DATA DE PUBLICAÇÃO: 26/05/2017
- Diminuir + Aumentar

Paróquia no bairro do Tenoné acolhe Dom Irineu em visita pastoral

 
Na terça-feira, 23, o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, iniciou a terceira visita pastoral programada para o primeiro semestre de 2017. Desta vez foi na Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada no Conjunto Residencial Maria Helena Coutinho, no Tenoné. A visita pastoral acontece até domingo, 28.
 
A presença do bispo na comunidade paroquial compreende encontros com as pastorais, grupos, movimentos, comunidades, ou seja, um contato com as forças vivas da Igreja. De acordo Dom Irineu as visitas atendem a um calendário, cujo bispo tem o dever sagrado de visitar todas as paróquias e comunidades pelas quais ele é responsável. Ele enfatizou que “as visitas pastorais fazem parte da prática da Igreja desde o princípio, previstas pelo Direito Canônico. Não se trata de solicitação mais de obrigação do bispo, estar mais perto dos padres e dos leigos em suas comunidades”.  
 
“Desejo ser uma presença de bom pastor com o objetivo de animar na fé e na esperança aquela parcela do Povo de Deus; através dos momentos de celebrações, reuniões, visitas e por meio do conhecimento daquela paróquia, contribuir com minha experiência e conhecimentos, tendo em vista uma evangelização mais eficiente e efetiva para o bem espiritual e em favor da vida deste povo. A visita é realizada juntamente com o pároco, vigário paroquial, religiosos (as) e lideranças leigas”, destacou Dom Irineu, que completou:
 
“São vários os frutos que podemos colher da visita pastoral: a alegria do pastor junto de seu rebanho; uma maior amizade com o pároco e vigário paroquial; conhecimento das necessidades espirituais e pastorais da paróquia visitada; abertura de novas frentes de evangelização; animação dos agentes de pastoral e lideranças da paróquia; conhecimento da realidade religiosa, pastoral e social da área paroquial entre outras”.
 
No primeiro Dom Irineu celebrou, às 19h, novena de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, na base paroquial de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Rodovia Augusto Montenegro. No dia seguinte, 24, as atividades começaram, às 9h, com visita aos doentes. Às 10h, aconteceu visita as obras do Perpetuo Socorro, já às 11h, missa na casa das Irmãs Filhas do Amor Divino. Às 16h, encontro na secretaria paroquial e, às 19h, encontro na matriz com todos os coordenadores de comunidades.
 
A programação do dia 25 começa às 9h com reunião do clero na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Remédio, no Satélite. Neste dia, ainda, há compromisso às 18h e às 19h30, e às 20h15, reunião com todos os coordenadores de grupos, movimentos, pastorais e serviços da matriz.
 
A Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus tem 11 anos de fundação e atualmente possui 10 comunidades. A paróquia é também composta por grupos, pastorais e movimentos, no total de 20 desses. A Pastoral da Saúde e o Núcleo da Cáritas, são os mais recentes. 
 
Programação
 
Na sexta-feira, 26, às 9h, visita as áreas da paroquial. Às 11h30, visita e almoço na casa das Irmãs Dorotéias. Às 19h30, celebração eucarística  na comunidade Nossa Senhora de Guadalupe. Às 20h30, jantar com os casais ED2017. No sábado 27, às 9h, encontro com as crianças da Catequese, da Pastoral da Criança e da Infância Missionária na matriz. Às 17h, participação no encontro de jovens na matriz. Às 19h30, missa Comunidade Nossa Senhora da Vitória. No domingo 28, às 8h15, missa com Primeira Eucaristia na Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. Às 12h, almoço com casais e às 18h missa com Crisma na matriz de Santa Teresinha, seguida de confraternização paroquial.
 
Visitas pastorais

Dom Irineu Roman esteve na Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Ananindeua, de 28 de março a 2 de abril. De 4 a 9 de abril, na Paróquia de São José de Queluz, no bairro de Canudos. Após a visita na Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, no Tenoné, em junho será na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Conjunto Julia Seffer e em agosto na Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, no Conjunto Catalina.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade