DATA DE PUBLICAÇÃO: 05/05/2017
- Diminuir + Aumentar

Arquidiocese de Olinda e Recife sediará Congresso Eucarístico Nacional em 2020

 
A Arquidiocese de Olinda e Recife foi escolhida para sediar o XVIII Congresso Eucarístico Nacional no período de 12 a 15 de novembro de 2020. A votação e o anúncio foram feitos no sábado, 29 de abril, durante a 55ª Assembleia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), que ocorre em Aparecida, SP.
 
Diante do unânime parecer dos bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB em reunião realizada durante a Assembleia, e das várias respostas antecipadas dos vicariatos e lideranças locais, o Arcebispo Dom Fernando Saburido apresentou a candidatura da Arquidiocese de Olinda e Recife, a qual foi aprovada por unanimidade pelos bispos de todo Brasil. 
 
Países com representatividade católica, no mundo inteiro, realizam seus Congressos Eucarísticos. A Conferência Episcopal de cada país escolhe, em sua assembleia geral, o local e o ano do Congresso, que promove uma semana intensa de atividades para a vivência profunda da Eucaristia com missas, procissões, simpósios teológicos e jornadas pastorais.
 
O Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido afirmou que “a aprovação unânime da nossa candidatura foi uma grande alegria, não somente para nossa arquidiocese, mas para todo o Regional NE 2”. E adiantou: “Trabalharemos juntos para realizar um Congresso Eucarístico Nacional, espiritualmente rico para o bem da Igreja de Olinda e Recife e das demais Igrejas do nosso Regional”, concluiu dom Fernando.
 
O evento reunirá pessoas de todas as partes do Brasil e receberá também um legado pontifício, autoridade do clero, designada pelo Papa Francisco para participar dos trabalhos da Igreja durante os acontecimentos do CEN 2020.
história – O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França) por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard. Foi uma celebração solene da qual participaram fiéis e bispos de vários países da Europa. Desde então outros países quiseram repetir a iniciativa. No Brasil, o primeiro aconteceu em 1933, em Salvador (BA). O último - 17º Congresso Eucarístico Nacional - aconteceu em Belém do Pará, no período de 15 a 21 de agosto do ano passado.
 
EXPECTATIVA - A Arquidiocese de Belém do Pará, presente à Assembleia Geral da CNBB, congratulou-se com a Arquidiocese de Olinda e Recife, por intermédio do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e de seu Bispo Auxiliar, Dom Irineu Roman. 
 
“A Arquidiocese de Belém teve a felicidade ser a sede do XVII Congresso Eucarístico Nacional em agosto de 2016 e pode mostrar para todo o Brasil a força da Eucaristia e a ação missionária na Amazônia. Desejamos  a Arquidiocese de Olinda e Recife testemunhe com o Congresso Eucarístico Nacional de 2020 um grande momento de graça, vivência de fé, aprendizado e envolvimento Eucarístico, sendo a grande capital eucarística do país”, comentou em nota a arquidiocese da capital do Pará.
 
Ainda em Aparecida, Dom Fernando Saburido, e seu Bispo Auxiliar, Dom Antônio Tourinho, pediram orações ao povo de Deus pelo êxito do Congresso. “Comecem, desde já, a rezar pelo bom êxito desse extraordinário evento, que muito nos honra, e a se colocar à disposição para o trabalho. Deus abençoe a todos e todas. Abraço fraterno dos seus irmãos em Cristo, Dom Antônio Tourinho e Dom Fernando Saburido”.
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade