DATA DE PUBLICAÇÃO: 19/08/2019
- Diminuir + Aumentar

Inauguração do Barco Hospital Papa Francisco

Fotos: Luiz Estumano e Alan Monteiro.
 
No último sábado, 17, foi realizada a inauguração oficial do Barco Hospital Papa Francisco, projeto inspirado e solicitado pelo Santo Padre para a Amazônia, em uma cerimônia com a presença de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém; Frei Francisco Belotti, fundador da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus; Monsenhor Massimo Catterin, secretário da Nunciatura Apostólica no Brasil, os bispos auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro e autoridades e apoiadores do Estado do Pará e outras regiões do Brasil, em um hotel no centro de Belém.

A capital paraense e a Arquidiocese de Belém foram agraciadas em receber o projeto inspirado pelo Santo Padre, como lembrou Dom Alberto Taveira Corrêa: “É um privilégio para nós, uma deferência dos padres franciscanos e também de Dom Bernardo, bispo de Óbidos. A deferência de fazer aqui em Belém, nossa referência para toda a Amazônia. Nós que somos o portal da Amazônia, nós que somos a Igreja Mãe de toda a Amazônia. Então nós temos esse privilégio de hoje abençoar e eu terei a alegria de fazer a entronização da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Barco Hospital Papa Francisco para que a proteção daquela que é a rainha da Amazônia, a oração, o trabalho sério e a vivência da caridade, o serviço prestado por essa associação, pelos frades e pela diocese de Óbidos possa fazer o bem, um grande exemplo para todos nós em toda a Amazônia”, enfatizou Dom Alberto.

“Tudo é providência” assim destaca o Arcebispo de Belém pela vivência de um momento tão especial e importante para a Igreja. “A associação ela se dirige continuamente a providência de Deus. 300 anos da Diocese, ano do Sínodo da Arquidiocese, sínodo da Igreja, ano do Círio de Nossa Senhora Nazaré “Maria Mãe da Igreja” então tudo isso se junta pela providência de Deus para a nós nos alegrarmos no dia de hoje. Deus seja louvado”, finalizou o Arcebispo Metropolitano de Belém
 
Dom Alberto fez a leitura da mensagem enviada pelo Papa Francisco.
 
Na ocasião foi apresentado o processo de criação, construção e início das atividades do Barco Hospital. A embarcação foi construída para a realização de atendimento básico de saúde e espiritual para as pessoas mais necessitadas localizadas na região amazônica.

Consultas, cirurgias de baixa e média complexidade, exames e diagnósticos são as ações que contemplam a embarcação para atender as pessoas mais necessitadas na região Amazônica. Os voluntários que fazem parte deste projeto são missionários e religiosos que responderam ao chamado de Deus, para missão de levar assistência médica à população ribeirinha ao longo da Amazônia.

Para o Frei Joel, administrador do Barco Hospital Papa Francisco, o momento é de gratidão pela construção e pelo funcionamento do navio. “Hoje nós estamos concretizando esse sonho. Nós celebramos juntos, essa grande conquista principalmente aos nossos irmãos daquela região do Baixo Amazonas, que nós sabemos o quanto que precisam também principalmente na questão da saúde, que foi a grande inquietação do Frei Francisco e do Dom Bernardo”, conta o frei.

Antecedendo a inauguração oficial em Belém ocorreu um grande mutirão de saúde e espiritualidade em Óbidos para atender a população, como explica Frei Joel: “Em seis dias foram quase 800 atendimentos. Foi uma grande ação mesmo de saúde e de espiritualidade, que essa é a missão do Barco Hospital Papa Francisco como o Papa Francisco convida a Igreja a ser em saída”.

Para o administrador, a maior missão do Barco Hospital é a união de pessoas de diferentes lugares para a realização do bem. “É uma gratidão a Deus por essa missão, quero agradecer muito a Igreja por inspirar através do Papa Francisco quando perguntou ao Frei Francisco se nós estávamos na Amazônia. Então a providência vai juntando as pessoas. Voluntários que vem e nós damos as mãos e o bem acontece. Se nós tivéssemos atendido uma única pessoa e oferecido a ela tudo o que o barco pode oferecer o barco já teria cumprido a missão”, conclui o frei Joel.

A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus desde 1985 realiza trabalhos direcionados a levar saúde básica, como ambulatórios, pronto socorro, farmácia, abrigos e comunidades terapêuticas, tem sede em Jaci (SP), já está presente no Pará, Goiás, Paraná, Ceará e Rio de Janeiro.

Frei Francisco Belotti, fundador da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, reconhece o momento como de gratidão a Deus. “Eu acho que é um momento de gratidão a Deus da minha parte por ter nos escolhido para viver este momento. Então é uma gratidão a Deus por ser um instrumento que é um divisor de águas na vida das pessoas, que vão poder receber assistência, porque os governos eles tem o dever e nós temos a missão, que é dada por Jesus Cristo. Então nós temos que unir o dever e a missão e fazer o povo ser atendido com toda dignidade”, ressalta Frei Francisco.
 
 
Imagem de Nossa Senhora de Nazaré permanecerá na Capela do Barco Hospital.
 
Após a inauguração inicia uma nova etapa de atendimentos efetivos e contínuos para a população da região amazônica, como enfatiza o Frei Francisco: “é uma etapa concluída que a partir de agora nascem muitas outras etapas para continuarmos uma missão tão bonita, porque a pior hora de uma vida é a hora da dor. É nesta hora que nós precisamos de uma mão e muitas vezes um comprimido e nós não temos. Então nós queremos que esse barco faça isto acontecer”, finaliza o fundador.

Durante a cerimônia, Dom Alberto Taveira Corrêa fez a leitura e apresentou aos presentes uma carta autógrafa do Papa Francisco acerca da inauguração do Barco Hospital. Acesse aqui e leia a mensagem na íntegra.

Em 2013, por ocasião da Jornada Mundial Juventude (JMJ), promovida no Rio de Janeiro, o papa Francisco, em visita a um hospital, administrado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, perguntou ao Frei Francisco Belotti se eles estavam presentes na Amazônia.

A partir desta provocação a Diocese de Óbidos, representada por Dom Bernardo Bahlman, a Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, representada pelo frei Francisco, com o apoio do Ministério Público do Trabalho de São Paulo e do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região deram andamento no projeto.

Ronaldo Curado Fleury, Procurador Geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), explicou o processo e a participação do Ministério do Trabalho na efetivação do projeto do barco hospital. “Entre as atribuições do Ministério Público do Trabalho está promover ações contra as empresas que violam os direitos trabalhistas. No caso desse projeto houve uma tragédia terrível em uma indústria de agrotóxico e a empresa foi condenada. Nós conseguimos fazer essa reversão de uma indenização a toda a sociedade brasileira determinada pela justiça do trabalho. Nós conseguimos reverter  para um projeto maravilhoso que é salvar vidas, devolver a própria sociedade toda a dignidade que foi ferida da sociedade, todas as mortes de irmãos que foram tirados com essa destinação do nosso barco hospital”.

O procurador geral ainda destaca a importância da parceria e a importância do Barco Hospital Papa Francisco para a sociedade. “Para isso nós precisávamos uma entidade parceria, que tivesse credibilidade e principalmente que acreditasse nessa nossa idéia de levar saúde, prevenção as comunidades mais necessitadas. Esse barco ele vai fazer isso: vai a comunidades, onde na verdade, muita gente não sabe nem o que é medico, não sabe o que é enfermeiro, nunca viu. Isso é muito bonito, nós conseguimos transformar tragédia em vida e para isto era fundamental essa parceria com os franciscanos através do frei. E hoje nós estamos aqui fazendo essa inauguração do barco”, finalizou o procurador Ronaldo Fleury.

Entronização da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré

Após o encerramento da cerimônia de inauguração oficial ocorreu um segundo momento na Escadinha da Estação das Docas. A Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, doada pela Arquidiocese de Belém para permanecer na embarcação, foi recebida com homenagens pelos devotos que aguardavam no local.
O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, junto ao Monsenhor Massimo Catterin, secretário da Nunciatura Apostólica no Brasil, e ao Frei Francisco Belotti realizou a cerimônia de entronização da Imagem no Barco Hospital Papa Francisco. Clique aqui e reveja este momento.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade