DATA DE PUBLICAÇÃO: 10/02/2020
- Diminuir + Aumentar

Criação da Prelazia Alto Xingu-Tucumã

Fotos: Laís do Valle.
 
No domingo, 9, a Igreja do Alto Xingu vivenciou um momento histórico com a instalação da Prelazia Alto Xingu com sede em Tucumã, no estado do Pará. O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, presidiu celebração eucarística de criação da nova prelazia e posse canônica do  bispo prelado Dom Jesús Maria Mauléon, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Igreja Matriz de Tucumã.
 
Durante a Santa Missa foi realizada a leitura da bula de criação da Prelazia, documento papal vindo direto de Roma. E em seguida ocorreu a posse de Dom Jesús Maria Mauléon como primeiro bispo prelado.
 
Para ele é um momento de alegria e expectativa como descreve o novo bispo prelado: “O coração está alegre, contente, emocionado vendo como o pessoal de Tucumã está preparando a nossa tomada de posse ao mesmo tempo com apreensão com algo novo. Eu não conheço o lugar, não conheço as pessoas, os padres, as paróquias, mas eu entendo que em outras vezes o Senhor nos ajudou a tomar decisões justas para o bem do reino. Agora também junto com os padres da diocese, com os leigos”, ressalta Dom Jesús.
 
Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Norte 2; Dom Irineu Roman, Arcebispo Metropolitano de Santarém, e outros bispos do Pará também participaram da celebração, além de autoridades civis.
 
Leitura da bula de criação da Prelazia Alto Xingu - Tucumã.
 
Prelazia do Alto Xingu
 
 Foi erigida canonicamente pelo Papa Francisco em 06 de novembro de 2019. A nova circunscrição eclesiástica compreende seis municípios paraenses: Tucumã, São Félix do Xingu, Bannach, Água Azul do Norte, Cumaru do Norte e Ourilândia do Norte. A nova área eclesial conta com uma extensão territorial de 368.678.67km². 
 
A população estimada é de 577.744 habitantes. Dentre os seis municípios, já existem quatro paróquias.
 
 
Dom Jesús María Mauleón é o primeiro prelado do Alto Xingu - Tucumã.
 
Dom Jesús Maria Mauléon
 
Dom Jesús María Mauleón é espanhol, da ordem dos agostinianos recoletos e estava há 8 anos atuando como Pároco na Paróquia São Pedro da Arquidiocese de Fortaleza/Ceará. Foi nomeado bispo do prelado do Alto Xingu - Tucumã em 6 de novembro de 2019 e sua ordenação episcopal aconteceu no dia 29 de dezembro do mesmo ano, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, tendo como ordenante principal Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza.
 
 Estudou no Seminário Menor São José de Lodosa, em Navarra, entre 1967 e 1971 (1º4º de bacharelato) e no Seminário São Nicolau de Tolentino de Fuenterrabia, de setembro de 1971 até junho 1975: 5° e 6º de bacharelato e dois anos de filosofia. Na vida religiosa fez o ano de noviciado no Convento de Monteaguado, Navarra, entre setembro de 1975 e agosto de 1976, culminando com a profissão simples realizada em 22 de agosto de 1976. De setembro de 1976 até julho de 1981, permaneceu no Seminário Maior de Marcilla, estudando teologia. 
 
Professou os votos solenes na Ordem dos Agostinianos Recoletos em 18 de outubro de 1980. Recebeu o Diaconato em 04 de novembro de 1980 pelas mãos do Arcebispo de Pamplona, Monsenhor José Maria Cirarda. Foi ordenado padre em 18 de julho de 1981, por Mons. Alquilio Alvarez Díez, Bispo Prelado do Marajó (Pará). 
 
Exerceu o ministério pastoral na Espanha durante 18 anos como vigário paroquial, professor e pároco. As comunidades de Chiclana em Cadi, Santa Rita em Madri, Sástago em Zaragoza, Santa Maria da Águia em Almeria e Lodosa em Navarra conhecem seu trabalho evangelizador. Como padre, Dom Jesús ainda fez especializações em Teologia Pastoral pelo Instituto Leão XIII, em Madri. Fez ainda especialização em Teologia Bíblica pela Universidade Pontifícia de Comillas, onde também obteve o Mestrado em Sagradas Escrituras. No Brasil desde 1999, Dom Jesús constituiu o grupo fundador da Província São Nicolau de Tolentino em Guaraciaba do Norte.. Passou pela paróquia da Consolação em Cachoeiro de Itapemirim -ES-, Nossa Senhora Aparecida (Capelinha) em Franca, e Amazonas onde foi missionário por alguns meses na Prelazia de Lábrea. 
 
Desde 2011 está em Fortaleza, como vigário paroquial coordenador da Área Pastoral e, desde 09 de junho de 2012 como primeiro pároco da Paróquia São Pedro, na Barra do Ceará, em Fortaleza. Em 2015 assumiu também a função de Vigário Episcopal da Região Nossa Senhora da Assunção. Ainda destinado como Pároco em Guaraciaba recebeu o chamado Papal e aceitou o ministério episcopal no 10 de outubro, sendo eleito no 06 de novembro de 2019. 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade