DATA DE PUBLICAÇÃO: 08/10/2019
- Diminuir + Aumentar

Transporte dos Carros do Círio para os galpões da CDP no dia 9

Fotos: Luiz Estumano.
 
Na manhã desta quarta-feira, 9,  a partir de 7h, os carros do Círio de Nazaré estarão em exposição em frente à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Eles serão retirados da Estação dos Carros pela Diretoria de Procissões e pelos guardas de Nazaré e permanecerão em frente ao Santuário de NAzaré até o momento do transporte para os galpões da Companhia Docas do Pará (CDP).

Antes do saída dos carros será realizado um momento de oração com todos os participantes, que se repete na chegada na CDP. O percurso se mantém igual aos anos anteriores com quatro quilômetros com saída da Avenida Nazaré percorrendo a Travessa 14 de março, Rua Antônio Barreto, avenidas Doca de Souza Franco e Marechal Hermes até o armazém da CDP.
 
Transporte dos carros para os galpões do CDP nesta quarta-feira, 9.
 
Ao longo do trajeto os carros recebem homenagens pelos devotos e moradores do entorno com várias manifestações. O público estimado são de 3 mil pessoas. Serão transportados: Carro de Plácido, Barca dos Escoteiros, Barca Nova, quatro Carros dos Anjos, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família.

Os diretores da Festa, membros da Guarda de Nazaré, Semob, Guarda Portuária, Guarda Municipal, Polícia Militar, Cruz Vermelha e alguns promesseiros participam do transporte.

Histórico

 Desde 1980 o transporte dos carros que participam da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré é realizado desta maneira. Anteriormente, estes carros eram levados para a CDP na madrugada que antecede o Círio. O primeiro carro (dos Milagres) a ser inserido no Círio foi o que lembra o milagre acontecido em 1182 a Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar num abismo com seu cavalo, recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. A ordem de inserção desse carro partiu da Rainha de Portugal, Dona Maria I, em 1805.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade