DATA DE PUBLICAÇÃO: 23/08/2019
- Diminuir + Aumentar

Cáritas Brasileira Regional Norte 2 realiza capacitação sobre a defesa dos direitos da criança e do adolescente

 
 
Desde a manhã desta sexta-feira, 23, está sendo realizada a capacitação “Defesa dos direitos de Crianças e adolescentes: Abuso sexual não!” organizada pela Cáritas Brasileira Regional Norte 2, no Centro de Evangelização de Fátima (CEFAT), situado na Travessa Antônio Baena, no bairro do Marco, em Belém.

A capacitação visa subsidiar os agentes multiplicadores com informações necessárias para fortalecer a rede de proteção e estimular a atuação de enfrentamento na base a partir das diferentes realidades.

Fabiane Silva, assistente social da Cáritas Brasileira Regional Norte 2, explica que a programação segue um cronograma para abordar deste os conceitos básicos até alcançar uma maior reflexão. “Seguimos a programação iniciando com os conceitos básicos passando pela realidade local, compreensão do fluxo de atendimento, e, por fim, fazendo uma reflexão coletiva de como na prática poderemos atuar e contribuir para que nossas crianças possam ter a devida proteção e promovam sua autodefesa”, explica a assistente social.

Na programação desta sexta-feira ocorreu o painel com o tema “Violência sexual contras crianças e adolescentes: negação de direitos” com a Dra. Monica Fonseca, juíza da Vara de Crimes Sexuais contra Crianças e Adolescentes, como facilitadora. Ao final da tarde será o painel “A realidade do abuso e exploração sexual no Estado do Pará”, com a facilitadora Kercia Pompeu da Silva, da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - OAB/PA. As atividades encerram com avaliação e encaminhamentos para o segundo dia de evento.

No sábado, 24, a programação inicia 9h com credenciamento seguido de acolhida e apresentação. O primeiro painel vai abordar o tema “Sistema de Garantia de Direitos e Rede de Proteção: Como funciona o fluxo de atendimento?” ministrador pelo facilitador João Jorge Neto, psicólogo CREAS Icoaraci.

Dinâmicas, atividades de diálogos, apresentação de ações do Projeto Içá e construção de painéis estão entre as atividades programadas. Às 13h30 terá o painel “Formas e Métodos de abordagem da temática do abuso sexual: Métodos Pedagógicos (oficina prática)” com a psicóloga Kátia Homobono Soares.

O painel “Reflexões sobre ações práticas no espaço de atuação comunitária” com a facilitadora Fabiane Silva, Assistente Social Caritas Belém. A programação encerra às 17h.

Projeto Içá

A capacitação Defesa dos direitos de Crianças e adolescentes: Abuso sexual não!”é uma ação do Projeto Içá, que visa o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e Adolescentes.

O projeto é desenvolvido por quatro eixos de atuação: prevenção, atenção, protagonismo e participação, ciência e pesquisa.

Serviço:

Capacitação “Defesa dos direitos de Crianças e adolescentes: Abuso sexual não!”
Período: 23 e 24 de agosto de 2019
Local: Centro de Evangelização de Fátima (CEFAT)
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade