HOME     TV Nazaré     Rádio Nazaré     Família Nazaré     Contato     Pesquisar     Cadastre-se
  ANO XCVII N° 422
Edição de DE 03 DE SETEMBRO A 09 DE SETEMBRO DE 2010  

A Iniciação Cristã
 

“Viver a fé sem ligação com uma comunidade eclesial,
não é ser Igreja do jeito que Jesus quis. Jesus nos quis como povo,
como sua família, como comunidade de fé.”




PE. ANTÔNIO MATTIUZ



Em Aparecida, os Bispos reunidos viram os maiores problemas da Igreja Católica da América Latina e programam soluções urgentes.

Esta reflexão baseia-se no Documento de Aparecida, números 286 a 303 sobre a Catequese Inicial e Permanente, que precisa ser renovada.

Os Bispos viram dois problemas: a grande maioria dos católicos não freqüenta a missa dominical e nem se insere numa comunidade de fé.

Isto é muito sério e gravíssimo, pois não foi esse tipo de Igreja que Jesus fundou e quis.

Já no do nascimento da Igreja, no dia de Pentecostes, uns 3.000 homens se converteram ao cristianismo e se fizeram batizar.

Logo mais os Apóstolos os organizaram em comunidades eclesiais para viverem a fé do jeito que Jesus queria.  Assim surgiram as primeiras comunidades cristãs que são o exemplo de como devem ser as nossas de hoje e do futuro.

Freqüentar a missa dominical não é tudo.  Mas quem não freqüenta, aos poucos perde a fé, deturpa os valores cristãos,  desvia-se dos ensinamentos de Jesus e se torna um cristão falso ou só de nome.

A maneira melhor e mais comum de perder a fé e enveredar pelo caminho da perdição é abandonar a missa dominical.  Isto preocupou muito os Bispos reunidos em Aparecida.

Viver a fé sem ligação com uma comunidade eclesial, não é ser Igreja do jeito que Jesus quis.  Jesus nos quis como povo, como sua família, como comunidade de fé.

Quem não está inserido numa comunidade e quem não freqüenta0 a celebração dominical, não é cristão verdadeiro, porque estão fora dos parâmetros que Jesus estabeleceu.

A palavra Igreja vem do grego, e significa ‘assembléia sagrada reunida diante de Deus’.

Pela lógica, quem não participa das reuniões celebrativas da Igreja, não é Igreja.

Os Bispos em Aparecida pedem a todos para fazer grande reforma na Catequese Inicial, para resolver essas distorções.

A catequese precisa transformar as pessoas em cristãos praticantes e em discípulos de Cristo.

Só é discípulo de Cristo quem aceita e ama a Cristo como seu mestre, quem tem espírito de oração, quem ama a Palavra, quem se insere numa comunidade eclesial, quem participa da missa dominical e se torna missionário (DA. 292).

Os Bispos em Aparecida pedem que a Catequese Inicial faça uma profunda renovação, incluindo o querigma e o catecumenato pré ou pós-batismal. Eles desejam que toda a Igreja do continente assuma essa renovação (DA. 294).

Os bispos insistem muito para que todas as paróquias e todas as pastorais façam da catequese uma prioridade absoluta, ativa e concreta.

Sem grande empenho na catequese renovada, a Igreja católica fica seriamente deturpada.

Por fim, os Bispos em Aparecida louvam a disposição das pessoas que se entregam, com grande empenho, na pastoral da Catequese.

Lamentam que muitas paróquias, párocos, diretorias e as famílias em geral não colaboram como devem com a catequese.

Os Bispos reconhecem também que, em geral, os catequistas não têm a devida formação para cumprir bem esta sua grande missão ( DA. 296).

A Coordenação de Catequese, neste ano, dará um curso de preparação aos novos catequistas.

Ainda é tempo das inscrições. Veja como fazer no artigo publicado nesta coluna, em janeiro 2009, no Jornal Voz de Nazaré.

O autor é coordenador da Pastoral da Catequese arquidiocesana

 
Fonte: Catequese Renovada                  Voltar à página inicial...

Enviar para um amigo...
Enviar para meu e-mail...
Mais notícias
Não Matar
Toca de Assis pede ajuda para continuar a missão
FSM preocupa Secretária Municipal de Saúde
CNBB preparada para o Fórum
Bispos apontam desafios de Obama
Papa reivindica direitos da família
Marajó: Bispo relata exploração de menores à CPI na Alepa
Fórum de Teologia discute um outro mundo através da fé
Parabéns pra você!
Visitas Paulinas
Santa Bárbara venera São Sebastião
Diácono realiza sonho de uma vida
Arquidiocese em notas
As Chagas Estão Expostas
Desmandamentos
A vocação dos quatro primeiros discípulos
Sua cura não é uma linha reta
E Belém fez 393 anos
Rejuvenescer ao envelhecer
O absoluto da fé
O Momento que estamos vivendo
A Iniciação Cristã
Um novo olhar
Católicos desafiados
O Código de Direito Canônico e as Imagens.
Sinal da Tv Nazaré chega em Tailândia
Arquidiocese ganha nova Paróquia
Comunicação para todos
Paulo: uma vida para anunciar
Cáritas Metropolitana recebe doação
Fundação Nazaré de Comunicação - Jornal Voz de Nazaré - Todos os direitos reservados