DATA DE PUBLICAÇÃO: 09/06/2017
- Diminuir + Aumentar

Homenagens a Santo Antônio de Lisboa

   
 
“Viver com Santo Antônio as virtudes marianas”. Com este tema vem se realizando, desde, 1º de junho, a festividade em honra de Santo Antônio de Lisboa, em sua Capela,  situada na Rua dos Tamoios, Praça Batista Campos. Término da festividade: terça-feira, 13, dia liturgicamente dedicado a ele.  No dia 4, a missa dominical, presidida pelo pároco, Frei  Edilson Rocha, reuniu, pela manhã, centenas de devotos do glorioso santo.  Frei  Edilson preside a paróquia desde 2011. Dentre os momentos mais aguardados  pela comunidade paroquial, sobressaem a bênção e a distribuição dos famosos pães de Santo Antônio. Outro momento que marcou o domingo foi a bênção dos animais, às 10h.
 
A escolha do tema deste ano é em alusão ao Ano Mariano. No período das trezenas acontecem missas às 6h30, às 12h, às 17h e às19h. Na Igreja Matriz, também conhecida como Centrão, localizada na Rua São Miguel, 943, entre travessa Padre Eutíquio e Dr. Moraes, Missa sempre às 19h. No sábado, 10, haverá casamento comunitário, às 19h. No domingo 11,  “Manhã Alegre”, com programação lúdica para crianças e adolescentes, a partir das 8h.
 
A programação cultural consta de dois momentos: o primeiro, na Capela, de 1 a 5, para receber o público, sempre após a missa das 19h; o segundo, na Igreja Matriz, de 9 a 13, com apresentação musical e vendas de comidas típicas. 
 
O Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, presidirá a celebração eucarística no dia 12, às 12h. No dia 13, Dia do Santo, haverá missa solene, às 17h, seguida de procissão que percorrerá  diversas ruas com destino ao Centrão, onde, à chegada,  haverá missa, trezena e, encerrando os festejos, a parte cultural. 
 
Santo popular
 
O pároco, Frei Edilson Rocha, destaca a popularidade de Santo Antônio: “Santo Antônio é um grande Santo da Igreja, um homem que conheceu profundamente a Sagrada Escritura, tanto que a Igreja o proclamou Doutor Evangélico. Teve a capacidade extraordinária de anunciar com muita eficiência o  Evangelho. Santo Antônio ficou muito popular sobretudo pelos milagres que realizou. Muitos o veneram como santo casamenteiro que também  ajuda a encontrar coisas perdidas, o santo do pão”. 
 
Frei Edilson concluiu:  “Santo Antônio é grande pela sua santidade de vida, com certeza. Foi canonizado um ano depois de sua morte, não porque a Igreja tivesse pressa em canonizá-lo, mas porque, de fato, era um homem conhecido por sua santidade, e muito reverenciado ainda quando em vida. Um grande Santo, que seguiu os passos de Jesus naquela forma da espiritualidade franciscana.”
 
Trezenas pela TV Nazaré
 
A Rede Nazaré de Televisão, canal 30, está transmitindo ao vivo, a partir das 17h, até o dia 13, a Trezena de Santo Antônio, direto de sua Capela, na Praça Batista Campos. 
 
Devoção
 
A devoção a Santo Antônio é cultivada em muitos lares e, tradicionalmente, passa de geração a geração. Maria Elizabethe é um exemplo: conheceu a devoção a ele através da mãe e das irmãs. Diante do estado de saúde do filho, recorreu ao santo e obteve a graça que tanto queria, sua cura. Há 17 anos faz a trezena, em agradecimento ao pedido atendido. A paroquiana sente orgulho do filho que cresceu saudável e está na faculdade. Segundo ela “É um santo muito milagroso. Eu faço questão de vir e participar, porque tudo que eu peço a ele eu obtenho." 
Natural de Santarém, Frei Rodolfo Pimentel, recém ordenado, está na Capela como vigário, desde maio deste ano. Segundo ele, é muito bonita a demonstração de fé das pessoas: “Eu percebo que o povo é muito piedoso. É um povo que tem muita devoção ao Santo. É um verdadeiro exemplo de fé e de piedade. Tem sido muito edificante presenciar essa linda festividade, com a participação intensa dos fiéis”.
 
Estruturação paroquial 
 
A Paróquia de Santo Antonio de Lisboa, pertencente à Arquidiocese de Belém do Pará, conta atualmente com oito comunidades: São Lourenço, Bom Jesus, São Francisco de Assis, Nossa Senhora das Graças, Santa Clara, São Benedito, São José e Nossa Senhora de Fátima. Cada comunidade tem uma coordenação, normalmente composta por quatro membros aí residentes, e é constituída por coordenador(a), vice-coordenador(a), secretário(a) e tesoureiro(a). 
 
As comunidades contam também com núcleos de fé, que se reúnem para rezar, fazer novenas ou encontros de reflexão nos tempos fortes da liturgia e para quaisquer atividades que se fizerem necessárias. A Paróquia também conta com várias pastorais, equipes de serviços e movimentos. Toda a atividade pastoral evangelizadora é coordenada pelos frades franciscanos, responsáveis pela paróquia. Atualmente o Pároco é Frei Edilson Rocha, OFM e os vigários paroquiais, Frei Fracineto Pinheiro, Frei Rodolfo Pimentel e Frei Alexandre Dowey.
 
Programações juninas em Belém
 
Junho chegou e, com ele, os festejos mais animados e coloridos do ano. A quadra junina envolve os mais diversos setores da sociedade. Os órgãos públicos já lançaram suas programações que prometem divertir o público em geral. A Prefeitura de Belém montou arraial no Portal da Amazônia, onde os festejos começam a partir do dia 14. Com o “Arraial de Todos os Santos”, o Governo do Estado promove eventos juninos em vários espaços públicos, de 10 de junho a 1º de Julho. 
 
Na Praça do Povo, no Centur, acontece o XIV Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, nas categorias mirins, além de outras atrações, como apresentação de Boi Bumbá. Ainda no Centur, no Teatro Margarida Schivasappa, acontece a  apresentação de teatro de pássaros e bichos juninos. Outra programação no Centur é o Arraial das Letrinhas, na  Bibilioteca Arthur Vianna, de 09 às 12h. 
 
Na Casa das Artes, na Praça Justo Chermont, acontece no dia 10, às 17h, a  revoada dos pássaros e bichos juninos. 
 
Inscrições de grupos folclóricos e jurados 
 
A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) informa que aqueles que desejam cadastrar os grupos folclóricos, como bois bumbás, pássaros juninos e cordões de bichos, devem inscrever-se até o dia 9 de julho, no Cine Olympia, das 14h às 17h. Nesse mesmo período, inscrições para os interessados em ser jurados dos concursos juninos promovidos pela fundação . Quesitos para a avaliação dos grupos: conjunto, coreografia, evolução, marcação e trajes. Serão aceitas somente inscrições de pessoas físicas, que atendam os critérios técnicos constantes no edital, entre os quais, a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, currículo profissional e artístico, com apresentação do original e cópia dos documentos comprobatórios para a área a ser julgada, carteira de identidade (cópia), cadastro de pessoa física – CPF (cópia, comprovante de endereço residencial (cópia), e certidão de antecedentes criminais expedida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado por meio do site: antecedentes.policiacivil.pa.gov.br.
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade