Irmã Maria do Carmo vai ser substituída da coordenação da Pastoral

Pastoral da Criança escolhe nomes da coordenação arquidiocesana

     A Pastoral da Criança realizou ontem, 6, a Assembléia Eletiva para escolha da lista tríplice com nomes dos candidatos para a coordenação arquidiocesana da Pastoral. O evento foi realizado, das 8h às 17h, na sede da CNBB - Regional Norte II.
     A assembléia contou com presença da coordenadora estadual, Irmã Marcela Cuart e atual coordenadora arquidiocesana, Irmã Maria do Carmo Dantas. Também participaram todos os cinco coordenadores das regiões episcopais e mais doze pessoas, entre coordenadores paroquiais e capacitadores.
     A lista tríplice que foi escolhida pelos participantes da assembléia será encaminhada ao Arcebispo Dom Orani Tempesta. Cabe a ele a escolha do novo coordenador que após a nomeação deve participar de um curso de capacitação de gestores, promovido pela coordenação nacional da Pastoral da Criança.
     De acordo com as resoluções da última Assembléia Geral da Pastoral, cada coordenador tem mandato de dois anos. Nenhum coordenador com mais de oito anos consecutivos pode ser indicado na lista tríplice.
     Assim, a atual coordenadora, Irmã Maria do Carmo, deixa a coordenação sem poder concorrer à lista tríplice de onde sairá o nome do novo coordenador. Ela está há 18 anos na Pastoral, dos quais 13 na coordenação arquidiocesana.
      Pela experiência como coordenadora Irmã Maria do Carmo permanece na equipe de pastoral, dando apoio ao novo coordenador. Com a visita da madre geral da Congregação do Preciosismo Sangue, Madre Maria Araújo Vilani, Irmã Maria do Carmo deve se colocar a disposição da congregação.
      Atualmente a Pastoral da Criança está presente em 25 municípios; instalada em 69 paróquias; atende 849 gestantes; 19.399 crianças, num total de 13.735 famílias. Conta com 2.298 voluntários e 976 pessoas na equipe de apoio.
     “ Hoje a Pastoral da Criança é como uma ONG dentro da Igreja. É um organismo de ação social da CNBB, com seu próprio estatuto”, explica Irmã Maria do Carmo.
     Ela faz uma avaliação positiva da caminhada de 18 anos de Pastoral, sendo 13 na coordenação, sem interrupção. “Vejo que houve um grande crescimento da Pastoral em nossa Arquidiocese. Lembro dos primeiros anos de Pastoral da Criança em Belém, no ano de 1985, depois eu comecei a abraçar este trabalho em 1987, e ao lado da irmã Teresinha Pereira (que era a coordenadora arquidiocesana e estadual), procurei ajudar as lideranças. E o trabalho só cresceu”, recorda.
     Irmã Maria do Carmo comemora também o primeiro ano de descentralização da coordenação. No ano passado foram implantadas cinco coordenações autônomas dentro da Arquidiocese de Belém, sendo três na Região Metropolitana, e duas no interior.
     “ Tenho a grande alegria de dizer a todos que hoje estou acompanhando um trabalho que, pelas avaliações que tivemos oportunidade de realizar em 2004, as pessoas somente falam o bem. Porque a coordenação está mais perto da comunidade, e assim os problemas são resolvidos com mais rapidez”, destaca.
     Ao novo coordenador, Irmã Maria do Carmo deseja que ele possa dar continuidade “a este trabalho lindo que a nossa Igreja tem, vendo como uma dádiva de Deus que é poder acompanhar as crianças. Que ele dê continuidade a este trabalho e que possa ser uma pessoa muito aberta e amiga com todos. Para que o trabalho seja eficiente, tenha qualidade e assim quem ganha com isso é a família, a Igreja, a comunidade e a toda sociedade”, finaliza.

 

 

 

 


Clique aqui para imprimir esta notícia...

 



Página inicial.