DATA DE PUBLICAÇÃO: 02/08/2019
- Diminuir + Aumentar

Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Macapazinho neste domingo, 4

Círio  Fluvial 2018. Foto: Salim Wariss.
 
A partir deste sábado, 3, a Agrovila de Macapazinho, localizada no município de Castanhal, no nordeste do Pará, inicia a programação da 92ª  edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré com o tema “ Maria, mãe da Igreja que se aproxima, escuta e ilumina”.

As atividades começam às 14h com a saída da carreata com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Igreja de Cristo Rei, em Castanhal, até a agrovila.

Após a chegada em Macapazinho, a Imagem seguirá para Boa Vista, onde terá celebração eucarística e vigília até a manhã do domingo, 4, quando inicia o Círio. Ainda no sábado ocorrerá a apresentação do manto que vestirá a Imagem na Romaria fluvial.

Na manhã de domingo, 4, às 7h, a Imagem sairá de Boa Vista pelos rios até a Agrovila de Macapazinho, onde a Imagem será recepcionada com homenagens e queima de fogo e Santa Missa.

Na última sexta-feira, 2, foi realizada a bênção do manto que vestirá a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré de Macapazinho por Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém, na Capela da Fundação Nazaré de Comunicação.

O Bispo Auxiliar ficou honrado com a oportunidade de abençoar a peça. “Eu quero dizer que me sinto muito honrado de poder estar aqui com a família da dona Graça e de todos os seus familiares, que todos os anos confeccionam este manto de Nossa Senhora para o Círio de Macapazinho. É um trabalho assim de muita dedicação, de muito empenho dessa família, que faz algo tão bonito para o Círio de Macapazinho”, explicou Dom Irineu

O manto é confeccionado pela devota Graça Wanzeler com o auxílio de sua família há 41 anos. Para Lúcia Wanzeler, irmã de Graça, a produção do manto é uma mistura de alegria e satisfação para a família e uma homenagem a Nossa Senhora.

O processo de confecção dura cerca de dois meses, mas todo o processo de criação e confecção se estende ao longo de um ano, como explica Lúcia: “há 41 anos que a família vem fazendo, na verdade, a minha irmã Graça Wanzeler que teve essa idéia e nós demos uma parcela de contribuição, porque o manto, a gente começa a fazer desde junho, e a gente passa praticamente dois meses confeccionando o manto e isso pra nós é só alegria. A gente abdica de tudo para que realmente possa fazer um manto e levar essa alegria pra comunidade de Macapazinho”, conclui Lúcia.

Dom Irineu ainda ressaltou a importância do trabalho realizado pela família Wanzeler: “a família sempre tem me convidado para fazer esta oração e esta bênção. Então eu me sinto realmente honrado de poder servir a Igreja e conferir a bênção ao trabalho tão bem feito por esta família. Quero parabenizar uma família que se dedica a Igreja, nesse aspecto de confeccionar o manto de Nossa Senhora. Quantas emoções, quantos sentimentos, quanta vivência espiritual que este manto de Nossa Senhora vai provocar no dia do Círio de Macapazinho”, concluiu o bispo.

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

No dia 7 de julho, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou a agrovila de Macapazinho, em Castanhal. A programação iniciou às 5h30 da manhã com várias atividades.
Os devotos da Vila participaram de uma carreata que reuniu cerca de 80 veículos que saíram pelas ruas homenageando a Virgem de Nazaré. Na ocasião também ocorreu uma queima de fogos.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade