DATA DE PUBLICAÇÃO: 05/02/2020
- Diminuir + Aumentar

Instalação da prelazia do Alto Xingu- Tucumã no dia 9 de fevereiro

Foto: Site CNBB.
 
No dia 9 de fevereiro (domingo) será a celebração de instalação da nova Prelazia do Alto Xingu, com sede em Tucumã, no Estado do Pará, e posse do primeiro Bispo Prelado, Dom Frei Jesús María López Mauoléon, OAR. A Santa Missa ocorrerá na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, no Centro, em Tucumã, presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.
 
No dia 6 de novembro de 2019 o Papa Francisco criou a Prelazia do Alto Xingu- Tucumã, desmembrando a parte sul do território da Prelazia do Xingu e nomeou Monsenhor Jesús María López Mauleón, frade agostiniano recoleto, como primeiro bispo prelado da nova jurisdição eclesiástica que, agora compreende seis municípios paraenses: Tucumã, São Félix do Xingu, Bannach, Água Azul do Norte, Cumaru do Norte e Ourilândia do Norte. 
 
A nova área eclesial conta com uma extensão territorial de 128. 291 km² com uma população estimada em 238.424 habitantes, desse total 130 são católicos. Dos seis municípios que compreendem a área da nova prelazia já existem cinco paróquias. A nova Prelazia também contará com o serviço de 13 religiosos entre padres e freiras de duas congregações. 
 
 
Dom Jesús María López Mauleón 
 
Monsenhor Jesús María López Mauleón é filho de Francisco López García e de María Del Pilar Mauleón Larrión. Nascido em Mues, Navarra (Espanha), em 05 de março de 1955, foi batizado no dia seguinte na Paróquia Santa Eugenia. Estudou no Seminário Menor São José de Lodosa, em Navarra, entre 1967 e 1971 (1º- 4º de bacharelato) e no Seminário São Nicolau de Tolentino de Fuenterrabia, de setembro de 1971 até junho 1975: 5° e 6º de bacharelato e dois anos de filosofia.
 
 Na vida religiosa fez o ano de noviciado no Convento de Monteaguado, Navarra, entre setembro de 1975 e agosto de 1976, culminando com a profissão simples realizada em 22 de agosto de 1976. De setembro de 1976 até julho de 1981, permaneceu no Seminário Maior de Marcilla, estudando teologia. 
 
Professou os votos solenes na Ordem dos Agostinianos Recoletos em 18 de outubro de 1980. Recebeu o Diaconato em 04 de novembro de 1980 pelas mãos do Arcebispo de Pamplona, Monsenhor José Maria Cirarda. Foi ordenado padre em 18 de julho de 1981, por Monsenhor Alquilio Alvarez Díez, bispo prelado do Marajó, no Pará. Como padre, Monsenhor Jesús ainda fez especializações em Teologia Pastoral pelo Instituto Leão XIII, em Madri. Fez ainda especialização em Teologia Bíblica pela Universidade Pontifícia de Comillas, onde também obteve o Mestrado em Sagradas Escrituras 
 
No Brasil desde 1999, Monsenhor Jesús constituiu o grupo fundador da Província São Nicolau de Tolentino. Passou por paróquias nos Estados do Ceará, Espírito Santo, São Paulo e Amazonas, onde foi missionário por alguns meses na Prelazia de Lábrea. 
 
Desde 2012 era pároco da Paróquia São Pedro de Barra do Ceará, em Fortaleza, e em 2015 assumiu também a função de Vigário Episcopal da Região Nossa Senhora da Assunção. A ordenação episcopal de Monsenhor Jesús María López Mauleón ocorreu no dia 29 de dezembro, em Fortaleza, no Ceará. 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade