DATA DE PUBLICAÇÃO: 04/09/2019
- Diminuir + Aumentar

Círio de Vigia realiza sua 322ª edição no dia 8

 
O município de Vigia de Nazaré, localizado nordeste do Estado do Pará, está em festa para a realização da 322ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre no dia 8 de setembro, e reflete o tema “Maria, modelo da Igreja que se aproxima, escuta e ilumina”, inspirado na carta pastoral de Dom Carlos Verzeletti, Bispo da Diocese de Castanhal (PA).

A programação inicia nesta quinta-feira, 5, com a Santa Missa de encerramento das peregrinações e apresentação do manto. No dia 6 (sexta-feira), a Virgem de Nazaré será homenageada com Santa Missa, às 18h, na Igreja Matriz. E em seguida inicia a procissão rodoviária até a comunidade Nossa Senhora da Luz, na Vila de Porto Salvo, percorrendo o seguinte trajeto: Rua Profª Noêmia Belém, Av. Justino Barroso, Trav. São Sebastião, Av. Santana de Medeiros, Av. Barão de Guajará, Trav. Lauro Sodré, Av. Magalhães Barata, Av. Marciolino Alves , PA-412, PA-140, ramal do Porto Salvo até a Comunidade.

A romaria fluvial inicia a programação do sábado, dia 7, a partir de 6h30, com saída da comunidade Nossa Senhora da Luz, em Porto Salvo, pelas águas do Rio Guajará-Mirim até o trapiche municipal.
Após a chegada da procissão fluvial, ainda no trapiche municipal, inicia a motorromaria pelas ruas da cidade com destino a Igreja Matriz de Vigia. Veja a seguir o percurso da romaria de motos:

Itinerário: Av. Boulevard Melo Palheta, Trav. Josino Cardoso, Rua Pedro Rayol, Trav. Jaguaribe, Rua José Augusto Corrêa, Rua Lauriano Gil de Sousa, Rua 31 de Agosto, Rua São Brás, Rua 7 de Setembro, Trav. Diogo Holanda, Rua Santana de Medeiros, Passagem Natal, Rua Magalhães Barata, Trav. Rose Blanchet Corrêa, Av. Raimundo Melo Vasconcelos, Av. José Ribeiro do Vale, Rua Ademir dos Santos, Av. Marciolino Alves, Rua Vinicius Hesketh, Rua Hesketh Anchieta, Rua Vanilson Hesketh, Trav. Solimão, Rua Augustino do Livramento, Trav. Generalíssimo Deodoro, Av. Magalhães Barata, Passagem São José, Av. Barão de Guajará, Trav. W III, Rua W 17, Trav. W 9, Rua W 19, Trav. W I, Rua São Pedro, Passagem São Marçal Rua Pedro Rayol, Rua Padre José de Sousa, BRua Profª Noêmia Belém até a Matriz.

Ainda no sábado, dia 7, às 18h, haverá a Missa da Trasladação do Círio 322. Ao final da celebração terá início a procissão que seguirá pelas ruas da cidade até a Matriz. Segue o itinerário da romaria: Rua de Nazaré, Trav. Josino Cardoso, Av. Boulevard Melo Palheta, Av. Marciolino Alves, Av. Barão de Guajará, Av. Santana de Medeiros, Trav. da Pedreira, Rua 31 de Agosto,Trav. São Sebastião até a Igreja.

A 322ª edição do Círio começa às 6h da manhã com Santa Missa presidida pelo Frei José Nazareno de Sousa Santos, na Comunidade de São Sebastião, em seguida a procissão caminha pelas ruas até a Igreja Matriz. A celebração será transmitida pela Rede Nazaré de Televisão (canal 30.1 ou sintonia de sua cidade), pelo Portal Nazaré e na página da Fundação Nazaré de Comunicação no Facebook.

Na chegada haverá celebração eucarística com a presidência de Dom Carlos Verzeletti, Bispo da Diocese de Castanhal. Ainda no domingo terá Santa Missa, às 18h, seguida de arraial organizado pelos noitários.

Ainda dentro da festividade acontecerão outros momentos: Círio das Crianças; Romaria nas escolas, novenas e terços, além dos noitários. A programação vai até o dia 23 de setembro, Recírio, com Santa Missa e procissão por algumas ruas do município e retorno à Igreja Matriz.

Círio mais antigo

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré chegou a cidade de Vigia, vinda de Portugal, no século XVIII, antes mesmo ao Círio de Belém.

O documento mais importante, citado pelo Pe. Serafim Leite (historiador da Companhia de Jesus), é a declaração do Pe. José Ferreira, também Jesuíta, que, em 1697, visitou na Vigia, de passagem, a milagrosa imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Registrou o sacerdote "que de todas as partes se frequenta de romeiros que vão lá fazer suas romarias e novenas". Com certeza, a devoção à Santa chegou à Vigia antes mesmo dos Jesuítas e, certamente, isto aconteceu no início de sua colonização através de Dom Jorge Gomes d' Alamo (1616-1653), procedente da província de Algarve (Portugal), onde já se cultuava a Virgem de Nazaré. Vigia ganhava uma igreja de romeiros, a atual matriz. Traços típicos: pescadores molhados, a "Vigilenga Juventude", o anjo do Brasil.

Serviço:

322º Círio de Vigia
Data: 8 de setembro de 2019
Horário: 6h
Local: Comunidade São Sebastião
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade