DATA DE PUBLICAÇÃO: 25/12/2020
- Diminuir + Aumentar

Criação de mais uma área missionária

Foto: Divulgação.
 
Evangelizar o povo de Deus, levar a Boa Nova a todos os recantos são a síntese da  missão da Arquidiocese de Belém. Assim, faz se necessário ampliar sua atuação com a criação de paróquias e germinar novas comunidades para que floresça o trabalho pastoral. No último dia 20, domingo, na Capela de Cristo Salvador, bairro Castanheira, aconteceu a celebração eucarística de instalação da mais nova Área Missionária da Arquidiocese: Santa Maria Mãe da Igreja, bem como do seu administrador pastoral.
 
A celebração foi presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar, que juntamente com os sacerdotes da Paróquia de Cristo Rei e vários leigos, organizou o processo de criação dessa nova área missionária. A Santa Missa de instalação foi precedida por um tríduo missionário pelas comunidades de abrangência da referida Área Missionária. Durante a missa houve a tomada de posse do primeiro Administrador Pastoral, Padre Antônio Moraes Oliveira.
 
Em sua homilia, Dom Antônio de Assis enfatizou a importância da criação da área missionária afirmando que “a vida de Jesus era dinâmica, o Evangelho é dinâmico,  a sociedade é dinâmica, por isso a Igreja não pode ficar parada conservando as mesmas estruturas”.
 
O Bispo Auxiliar pontuou que, devido ao crescimento e a reorganização da cidade, os territórios das paróquias deverão ser reconfigurados e redimensionados para poder dar respostas aos novos desafios pastorais. Atualmente existem seis Áreas Missionárias, que se configuram como uma rede de comunidades, necessitadas de mais atenção pastoral e estruturas em vista de se tornar paróquia. 
 
A nova Área Missionária recebeu o nome de Santa Maria Mãe da Igreja, porém sem sede fixa até o momento. A futura sede dessa nova Área Missionária deve ser localizada do centro geográfico do seu território. As lideranças, juntamente com o administrador pastoral, deverão comprar terreno, fundar a comunidade e iniciar o processo de construção da sede da nova paróquia; isso deve acontecer passo a passo.
 
Durante a ação de graças houve uma homenagem aos padres Orionitas pelos relevantes serviços pastorais prestados na Arquidiocese de Belém.  Ao término das celebrações, todas as comunidades foram convidadas para o salão da Rainha dos corações para um coquetel fraterno.
 



2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade