DATA DE PUBLICAÇÃO: 26/05/2017
- Diminuir + Aumentar

Aniversário natalício de Dom Alberto Taveira Corrêa

 
Nesta sexta-feira, 26, o Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, completa 67 anos e para celebrar seu aniversário natalício será realizada na Basílica Santuário de Nazaré Santa Missa em ação de graças, às 18h, pelo dom da vida em unidade com os fiéis da Arquidiocese de Belém. A ocasião será marcada também pela apresentação do cartaz oficial do Círio de Nazaré 2017.
 
A comemoração pelo dom da vida na sexta-feira, 26, será durante missa, às 18h, presidida por Dom Alberto.  Na ocasião da celebração haverá a descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória e, na Praça Santuário, a apresentação do Cartaz do Círio 2017. Serão distribuídos gratuitamente pela Guarda de Nazaré cerca de seis mil cartazes, dois por pessoa. Este ano foi produzido 800 mil cartazes.
 
Natural de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Dom Alberto nasceu em 26 de maio de 1950 filho de Alberto Corrêa e Maria da Conceição Taveira Corrêa. Após concluir os estudos primários, ingressou no Seminário Provincial do Coração Eucarístico de Jesus, onde completou o ensino fundamental e o ensino médio. Como seminarista da Arquidiocese de Belo Horizonte fez os cursos de licenciatura em Filosofia e bacharelado em Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas).
No dia 15 de agosto de 1973, foi ordenado padre por Dom João Resende Costa, então Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte.  E em 6 de julho de 1991, foi ordenado bispo em sua cidade natal, durante celebração presidida também por Dom João Costa. Tem como tema o texto do Evangelho de São João 6, 51 “O Pão que eu darei é a minha Carne para a vida do mundo”, expresso em latim no brasão episcopal “Pro Mundi Vita”.
 
A escolha, segundo o próprio Dom Alberto é pela grande importância eucarística do trecho que simboliza a doação pelo próximo. “Sinto que sou chamado a deixar-me consumir, doando a minha vida, para que todos tenham vida, e vida em abundância. Devo espelhar-me sempre na Eucaristia, não reservando nada para mim. Conto com as orações do povo de Deus para eu realizar esta missão”, explicou o Arcebispo.
 
Após sua ordenação episcopal assumiu como bispo auxiliar na Arquidiocese de Brasília (DF), durante os anos de 1991 a 1996, depois como titular na Arquidiocese de Palmas, onde permaneceu quase 14 anos. Em 30 de dezembro de 2009 foi nomeado pelo, na época, Papa Bento XVI, como arcebispo de Belém do Pará. 
 
Em Belém, Dom Alberto preside anualmente o Círio de Nazaré, grande manifestação de fé e devoção mariana no mês de outubro. Em 2016, o Arcebispo esteve, junto com o clero arquidiocesano, a frente do XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016), o segundo realizado na capital. Neste ano, presidirá a IX Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e em 2019, o Sínodo Arquidiocesano, como parte das comemorações dos 300 anos da criação da arquidiocese.
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade