiocesano e paroquial visando à capacitação dos participantes, como explica o sacerdote: “Nesses três dias a gente traz várias oficinas, vários tipos de manifestações e essa premiação. As outras partes são feitas em paróquias, onde os núcleos trabalham lá afim os seus temas e também na região onde a gente se concentra com outras paróquias para celebração culminando ali na Ascensão do Senhor, que é o dia internacional dos meios de comunicação sociais.


No período de 26 de maio a 02 de junho a programação será no âmbito paroquial com a realização de atividades organizadas pelos núcleos da Pascom Arquidiocesana.


A Semana Arquidiocesana encerra no dia 2 junho, data mundial dedicada as comunicações sociais, com solenidade de encerramento em cada paróquia.


A Pastoral da Comunicação tem a missão de irradiar, a partir do âmbito da comunicação, ações que colaborem para a missa evangelizadora.  E o comunicador possui um papel importante dentro desse processo. “O papel do comunicador dentro desse processo é fazer com que os seus núcleos, o comunicador de paróquia, fazer com que os núcleos ajudem as pastorais, os grupos, os movimentos falem a mesma língua a partir do plano pastoral paroquial.


O coordenador diz que o mesmo processo ocorre em nível de Arquidiocese: “nível arquidiocesano de igual maneira: fazer com que todos os organismos vivos e missionários da nossa Arquidiocese estejam sintonizados em torno da mesma linguagem, do mesmo objetivo a partir do nosso plano arquidiocesano de pastoral”, conclui padre Nilton.

Serviço:


IX Semana Arquidiocesana de Comunicação
Período: 24 de maio a 02 de junho
Local: Paróquia Cristo Rei
Rua Liberdade, s/n - Guanabara – Ananindeua

 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade