DATA DE PUBLICAÇÃO: 30/10/2019
- Diminuir + Aumentar

Pastoral da Pessoa Idosa completa 15 anos

 
No dia 5 de novembro a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) da Arquidiocese de Belém celebra 15 anos de existência e a data será celebrada com Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz da Paróquia Santa Cruz, localizada na Avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco, às 17h, com a presidência de Dom Irineu Roman, um dos bispos auxiliares de Belém.

A data é celebrada em âmbito nacional e em Belém visa reunir os voluntários da pastoral das paroquiais da Arquidiocese de Belém. Para Criseida Pereira, coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, o momento é de alegria. “Acolho com muita alegria, ela está debutando. É uma pastoral muito importante que só tem apenas 15 anos de implantação nacional. Ela surgiu diante do envelhecimento nacional brasileiro. Esperamos que muito em breve a pastoral esteja implantada em todas as paróquias da Arquidiocese de Belém e, nas paróquias do Brasil inteiro”, explica.

A Pastoral da Pessoa Idosa foi criada em 5 de novembro de 2004 pela doutora Zilda Arns Neumann,  a partir de uma resposta ao fenômeno do envelhecimento populacional do Brasil. Em Belém, as atividades começaram em 2005 e atualmente o padre Pedro Diocrésio Francisco, pároco da Paróquia de São Sebastião, é o assessor eclesiástico e Criseida Pereira é a coordenadora arquidiocesana.

Em Belém, a Pastoral atua em 58 das 93 paróquias da Arquidiocese com 650 voluntários e realiza cerca de 1300 visitas por mês. Dignidade e valorização integral das pessoas idosas por meio da promoção humana e espiritual estão entre os objetivos da PPI.

A missão da Pastoral da Pessoa Idosa é a promoção dos direitos, saúde, participação e segurança da pessoa idosa com a valorização dos vínculos familiares e intergeracionais por meio do acompanhamento familiar e por meio de ações de líderes comunitários com capacitação para a realização de visitas domiciliares mensais às pessoas idosas em suas comunidades marcando, em especial, presença entre as pessoas vulneráveis, seja por situação de risco familiar ou social ou por fragilidade física.


Serviço:

Missa em Ação de Graças 15 anos da Pastoral da Pessoa Idosa

Data: 5 de novembro de 2019
Horário: 17h
Local: Paróquia Santa Cruz
Avenida Almirante Barroso, 1743 - Marco
 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade