DATA DE PUBLICAÇÃO: 26/05/2017
- Diminuir + Aumentar

Maguari celebra Santa Maria Mãe de Deus

 
A Paróquia Santa Maria, Mãe de Deus, localizada no Maguari, em Ananindeua, está vivenciando desde o dia 23 a sua primeira festividade enquanto paróquia. A programação se estenderá até o dia 31 de maio sob a coordenação do pároco José Maria Silva.
 
A comunidade decidiu que durante a festividade iria aprofundar o tema proposto pela Campanha da Fraternidade deste ano, por isso o tema de sua festividade insiste no aprofundamento do apelo da Igreja no Brasil, e valoriza os cuidados com os biomas brasileiros, “lembrando-nos que devemos cultivar e guardar a criação (cf. Gn 2,15). Daí o tema iluminador da nossa I Festividade: “Santa Maria, Mãe de Deus, ensina-nos a cuidar da criação”. Aprendamos, portanto, com Santa Maria a amar e cuidar da criação, pois só cuidamos quando de fato amamos”, ressalta o padre.
A primeira festividade teve a pré-festividade iniciada no dia 23 e terminada na quinta-feira, 25, baseada em rotina com o terço da aurora às 6h30, seguido da missa, café partilhado e visita às famílias do entorno da paróquia, culminando com a abertura solene, presidida pelo padre José Maria no dia 23, às 19h, na Matriz. 
 
Os grupos de peregrinação tiveram a missão encerrada no dia 24. Após o período de visitação às famílias, houve a missa de encerramento das peregrinações na quarta-feira, 24, à noite, mais uma vez, sob a presidência do padre José Maria.
 
Quinta-feira, 25, às 18h, houve Adoração ao Santíssimo Sacramento e às 19h, foi celebrada Missa. Na ocasião, foi procedida a entrega das réplicas da imagem de Santa Maria Mãe de Deus às famílias sorteadas nas comunidades.
Padre José Maria conduziu esse momento e comentou que “é importante lembrar aqui que a nossa paróquia tem por objetivo evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética, servidora, acolhedora e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”.
 
O pároco José Maria da Silva Ribeiro afirma que “a festividade de nossa padroeira deve ser um tempo de graça e de renovação interior. Daí que deve ser um especial tempo de evangelização e de confraternização. De evangelização enquanto, através das visitas às famílias nas Comunidades, procuramos fazer como Maria: “Se pôs a caminho e foi apressadamente às montanhas...” (Lc 1,39); de confraternização, porque é o momento em que as Comunidades e os Amigos de Santa Maria, Mãe de Deus se encontram para se confraternizarem. Assim, a Paróquia convida as famílias e amigos para demonstrarem seu amor e gratidão para com Santa Maria, Mãe de Deus”.
 
PROGRAMAÇÃO

A primeira edição da festividade será efetivamente aberta nesta sexta-feira, 26, com a participação das Comunidades Eclesiais de Base (CEB´s) e missa solene presidida pelo pároco José Maria, às 19h, na Matriz. Após a missa, a comunidade se reunirá na praça da alimentação no arrail organizado pelos Amigos do Santuário de Fátima. 
 
Sábado, 27, a festividade continuará com a Santa Missa às 7h e às 19:30h, ambas presididas pelo padre José Maria e animadas pelo Setor Catequese. Depois haverá jantar dançante sob a responsabilidade das CEB’s.
 
Missa na Matriz às 7h começa a programação de domingo, 28, presidida pelo padre Paulo Cruz, com participação do Setor dos Movimentos Eclesiais. Ao longo do dia, diversos momentos importantes marcam a festividade, dentre eles, a Missa com casamentos comunitários, cerimônia conduzida pelo padre José Maria.
 
A noite do domingo também contará com celebrações eucarísticas às 17h, na Comunidade Menino Jesus, presidida pelo padre José Maria, seguida de outra Missa às 19h, na Matriz sob a responsabilidade do Setor Setor COMIPA novamente celebrada pelo padre José Maria. A animação do arraial ficará por conta do Setor de Catequese.
Os padres da Região São Vicente de Paulo participam da Santa Missa no dia 29, às 19h, animada pelo Setor Pastoral Social e presidida pelo cônego Sílvio. Na paça da alimentação, o Setor CEB’s e o Setor Pastoral Social conduzem o jantar beneficente: “O amor aquece o coração”, com bingo beneficente.
 
O dia 30 será de muita animação paroquial na parte da noite. Às 19h, haverá Missa presidida pelo padre João Mendonça e, em seguida, uma carreata sairá da Matriz para a Capela de Cristo Libertador conduzida pelo setores Juventude e Vocacional.
 
Dia 31será o encerramento da festividade de santa Maria, Mãe de Deus. A Missa às7h na Matriz, presidida pelo padre José Maria abre os eventos do dia. À noite, a parte final da programação que começará com a procissão luminosa às 18h, saindo da Comunidade Cristo Libertador para a Matriz, encerrando-se com a Missa solene e a coroação de Nossa Senhora.  O pároco José Maria preside esta celebração acompanhado do Setor Liturgia.
A parte final da programação cultural será na praça da alimentação sob a responsabilidade dos Setores Família, Liturgia, Movimentos Eclesiais, Pastorais Sociais, Juventude, Setor Vocacional e COMIPA.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade