DATA DE PUBLICAÇÃO: 09/09/2019
- Diminuir + Aumentar

Setor Juventude Arquidiocesano promove formação para coordenadores

 
No próximo dia 15, à tarde, o Setor Juventude da Arquidiocese de Belém promove formação, na Cúria Metropolitana, com Dom Antônio de Assis Ribeiro, um dos bispos auxiliares e bispo referencial da juventude, para o Dia Nacional da Juventude 2019 a ser comemorado no penúltimo final de semana de novembro nas
 regiões episcopais. O encontro reunirá cerca de 20 coordenadores e será orientado pelo subsídio, disponibilizado no último dia 2.

A formação ministrada por Dom Antônio será toda embasada no texto base da DNJ que este ano traz o tema “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização amor” e lema “Em vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10), em comunhão com a Campanha da Fraternidade. Para contribuir com as dioceses para a organização da celebração, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB elaborou um subsídio.

O subsídio traz como sugestão três encontros, um terço missionário e um roteiro de visita missionária. Todo o material tem como objetivo estimular a juventude à participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, dando a contribuição da juventude para a construção de uma sociedade mais fraterna, em especial nas políticas relativa aos jovens.

Para cada encontro, o subsídio traz um tema, texto introdutório, reflexão sobre um trecho bíblico escolhido, elementos pedagógicos para ambientação, sugestão de músicas e/ou filmes, indicações de documentos da Igreja para aprofundamento e perguntas para debate.  Já no roteiro para missão, apresenta itens para a preparação das visitas nas casas e Rito da Bênção e orações.

A formação no domingo será uma espécie de concentração, explica Henrique Azeredo da coordenação do Setor Juventude: “faremos este primeiro encontro entre os coordenadores para que estes, posteriormente, multipliquem com as suas bases por meio de encontros, espiritualidades e formações para prepará-los para a DNJ 2019”. Azeredo reforça que este ano o Dia Nacional da Juventude ocorrerá por região episcopal, nos dias 16 e 17 de novembro próximo.

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, como atividade permanente da CNBB que é realizada nas dioceses de todo o país. Com total apoio dos pastores da Igreja, o DNJ quer celebrar a vida dos (as) jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade