HOME     TV Nazaré     Rádio Nazaré     Família Nazaré     Contato     Pesquisar     Assine a Voz

Edição de

Castanhal: uma Igreja que nasce

Israel Neto e José Charles
Seminaristas da Diocese de Castanhal

Uma história bonita, cheia de desafios se inicia no seio da Igreja de Cristo: nasce a Diocese de Castanhal, no estado do Pará, dedicada afetuosamente à Santa Maria Mãe de Deus. Em 29 de dezembro de 2004, Sua Santidade o papa João Paulo II, bispo de Roma e sucessor de Pedro, decreta sua instituição e a elege - enquanto Igreja Particular - como sua última "filha". E aos 27 de fevereiro de 2005, já na laje da futura Catedral Diocesana, celebra-se solenemente a instalação da nova Diocese e a posse de seu primeiro bispo, Dom Carlos Verzeletti.

A nova Igreja Particular compõe-se de 31 paróquias, distribuídas em 25 municípios da região nordeste paraense; sendo organizada da seguinte forma: paróquias de São José, Santa Cruz, Santa Teresinha, Cristo Jovem, Cristo Rei e Santa Maria Mãe de Deus (Catedral), em CASTANHAL; Santa Isabel de Portugal, em SANTA IZABEL DO PARÁ; Santo Antônio de Lisboa, em SANTO ANTÔNIO DO TAUÁ; Nossa Senhora do Rosário, em COLARES; Nossa Senhora de Nazaré, em VIGIA DE NAZARÉ; São Caetano da Divina Providência, em SÃO CAETANO DE ODIVELAS; São Vicente Ferrer, em INHANGAPI; Nossa Senhora do Livramento, em TERRA ALTA e SÃO JOÃO DA PONTA; Nossa Senhora do Rosário, em CURUÇÁ; Nossa Senhora das Vitórias, em MARAPANIM; São Francisco de Assis, em SÃO FRANCISCO DO PARÁ; São Sebastião, em IGARAPÉ-AÇU; São Jorge do Prata, na COLÔNIA DO PRATA; Nossa Senhora de Nazaré, em MAGALHÃES BARATA; São Miguel Arcanjo, em MARACANÃ; Nossa Senhora Auxiliadora, em SANTA MARIA DO PARÁ; São Domingos de Gusmão, em SÃO DOMINGOS DO CAPIM; São Francisco de Assis, em NOVA TIMBOTEUA; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em CAPANEMA; São João Batista, em PRIMAVERA; Sagrado Coração de Jesus, em PEIXE-BOI; Nossa Senhora de Nazaré, em QUATIPURU; Nossa Senhora da Conceição, em SANTARÉM NOVO; São João Batista, em SÃO JOÃO DE PIRABAS e Nossa Senhora do Socorro, em SALINÓPOLIS.

Embora sua instituição tenha sido somente em 2005, a futura Diocese de Castanhal já procurava dar seus primeiros passos desde 2001, fazendo transparecer qual e como seria seu rosto: missionário! E esta história jamais será esquecida.

Em março de 2001 termina a projetação da futura Catedral de Santa Maria Mãe de Deus, e em 28 de abril deste mesmo ano é posta e abençoada a primeira pedra e a área da Catedral Diocesana; começando sua construção em novembro.  A partir de 2005 a Missa Solene que antecede a Romaria de cada ano passa a ser celebrada na frente da Catedral. No dia 08 de novembro de 2005 a Catedral - ainda em construção - acolhe por mais de dois anos as famílias despejadas do bairro Caiçara, em Castanhal, realizando sua missão própria de ser a casa de todos, a casa dos mais pobres. Aos 24 de fevereiro de 2008 Dom Vicente Joaquim Zico abençoa os 8 sinos da nova Catedral, que tocam pela primeira vez na celebração do Domingo de Ramos daquele ano, quando também se começa a celebrar a Eucaristia Dominical; e muitos outros fatos que serão relatados ao longo desta série de artigos.

Em termos de construção, "a Catedral foi pensada, querida e depois construída para preparar os ambientes que agora são as estruturas da nova casa de Deus e da comunidade local dos fiéis. Ela é fruto da generosidade de muitas pessoas. Mas a motivação principal do edifício material é a construção espiritual (...) aquela dos que buscam e acreditam em Deus", como acentua o bispo diocesano, Dom Carlos, preparando seu rebanho para tão grande momento.

Fonte: Castanhal                  Voltar à página inicial...

Enviar para um amigo...
Enviar para meu e-mail...