HOME     TV Nazaré     Rádio Nazaré     Família Nazaré     Contato     Pesquisar     Assine a Voz

Edição de

Grupos preparam "carnacristos"

­Os tradicionais encontros católicos no período do carnaval começam a ser organizados em Belém

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Mas os exageros com a festa e a diversão, como por exemplo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, drogas e aumento da promiscuidade, levou os cristãos a “inventarem” outras formas de divertimento . Em Belém, o carnaval promovido pela Igreja chegou através dos grupos da Renovação Carismática Católica.

Algumas festas são famosas, hoje na cidade, por propor aos participantes um carnaval diferente dos tradicionais desfiles de escolas de samba e bailes. São os carnavais com Cristo da Arquidiocese de Belém, que proporcionam aos católicos um momento de encontro e reflexão com Cristo. Organizados por comunidades de leigos consagrados ou paróquias, os eventos atraem milhares de jovens que realmente buscam fugir das festas profanas e ir ao encontro de Cristo.

RENOVAI-VOS

Há 18 anos, a Comunidade Maíra realiza seu carnaval. Com palestras, orações, cânticos, danças, teatros e missas os missionários reúnem cerca de 10 mil pessoas no ginásio de esportes da Uepa, na Avenida Almirante Barroso. Esse ano o evento será nos dias 2, 3, 4 e 5 de fevereiro. “São momentos onde as crianças, jovens e adultos vivem intensamente um encontro profundo com Cristo pela intercessão de Maria”, ressaltou Sandra Campelo, coordenadora. A comunidade só trabalha pelo êxito da festa nos momentos que se antecedem. “A gente está trabalhando direto. Estamos nos reunindo com todas as equipes e dividindo tarefas”, disse Sandra. Segundo ela, o Renovai-vos é um evento de muitas despesas, por isso eles buscam patrocinadores, doadores e voluntários meses antes. Também para ajudar financeiramente eles organizaram um feijoada, neste domingo, dia 20. “Será também um momento de confraternização entre os organizadores”, falou. A feijoada será na Comunidade Maíra, de 11h às 14h. Para adquirir as cartelas os interessados podem ligar para (91) 3266-8624.

CRISTO ALEGRIA

Nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, de 8h às 18h, na Escola Superior de Educação Física, a equipe do Cristo Alegria realizará apresentações de músicas, teatro, pregações, missas, adoração e louvor para o público. Segundo o diácono Emanuel Duarte, coordenador do evento, a entrada é franca para atrair o maior número de interessados em passar um carnaval diferente. O Cristo Alegria acontece há cinco anos. Centenas de pessoas de várias idades participam da intensa programação durante os três dias.

REBANHÃO

Segundo Marisete Ferreira, da equipe de coordenação, este ano será muito especial, pois o Rebanhão comemora dez anos. A programação será voltada para despertar a vocação dos jovens dentro da Igreja. “Queremos que os jovens descubram seu caminho. Vamos mostrar a eles o caminho para descobrirem sua verdadeira vocação, seja como comunitários ou mais profundo como consagrados ou até sacerdotes”. O Rebanhão será nos dias 2, 3, 4 e 5, no salão paroquial da igreja de São João Batista, em Icoaraci. Oração do terço mariano, pregações, testemunhos, adoração, missas e apresentações de teatro e dança serão parte da programação do evento.

CARNASAL

A Pastoral da Juventude da paróquia de Santo Antônio Lisboa, na Batista Campos, organiza o primeiro carnaval com Cristo da comunidade. O evento será no dia 3 de fevereiro, a partir de 8h. “Evangelizar a juventude é missão de todos. Queremos motivar os jovens a passar um carnaval diferente e resgatá-los para nossa paróquia”, disse José Agostinho dos Santos, coordenador. O título CarnaSal é uma homenagem ao padroeiro. Embalados pela banda da paróquia, em cima de um trio elétrico, os jovens percorrerão as ruas do bairro até a concentração na frente da igreja. No decorrer do percurso o pároco, frei Juraci Estevâm, preside missa. Os abadás para o evento podem ser adquiridos na secretária paroquial, ou, pelo telefone (91) 3215-7004.

Fonte: Fundação Nazaré                  Voltar à página inicial...

Enviar para um amigo...
Enviar para meu e-mail...