DATA DE PUBLICAÇÃO: 19/05/2017
- Diminuir + Aumentar

Rede Eclesial Pan Amazônica realiza seminário Laudato Si

 
O seminário Laudato si promovido pela Rede Eclesial Pan Amazônica (Repam) será de 19 a 21 de maio no auditório da Catedral de Santa Maria mãe de Deus, na Diocese de Castanhal. O objetivo é consolidar e fortalecer ação evangelizadora da Igreja Católica na região amazônica do território brasileiro, ouvindo os clamores dos seus povos, articulando, apoiando e visibilizando iniciativas de defesa da vida humana e do bioma amazônico, junto com o Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
 
Do evento participam representantes dos diversos territórios e dioceses da região, representantes dos povos tradicionais da região, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, movimentos sociais e grupos de pesquisa acadêmicas.
A programação contará também com presença de Dom Alberto Taveira e Dom Irineu Roman, da Arquidiocese de Belém, Dom Jesus Maria Cizaurre, da Diocese de Bragança, Dom Jose Maria, da Diocese de Abaetetuba e Dom Evaristo Spengler, da Plelazia do Marajó.
 
Além da apresentação da encíclica Laudato si do Papa Francisco, a programação consta também de discussões sobre violências e tráfico de pessoas, ecologia humana, soberania alimentar e a palestra sobre a atuação da Igreja na Amazônia, proferida pelo Monsenhor Raimundo Posidônio. O bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, presidirá celebração eucarística durante o evento. No encerramento haverá apresentação das propostas e compromissos e a criação da comissão que irá assumir as propostas estabelecidas para esse ano e avaliação do encontro. 
 
A realização do seminário no Regional Norte 2, da CNBB, contribui para estabelecer uma base da plataforma de mapeamento das articulações presentes na região. Também visa contribuir para o intercâmbio e colaboração dos esforços em defesa da vida, da floresta amazônica, das populações locais e do bem comum em toda a bacia amazônica dando uma atenção especial para as fronteiras.
 
Repam
 
A Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) foi criada com o objetivo de fortalecer a presença missionária no território amazônico, por meio de uma parceria entre diversas entidades como o Conselho Episcopal Latino-Americano, a Rede Cáritas e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A proposta da Repam é unir forças e criar caminhos de diálogo, cooperação e articulação entre todos os atores eclesiais presentes na região.
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade