DATA DE PUBLICAÇÃO: 20/08/2019
- Diminuir + Aumentar

Ação Solidária “Missão Amor que Cura” atendeu população da Cidade Velha

Fotos: Luiz Estumano.
 
Ação Solidária “Missão Amor que Cura” foi realizada no domingo, 18, no Porto Palmeiraço, na Cidade Velha, para atender a população mais necessitada da região com vários serviços. A Ação faz parte da programação do Barco Hospital Papa Francisco em Belém.

A programação iniciou com Missa em Ação de Graças pelo barco hospital, às 8h, na Igreja do Carmo, também na Cidade Velha, com a presidência de Monsenhor Massimo Catterin, secretário da Nunciatura Apostólica no Brasil.

O Barco Hospital Papa Francisco é um projeto inspirado pelo Santo Padre para levar assistência médica à população ribeirinha da região amazônica. A embarcação conta com uma estrutura para consultas, cirurgias de baixa e média complexidade, exames e diagnósticos. Os voluntários que fazem parte deste projeto são missionários e religiosos que responderam ao chamado de Deus.

A missão do barco hospital é sempre estar em saída para atender os mais necessitados, como explica Frei Joel, responsável pela embarcação. “Como Papa Francisco disse a Igreja é uma Igreja em saída, o nosso barco hospital é um barco hospital em saída e Deus nos enviou para cá. Essa missão não tava programada, mas a providência de Deus articulou e aqui nós estamos”.
 
Atividades lúdicas também fizeram parte da programação.
 
Na manhã de domingo, os membros da Fraternidade Lar São Francisco na Providência de Deus ofereceram diversos serviços de saúde, atividades infantis e atendimentos psicológicos e espirituais para os moradores da Cidade Velha.

Segundo o Frei Joel, a ação é um momento de agradecimento e uma ‘amostra’ dos serviços promovidos pelo Barco Hospital para as pessoas situadas ao longo da Calha Norte, onde a embarcação irá atuar efetivamente.  “É uma alegria nós estarmos aqui nessa terra tão sagrada, Belém, terra de nossa mãe Nossa Senhora de Nazaré. E, hoje, então através desse ato público da inauguração oficial do Barco Hospital Papa Francisco nada melhor do que a gente fazer um pouquinho do que vamos fazer lá naquela região do Baixo Amazonas”, concluiu o frei.

A Ação também contou com o apoio da Arquidiocese de Belém, em especial da Catedral Metropolitana, que se voltou para esta região da cidade.  De acordo com o diácono Silvio Ataíde o evento vem atender as necessidades locais.

O sonho do Barco Hospital Papa Francisco iniciou em 2013 com uma provocação do Santo Padre ao Frei Francisco Belotti, presidente da Fraternidade Lar São Francisco na Providência de Deus, com a frase “Vocês estão na Amazônia? Então devem ir” e desde então ocorreram várias etapas até a concretização efetiva.
 
População recebeu atendimento odontológico.
 
A inauguração do Barco Hospital ocorre em um momento especial, onde a Igreja no mundo se volta com um olhar especial para Amazônia por ocasião do Sínodo, como destacou Frei Francisco Belotti: “eu acho que as pedras vêm se encontrando. Eu entendo que o Papa Francisco ele tem uma admiração muito grande pelo Brasil especialmente pela Amazônia. Então juntasse o sínodo e a inauguração do Barco Hospital, que fica um gesto concreto do Sínodo da Amazônia”, concluiu o frei Francisco.

Ao final da Ação Solidária foram realizadas 155 consultas médicas, três procedimentos cirúrgicos, 101 exames entre ultrassonografias, raio x, ECG e exames laboratoriais.  Na parte odontológica foram 35 atendimentos e 50 procedimentos. Além de entregas de medicamentos, atendimentos de psicologia e fisioterapia.

Além de serviços de saúde também ocorreram atendimentos espirituais, celebração eucarística, atividades infantis e 45 visitas as famílias da região. Acesse aqui e reveja alguns momentos da Ação Solidária.
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade