DATA DE PUBLICAÇÃO: 10/10/2019
- Diminuir + Aumentar

Traslado para Ananindeua e Marituba nesta sexta-feira, 11

Foto: Luiz Estumano
 
O Traslado para Ananindeua e Marituba, a primeira romaria oficial da programação do Círio 2019, ocorre nesta sexta-feira, 11. A Santa Missa inicia às 7h da manhã presidida por Dom Fernando Panico, Bispo Emérito de Crato (CE), na Basílica Santuário de Nazaré.

Ao término, a Romaria ganha às ruas de Belém, a primeira delas, a Avenida Nazaré, que leva o nome da Rainha da Amazônia. E deve percorrer cerca de 50 quilômetros até  a Igreja Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua.

O Traslado reúne centenas de pessoas, sejam elas pedestres, ciclistas, fiéis, que tentam chegar o mais próximo da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Ao longo do percurso, a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, no andor, faz algumas paradas para receber algumas homenagens.
A primeira parada ocorre em frente ao Colégio Gentil Bittencourt seguindo para o Hospital Ophir Loyola, referência no tratamento oncológico de crianças e adultos, localizado na Avenida Magalhães Barata. O momento é aguardo por pacientes em tratamento e por funcionários do hospital.  Dentre as paradas e homenagens estão as de escolas, empresas, repartições públicas e privadas, além da parada na Matriz da Paróquia de Cristo Rei, localizada na Rua Liberdade, S/N, bairro Guanabara.

Ao longo do trajeto da romaria estão algumas paróquias da Arquidiocese de Belém, nelas haverá uma breve parada, sendo às seguintes: Matriz da Paróquia de São Miguel Arcanjo (Rua Jarbas Passarinho), Matriz da Paróquia de Santo Antônio de Pádua (Avenida Mário Covas), Matriz da Paróquia do Divino Espírito Santo (Avenida Dom Vicente Zico), Matriz da Paróquia do Amparo (Avenida SN 3), Matriz da Paróquia Santa Rita de Cássia (Travessa WE 32;), Matriz da Paróquia São Lucas Evangelista (Avenida Guajará 2), Matriz da Paróquia de Santa Paula Frassinetti (Travessa WE 72),  Matriz da Paróquia de Santo Inácio de Loyola (Avenida Santa Fé);  Matriz da Paróquia da Transfiguração do Senhor (Estação do Curuçambá), Matriz da Paróquia Santa Maria Mãe de Deus (Avenida Claudio Sanders), Igreja Menino Deus e  por fim a Matriz da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, situada na Praça Vera Cruz, 262, BR 316, Km 09.

O Traslado é concluído na Matriz da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no município de Ananindeua, em frente à Praça, na chegada às 19h, terá Santa Missa, com a presidência de Dom Fernando Panico, Bispo da Diocese de Crato (CE). Após a Santa Missa, no interior da Matriz de Nossa Senhora das Graças ocorrerá vigília e Santa Missa, até a manhã do sábado. Após a Santa Missa às 4h inicia-se a Procissão Rodoviária.
Paulo Morelli assina a decoração do andor que conduzirá Nossa Senhora de Nazaré no Traslado deste ano.

Percurso

O percurso inicia da Praça Santuário em Belém e termina na Igreja de Nossa Senhora das Graças em Ananindeua. O Trajeto: Avenida Nazaré, Avenida Almirante Barroso, BR 316, Cidade Nova, Coqueiro, PAAR, Icuí, Maguari, Guajará e Marituba.

A decoração do andor que irá conduzir Nossa Senhora de Nazaré no Traslado do Círio 2019 é assinada por Paulo Morelli.

Origem

A procissão é realizada desde 1992 e é a mais longa de todas as romarias do Círio. No trajeto, empresas, órgãos públicos, instituições, condomínios residenciais e vários devotos prestam homenagens a Nossa Senhora de Nazaré.
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade