DATA DE PUBLICAÇÃO: 09/06/2017
- Diminuir + Aumentar

Missa e procissão marcam a Solenidade de Corpus Christi

   
 
A Solenidade de Corpus  et Sanguinis Christi (Do Corpo e do Sangue de Cristo) será na próxima quinta-feira, 15, com Santa Missa, às 7h, no Portal da Amazônia, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, e pelo clero da Arquidiocese de Belém.
 
Cerca de cinco mil fiéis de todas as paróquias da Arquidiocese de Belém e arredores  são esperados durante a grande manifestação de fé na Eucaristia. Uma estrutura será montada no Portal da Amazônia, local, como ja se disse, da solene Celebraçaõ Eucarística.  Finda a santa Missa,  o Santíssimo Sacramento será conduzido em procissão,cujo percurso, a Avenida Bernardo Sayão, travessa Triunvirato e rua de Óbidos  até à Catedral Metropolitana de Belém, na Cidade Velha. 
 
A travessa Dr. Malcher será ornamentada com figuras alusivas à Eucaristia pelas paróquias da Arquidiocese. À chegada do Santíssimo Sacramento à Catedral, haverá Bênção Eucarística. A solenidade do Corpo e do Sangue do Senhor é a única ocasião do ano liturgico  em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas da cidade.
 
A Solenidade
 
Na quinta-feira, após a solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra devota  e solenimente a presença de Jesus na Eucaristia. O título liturgico correto dessa celebração é Solenidade   do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, impropriamente chamada de Corpus Christi, uma vez que seu título correto é "Corpus et Sanguis Cristhi". Celebrá-la é fazer memória  solene, da presença de Jesus na Eucaristia, com sua exaltação pelo povo ao longo de ruas da cidade.Em 11 de agosto de 1264, o Papa Urbano IV aprovou a Bula “Transiturus de mundo”, na qual prescreveu que, na quinta-feira, após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra ao Corpo do Senhor.
 
Em 1247 realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège como festa diocesana, tornando-se uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica e, depois, no século XIV, em todo o mundo, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. A partir da oficialização, ela passou a ser celebrada, todos os anos, na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.
 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade