DATA DE PUBLICAÇÃO: 12/05/2017
- Diminuir + Aumentar

Marituba recebe nova paróquia

 
 
O último sábado, 6, foi de grande júbilo para a comunidade do bairro Nova União, em Marituba, quando em missa solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, foi instalada a sede da Paróquia Santíssimo Sacramento, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. Na ocasião, que também foi de apresentação do novo pároco, Padre Evandro Favacho do Carmo, do Movimento Providentino, estavam presentes fiéis e o clero da Região Episcopal Menino Deus, onde está situada a nova paróquia.
 
A missa teve início com o ato penitencial, seguido da leitura do decreto de dedicação da nova paróquia, da provisão de posse do Padre Evandro como primeiro pároco que a partir desta celebração deverá abrir livros para registros de batizados e casamentos. Durante o rito, Dom Alberto concedeu a posse ao novo pároco, sendo saudado com palmas pelos fiéis e padres presentes, em seguida foi dado seguimento no ato litúrgico.
 
Em sua homilia, Dom Alberto destacou sua gratidão ao Instituto dos Pobres Servos e aos outros Institutos religiosos pelo trabalho realizado nas comunidades e também sobre a relação da nova paróquia com o XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016). O Arcebispo comentou, ainda, a figura do Bom Pastor, Cristo vivo e presente na Eucaristia, nesse momento referindo-se ao novo pároco para que seja um verdadeiro pastor daquele rebanho.
Natural de Marapanim, no nordeste paraense, Padre Evandro do Carmo foi ordenado no ano passado, em santa missa presidida por Dom Alberto, e concelebrada por seu Auxiliar, Dom Irineu Roman, na Paróquia de Nossa Senhora das Vitórias, em Marapanim. Atualmente Padre Evandro estava como vigário simultaneamente das paróquias Nossa Senhora Rainha da Paz, no Benguí e Nossa Senhora de Nazaré, em Marituba. Além disso, Padre Evandro atua como assessor junto à coordenação arquidiocesana de catequese.
 
“Fui acolhido de forma muito fraterna e otimista por todas as comunidades. Nosso foco inicial será a evangelização e seguiremos organizando a vida pastoral paroquial, inspirando-nos, sobretudo, naquilo que nos indicam os documentos da Igreja sobre a vivência e transmissão da fé nos tempos atuais. Esperamos ser o quanto possível uma nova paróquia, comunidade de comunidades. Marcada em sua missão, pela ‘alegria’ à qual nos tem exortado o Papa Francisco”, disse Padre Evandro.
 
Em junho próximo, será o mês da primeira festividade da nova paróquia na solenidade de Corpus Christi, tendo como tema “Eucaristia, fonte e ápice da nossa missão”, serão 18 dias intensos de evangelização, celebração e fraternidade.
 
Santíssimo Sacramento

A nova paróquia, de número 87, tem como devoção o Santíssimo Sacramento em decorrência ainda pela realização do XVII Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu em Belém em agosto do ano passado. Com área pastoral desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, a nova paróquia tem sua sede na capela da Comunidade São Francisco de Assis, que continua como comunidade.
 
Além da Igreja de São Francisco de Assis, integram ainda a Paróquia de Santíssimo Sacramento as comunidades Santa Luzia, Mãe da Divina Providência, Perpétuo Socorro, Nossa Senhora de Fátima e São João Calábria. A Comunidade São Francisco de Assis, designada para ser a sede paroquial, tem sua origem com o trabalho desenvolvido pelo Pontifício Instituto para as Missões Exteriores, o PIME, na década de 80. Posteriormente, a administração foi assumida pela Congregação Pobres Servos da Divina Providência.
 
 A congregação foi estabelecida em Marituba em 1991, desenvolvendo um trabalho social na colônia de hansenianos e, depois do desenvolvimento do município, fundou as outras comunidades e a Matriz de Nossa Senhora de Nazaré que ainda é administrada pela congregação.
 
A comunidade que foi designada para sede paroquial tem 30 anos de existência e a construção atual tem 10 anos. O coordenador da comunidade, Eliecer da Silva Reis, conta que a comunidade vive um momento de grande expectativa: “Estamos muito felizes com esta nova fase que nos espera. Com o título de paróquia novos projetos chegam e oportunidades se abrem”.

Uma proposta de evangelização

A criação da Paróquia Santíssimo Sacramento, em Marituba, atende as demandas de ordem pastoral da Arquidiocese de Belém que tem como primeiro objetivo o atendimento aos desafios de evangelização em determinado local e, ainda, fortalecer o crescimento da fé das pessoas que ali moram. A instalação da nova paróquia vem ainda fortalecer o compromisso de uma Igreja em saída e presente das periferias, como pede o Santo Padre em suas exortações apostólicas. 
 
Quando foi lançado o Projeto Missionário “Igreja de Belém em Missão” em 2008, em vista da preparação para a comemoração dos 400 anos de evangelização, as paróquias eram convidadas a expandir sua ação evangelizadora criando áreas pastorais aonde não havia uma comunidade formada, para que fossem acompanhadas e assistidas por missionários leigos, até que se tornassem uma comunidade cristã atuante.
 
 Aliado a esta proposta da Arquidiocese de Belém, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançou o Documento 100 “Comunidade de Comunidades: uma nova Paróquia”, fortalecendo ainda mais a iniciativa do projeto missionário da Arquidiocese, como explica o Chanceler da Cúria Metropolitana, Cônego Antônio Beltrão Ribeiro Filho: “É o resultado desse esforço missionário de padres, religiosas, leigos e leigas que há muito tempo levam o Evangelho ao povo de Deus”.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade