DATA DE PUBLICAÇÃO: 19/05/2017
- Diminuir + Aumentar

Encontro Regional da Pastoral da Criança em Belém

 
Belém será a sede do 2° Encontro Regional da Pastoral da Criança que acontece de 23 a 26, com a presença de coordenadores da instituição em nível estadual, regional e diocesano, além de uma equipe da coordenação nacional. Esse encontro, que ocorre na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Avenida Barão do Triunfo, bairro do Marco, objetiva esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e refletir sobre a continuidade do trabalho. 
 
Entre os participantes destacam-se a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Veneranda Alencar, e o coordenador internacional e adjunto, Nelson Arns Neumann, filho da fundadora da Pastoral da Criança, a saudosa Dra. Zilda Arns Neumann.
 
“São dias de fortalecimento da missão, reencontros com lideranças que amam muito a missão da Pastoral da Criança. Sou até suspeita em falar, mas o Encontro Regional do Norte me motiva bastante, me fortalece e me alegra, porque foi de lá toda minha experiência missionária na Pastoral da Criança”, disse irmã Veneranda. E mais: “A missão da Pastoral da Criança também é evangelizar, fazer o que Jesus fez, ir ao encontro dos que mais precisam, levando amor e fé a serviço da vida e da esperança. Somos todos chamados a partilhar dons e conhecimentos, ou seja, multiplicar os nossos saberes”.
 
Setores
 
Segundo a coordenadora Estadual da Pastoral da Criança, irmã Lucidrene Silva, o Estado do Pará possui 15 setores da Pastoral da Criança, sendo que a Arquidiocese de Belém se divide em três setores e as dioceses e prelazias do estado. No Pará existem mais de 11 mil voluntários, que atuam diretamente nas ações da Pastoral da Criança. Os voluntários atendem por mês cerca de 60 mil famílias, totalizando aproximadamente 74 mil crianças acompanhadas.
 
 Irmã Lucidrene ressalta a importância do evento: “O Encontro Regional é o fortalecimento da missão de olhar algumas necessidades e procurar novos conhecimentos para que a gente possa estar cada vez mais atualizada. Um compromisso que temos também é repassar para as lideranças que não participaram todas as temáticas analisadas, para que essa liderança possa  desenvolver bem as ações da Pastoral na base, no acompanhamento das famílias, das crianças e gestantes”.
 
No dia 26, pela manhã, o bispo diocesano de Ponta de Pedras, Dom Teodoro Mendes, que é bispo referencial da Pastoral da Criança no Estado do Pará, presidirá missa de encerramento. 
 
A programação conta com as seguintes oficinas: “A ação do Acompanhamento Nutricional”, “Desenvolvimento infantil”, “Missão das coordenações”, “Questões financeiras” e o “Novo aplicativo Visita Domiciliar”. 
 
O 1° Encontro Regional da Pastoral da Criança foi aconteceu no Centro-Oeste, de 16 a 19 de março, em Goiânia (GO). Em maio, além da Região Norte, o evento acontecerá na Região Sul; em junho, em parte do Nordeste e, em julho, parte no Sudeste e parte no Nordeste.
 
A Pastoral
 
A Pastoral da Criança, organismo de Ação Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), vem sendo apontada como uma das mais importantes organizações de todo o mundo a trabalhar em saúde, nutrição e educação da criança do ventre materno aos seis anos de vida, envolvendo necessariamente famílias e comunidades.A Pastoral da Criança hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 11 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade