- Diminuir + Aumentar

Arquidiocese

 
A Arquidiocese de Belém é a terceira mais antiga do Brasil. Foi criada em 4 de março de 1719 e em 1º de maio de 1906 foi elevada de Diocese à Arquidiocese. Atualmente em sua sede de governo têm como Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Côrrea, e como Bispos Auxiliares, Dom Irineu Roman e Dom Antônio Assis Ribeiro. A Arquidiocese conta com 226 sacerdotes, 151 diáconos permanentes, sete regiões episcopais e 89 paróquias.
 
As Regiões Episcopais englobam Belém e os municípios de Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara, onde faz limite com as Dioceses de Abaetetuba (PA), Castanhal, Ponta de Pedras e a Prelazia do Marajó (PA).
 
A missão da Igreja na Amazônia é realizada desde 1616. E o foco principal é a evangelização para estabelecer um novo modo de ser, onde os leigos tenham oportunidade para atuar de modo concreto e efetivo com seus ministérios junto ao clero, religiosos e episcopado para a construção de uma rede de comunidades eclesiásticas possibilitando uma presença maior da Igreja na vida da sociedade.
 
A região amazônica possui uma forte identidade mariana. Santa Maria de Belém é a padroeira da capital paraense e da Arquidiocese e, Nossa Senhora de Nazaré é a Rainha da Amazônia.
 
Histórico
 
A devoção a Nossa Senhora de Belém iniciou em Portugal e veio para o Brasil junto com os primeiros povoadores, fazendo devotos em várias partes do país com destaque para Belém do Pará e Itatiba (SP), onde possuem paróquias dedicadas a este título mariano.
 
A Diocese de Belém foi criada em 4 de março de 1719 pelo Papa Clemente XI, bispado do Pará,  por meio da bula  “Copiosus in Misericordia” dando o mesmo nome da cidade à Diocese: Santa Maria de Belém. Em 1º de maio de 1906, com a bula “Sempiternum humani generis”, o Papa Pio X elevou a Diocese à Arquidiocese e tendo como padroeira Santa Maria de Belém.
 
Em Belém as comemorações da Padroeira se realizam a 1º de setembro, na Catedral Metropolitana de Belém, paróquia dedicada a Nossa Senhora da Graça. Por volta do final do século XIX, por causa de uma promessa feita pelo Bispo Dom Macedo Costa, a Igreja foi entregue a Santa Maria de Belém em uma cerimônia solene. O fato está registrado em painéis artísticos da abobada da Catedral.
 
 
Arquidiocese de Belém do Pará
 
Endereço: Avenida Governador José Malcher, 915 – Edifício Paulo VI
Horário de funcionamento: Segunda à sexta, 8h às 12h e 14h às 17h30.
Contatos: (91) 3215-7001/ 3215-7002/ curia@arqbelem.org
 
Para mais informações acesse o site da Arquidiocese de Belém aqui

 

 

 

 

2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade