HOME     TV Nazaré     Rádio Nazaré     Família Nazaré     Contato     Pesquisar     Assine a Voz

Edição de

CNBB oferece curso de Direito Canônico

Reger, amparar, determinar direitos, deveres, ritos, formas e normas a serem seguidas pela Igreja para que se possa alcançar a salvação de todas as almas. O Direito Canônico, de modo simplificado e popular, chamado de Direito da Igreja deveria ser conhecido pelos fiéis para a compreensão dos regimentos que norteiam a religião que professam. As leis não resumem a aplicação nos campos cíveis, trabalhistas, empresarial, direitos do consumidor. A Igreja Católica também possui regimento jurídico.

Fundamentalmente pastoral e evangelizador, o Código de Direito Canônico, aprovado pelo Concílio Vaticano II, tem como finalidade a restauração da unidade entre os cristãos através da regularização dos assuntos referentes aos Sacramentos católicos e à Igreja. De modo particular, o Direito Canônico Matrimonial é o que requer mais atenção por se tratar da união entre duas pessoas perante Deus, envolvendo o conceito familiar.

Com o objetivo de capacitar profissionais nesse ramo ainda pouco disseminado no Brasil, o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano da CNBB, em Belém, está promovendo o curso Livre em Direito Canônico Matrimonial. Uma iniciativa pioneira no Estado que segundo o coordenador do curso e mestre em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana de Roma, padre Antonio Mattiuz, "a finalidade não é tanto um título acadêmico, mas uma capacitação prática, embora o curso ofereça diploma. A capacitação acima de tudo. Se a pessoa não tiver essa capacitação, mestrado ou doutorado não pode trabalhar em direito canônico em um tribunal eclesiástico. O curso é muito exigente".

Com uma turma de 35 alunos, oriundos do Pará e Amapá, o curso tem duração de 482 horas/aulas divididas em três etapas: 03 a 15 de janeiro de 2011; 04 a 23 de julho de 2011; 04 a 16 de janeiro de 2012. Padre Mattiuz explica que o curso é uma ótima opção visto que "no Brasil, nós só temos uma faculdade no Rio de Janeiro e uma em São Paulo que administra mestrado de direito canônico. Não conheço nenhuma faculdade no Brasil que dá doutorado em direito canônico. Realmente não há. Quem quiser tem que sair do Brasil e ir pra Europa. E nós estamos oferecendo uma graduação no ramo aqui em Belém".

Fonte: Fundação Nazaré                  Voltar à página inicial...

Enviar para um amigo...
Enviar para meu e-mail...