DATA DE PUBLICAÇÃO: 05/05/2017
- Diminuir + Aumentar

Em Nazaré

 
Comunidade Santa Bernadete encerra festividade

Domingo, 30, a Comunidade Santa Bernadete, integrante da Paróquia de Nazaré, encerrou a festividade em honra da sua padroeira. A celebração litúrgica foi presidida pelo padre Giovanni Incampo, pároco de Nazaré, e contou com a presença de dezenas de integrantes da comunidade.
 
 
A festividade teve início no dia 17 de abril. Além das Missas, houve novenas, palestras sobre Mariologia e Campanha da Fraternidade, Adoração ao Santíssimo Sacramento e exibição de um filme sobre a vida de Santa Bernadete.
 
Padre Giovanni ressaltou em sua homilia a importância dos que trabalham para a manutenção da igreja: “Toda essa capela está sendo construída com a ajuda de todos, homens e mulheres que se comprometem a ajudar. Todo auxílio é abençoado e enviado por Deus, pois Ele age no coração dos que o buscam”.
 
A Comunidade Santa Bernadete surgiu das Diaconias (áreas geográficas) 18, 19, 20, 21, coordenadas pela senhora Averina Coutinho. Funcionava inicialmente no Centro Social de Nazaré, onde senhoras se reuniam semanalmente para ensinar corte e costura para mães daquela comunidade e, mensalmente, as Coordenadoras das Diaconias juntavam-se para rezar e planejar os trabalhos pastorais. No ano de 1974, o Pároco Padre Giovanni Incampo decidiu substituir a numeração das diaconias para comunidades, batizando-as com um título de Nossa Senhora ou nome de um Santo, de acordo com a escolha da própria comunidade.
 
 
Grupo Mojuvena: 47 anos servindo à Igreja

O Grupo de jovem mais antigo em atividade da Paróquia de Nazaré, o Movimento da Juventude de Nazaré (MOJUVENA), comemorou esta semana 47 anos. Fundado pelo Padre Mário Pozzoli em 1970, o grupo tem o carisma de resgatar jovens e aproximá-los da convivência da Igreja e possui ultimamente mais de trinta integrantes. 
 
 
 
Os jovens integrantes do grupo destacam-se em iniciativas sociais e religiosas, tais como a evangelização e o projeto “Atitude cristã”, no qual, eles se reúnem às segundas-feiras e tomam como destino asilos, hospitais e abrigos para doar um pouco de carinho, conforto espiritual e social.
 
A programação de aniversário do grupo foi desenvolvida de 29 de abril a 2 de maio, uma celebração que contou com espiritualidade interna, missa de ação de graças pelo aniversário, festa comemorativa e Adoração Eucarística. 
Breve histórico - O grupo foi fundado no dia 1 de maio de 1970 pelo Pe. Mário Pozzoli, barnabita, a partir da abordagem de jovens nas imediações do bairro de Nazaré. O padre levava consigo uma pequena vitrola, que lhe servia de instrumento de evangelização. Assim, ele atraía a atenção desses jovens que passaram a reunir-se na casa de alguns deles e, mais tarde,- em sede própria, no subsolo da Basílica Santuário. 

Quem quiser conhecer o trabalho missionário do MOJUVENA, fique atento à programação  de reuniões semanais do grupo:

Segunda-feira: Reunião das Equipes de trabalho – 19h30 – Mojuvena
1ª terça-feira do mês: Adoração do Movimento – 19h30 – Capela Bom Pastor
2ª terça-feira do mês: Encontro da Nova Evangelização – 19h30 – Centro Social
Quarta-feira: Adoração da Juventude – 19h15 – Basílica Santuário
Quinta-feira: Estudo da Palavra - 19h30 – Mojuvena
Sexta-feira: Santo Terço - 19h30 - Mojuvena
Sábado: Formação – 18h30 – Mojuvena
 
 
Basílica divulga programação do Mês Mariano e do aniversário do Santuário

O mês de maio é o mês mariano e celebra o aniversário de 11 anos da elevação da Basílica de Nazaré à categoria de Santuário Mariano Arquidiocesano. Por isso preparou-se uma programação especial, marcada por momentos de oração e louvor a Deus. As atividades seguirão até o dia 31, culminando com a coroação da imagem de  Nossa Senhora e seu retorno ao Glória. 
 
 
Há momentos muito especiais ao longo da programação. Dentre eles, a descida da chamada imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória para ficar perto dos fiéis em um nicho no presbitério de 26 a 31, primeira vez em que ela será retirada do Glória este ano; a apresentação do cartaz oficial do Círio de Nazaré 2017, o Mini Círio, a Semana de Mariologia, Exposição dos carros do Círio e o Terço da Alvorada.

Programação do aniversário

2 a 23/05- 20h- Novenas Marianas
 
2 a 31/05 - Projeto Educação Patrimonial, com visitas monitoradas promovidas pela Pastoral do Turismo da Paróquia de Nazaré
 
6, 13, 20 e 27/05 (aos sábados) - 6h- Terço da Alvorada 
 
10/05 - 16h às 18h - I Formação de conscientização sobre o Turismo Legal, promovida pela Pastur
Local: Auditório Dom Vicente Zico
 
15 a 19/05 - 19h30 às 21h - XVII - Semana de Mariologia
Tema: “Maria, a Estrela da Nova Evangelização”
Local: Casa de Plácido
 
19/05 - 20h - Vigília das Mil Ave Marias, promovida pela Romaria da Juventude (encerramento às 6h do dia 20/05)
 
20/05 - 8h - Mini Círio 
Tema: No olhar de Maria contemplamos a criação
Local: Praça Santuário
 
24/05 - 8h - Exposição Carros de Promessas
25/04 - 8h - Exposição Carros dos anjos 
26/05 - 8h - Exposição Berlinda e andor
- 18h - Missa e Descida da Imagem Original do Glória
- 19h30 - Apresentação do Cartaz na Praça Santuário 
 
27/05 - Aniversário de canonização de Santo Antônio Maria Zaccaria (Fundador dos Clérigos Regulares de São Paulo - Barnabitas)
15h - Lançamento da Romaria da Juventude 2017, com o Festival Magnificat de Talentos
 
31/05 - 18h - Coroação de Nossa Senhora e retorno da Imagem Original ao Glória
 
  Guarda de Nazaré  realiza campanha  de doação de sangue

Solidária à Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré promoverá no próximo dia 6 uma grande campanha com o objetivo de reforçar o estoque de sangue daquele hemocentro. A Guarda acolhe o apelo do Hemopa que está incentivando a doação de sangue, uma vez que o banco do hemocentro encontra-se com o estoque muito reduzido. 
 
 
 
A Guarda de Nazaré está disponibilizando inclusive transporte para os interessados, saindo às 13h30 da Praça Santuário. De acordo com o Hemopa, os critérios básicos para doação de sangue são: estar bem de saúde e alimentado; ter peso igual ou superior a 50 kg; idade entre 16 e 69 anos. Outras condições que podem impedir a doação  deverão ser analisadas individualmente por ocasião da entrevista de triagem. Participe, seja solidário!
 
Sementes da Misericórdia promove 3ª Edição da Espiritualidade “Tenho Sede”

O Grupo Sementes da Misericórdia, que integra a Juventude Nazarena da Paróquia de Nazaré realizará domingo, 7, a 3ª Edição da Espiritualidade “Tenho sede”, com o tema “Mãe, Eis teu filho. Filho, Eis tua Mãe”. O evento tem como objetivo promover um encontro íntimo com Deus em sua plenitude e alegria. A programação  contará com momentos de louvor, adoração, oração e missa. A Espiritualidade acontecerá na Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré, a partir das 8h, com encerramento às 18h na Basílica Santuário de Nazaré. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Facebook do Sementes da Misericórdia e também no corredor lateral da Basílica Santuário, das 17h às 19h30.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade