DATA DE PUBLICAÇÃO: 23/05/2019
- Diminuir + Aumentar

Arquidiocese de Belém homenageada na Câmara Municipal

Foto: ASCOM Câmara Municipal de Belém.
 

Na manhã desta quinta-feira, 23, a Arquidiocese de Belém foi homenageada em sessão especial, na Câmara Municipal de Belém, pelos 300 anos de criação da Diocese de Belém do Pará.


A ocasião também foi dedicada ao um debate acerca do tema da Campanha da Fraternidade 2019 “Fraternidade e Políticas Públicas” e do lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e os Bispos Auxiliares, Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro e o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, participaram da cerimônia.


O Arcebispo de Belém agradeceu à Câmara Municipal pela homenagem e destacou o papel da Igreja no serviço à sociedade: “nós agradecemos muito a câmara municipal por essa homenagem e por essa sessão solene. E queremos que a nossa vida de igreja possa prestar esse serviço à sociedade, especialmente nesse campo de políticas públicas. O nosso desejo é iluminar, com a força do evangelho e com o testemunho da Igreja, aquilo que se realiza pelo bem do povo”, concluiu Dom Alberto.


Dom Irineu realizou um breve discurso sobre o tema da CF 2019 e ressaltou a importância da participação da sociedade na elaboração das políticas públicas: “todo cidadão tem o dever e o direito de estar presente e participar, de colaborar com a elaboração dessas políticas para o bem de toda população e não somente para o bem individual, mas de toda a população.


Ele ainda destacou a relevância da discussão sobre políticas públicas na Câmara Municipal. “É importante que o tema se faça presente aqui, porque aqui, de fato, é onde se fazem todas as políticas públicas, que têm em vista o bem comum da população, por isso que nós devemos participar, não podemos ficar omissos.


Sacerdotes, vereadores e católicos também participaram da sessão. Maria Eunice Freitas, atuante na Paróquia Imaculada Conceição, localizada no bairro Castanheira, ficou muito contente com a homenagem. “É uma coisa muito linda, uma coisa cristã e uma coisa maravilhosa que Jesus nos dá”, frisou.


O Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, explicou que a Igreja tem a sua dimensão social e está preocupada com a restauração da dignidade humana: “A proclamação do evangelho tem uma dimensão social, aliás, a caridade tem uma dimensão social. Então se alguém pensa na evangelização como simplesmente um louvar a Deus sem essa dimensão social, sem a transformação social é pensar a fé sem reino de Deus e não foi isso que Jesus fez.”


“A Igreja Católica tem uma profunda responsabilidade social, porque foi aquilo que Jesus fez transformando a vida da sociedade a partir da restauração da dignidade das pessoas. Nós vamos continuar com essa visão ampla, aberta e profunda da missão da Igreja que é a promoção do reino de deus”, concluiu Dom Antônio a cerca do compromisso da Igreja de Belém com a sociedade.


A sessão especial aos 300 anos da Diocese de Belém do Pará foi proposta pelos vereadores Mauro Freitas, presidente da Câmara Municipal de Belém, e Toré Lima.

 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade