DATA DE PUBLICAÇÃO: 26/05/2017
- Diminuir + Aumentar

Maristas promovem ações festivas pelos 200 anos

 
Em comemoração ao bicentenário do Instituto Marista, completados em 2 de janeiro de 2017, acontecem uma série de atividades em virtude do ano comemorativo, que segue até 2 de janeiro de 2018. O Colégio Marista com o título de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, realiza a Semana Champagnat de 5 a 9 de junho. 
 
Na Catedral Metropolitana de Belém no próximo dia 6 de junho, haverá missa em ação de graças pelo Dia Marcelino Champagnat, fundador do instituto Marista, e pelo bicentenário. A celebração eucarística será presidida, às 19h, pelo Padre Roberto Cavalli, Cura da Sé. A ocasião deve reunir diretores, educadores, alunos e ex-alunos, do Colégio Marista de Nossa Senhora de Nazaré, fundado em Belém em 1914. Os Irmãos Maristas são os responsáveis pela continuidade do legado deixado por Marcelino Champagnat.
 
O  coordenador do conselho consultivo regional da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec-Pa), Padre João Mendonça, fala do método de educação utilizado:  “O colégio marista procura integrar essas duas questões a evangelização e educação, a educação não apenas como transmissão de um conhecimento mas como formação de um cidadão, do homem e da mulher que influência na sociedade de uma forma diferenciada”.
 
Padre João Mendonça, disse ainda: “Eu como representante da Anec aqui no Estado me uno aos ex-alunos maristas, as famílias dos alunos, que nesses anos todos vêm adquirindo o conhecimento e a experiência de Deus dentro da instituição marista, o colégio Nazaré. Queremos parabenizar os irmãos que se dedicam a essa ação educativa, aos professores, enfim a toda comunidade educativa e, sobretudo aos jovens que participam e são dentro da escola protagonistas de toda uma proposta evangelizadora e educativa. Parabéns por esse bicentenário que Maria abençõe e preteja essa instituição e que possa continuar fecunda dentro do nosso Estado, da nossa cidade de Belém. Parabéns aos maristas, e a toda comunidade marista”. 
 
No Mundo
 
A internacionalidade da instituição pode ser observada na abrangência de atuação nos cinco continentes. Está presente em 82 países e atende mais de 654 mil crianças e jovens, com a participação de irmãos, leigos, leigas e colaboradores. 
 
O Brasil faz parte da Região América Sul, ao lado de Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.
 
SESSÃO SOLENE 
 
Na segunda-feira, 29, acontece a sessão solene na Assembleia Legislativa em homenagem ao bicentenário do Instituto Marista.A sessão foi  requerida pelo deputado José Scaff (PMDB). 
Entre os participantes destacam-se representantes do colégio Nazaré, entre os quais o diretor , irmão Iranilson de Lima e o vice-provincial, Adalberto Amaral, pela Província Marista Brasil Centro-Norte. 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade