DATA DE PUBLICAÇÃO: 30/06/2017
- Diminuir + Aumentar

100 anos da Paróquia de São Raimundo

 
Uma programação especial foi organizada para comemorar o centenário da paróquia localizada em um dos bairros centrais de Belém. Com o tema “Paróquia de São Raimundo Nonato: 100 anos de missão e evangelização”, os festejos acontecem de 6 a 10 de julho, com celebrações eucarísticas e apresentações culturais, como mostras de corais e exposição no museu. A paróquia localiza-se na Avenida Senador Lemos, próximo à Praça Brasil, no bairro do Umarizal.
 
Durante as noites festivas serão presididas missas por sacerdotes convidados, em virtude do vínculo que possuíam com a paróquia, como o provincial e os demais párocos, que atuaram como párocos, exceto o presidente  dia 10, data da comemoração do centenário. 
 
Na abertura dos festejos, dia 6, missa às 19h, presidida pelo provincial de Fortaleza da Congregação da Missão, Padre Silvio Mitoso. Dia 7, celebração também às 19h, presidida pelo Padre Antônio de Assis. Em seguida, apresentação do coral, momento em que será entoado o hino do centenário. Dia 8, a celebração eucarística será às 18h, presidida pelo Padre Antônio Garces, seguida de apresentação do coral. 
 
Dia 9, missa às 18h, presidida pelo Padre Pedro Gotardo. Os fiéis, a partir desse dia, poderão visitar o museu que funcionará na área paroquial. Peças, documentos e os trabalhos desenvolvidos pelas forças vivas da paróquia que retratam a história e compromisso da ação evangelizadora ficarão expostos. Nesse dia também acontecerá o primeiro dia do show cultural, após a celebração. 
 
A celebração solene dos 100 anos da Paróquia de São Raimundo Nonato será às 19h, presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman. O atual pároco, Padre Francisco Ivo do Nascimento Sousa, em mensagem, fala do exemplo deixado por São Raimundo Nonato: “Somos agradecidos a Deus por tão grande e sublime exemplo cristão que nos deixou São Raimundo Nonato. A devoção a esse santo inspira o nosso compromisso como devotos e maturidade de fé como cristãos. Que o mesmo Espírito que inspirou São Raimundo Nonato suscite em nós o desejo de lutar contra todo tipo de opressão e injustiças, a fim de que sejamos glorificados pelo Pai que está nos céus  e pelo Senhor Jesus Cristo na unidade com o Espírito Santo”. 
 
Congregação da Missão

A Congregação da Missão foi fundada no dia 17 de abril de 1625 por São Vicente de Paulo. Seus membros são conhecidos como padres e irmãos vicentinos ou lazaristas (porque a primeira casa da Congregação, em Paris, se chamava “Casa de São Lázaro”). A Congregação da Missão é uma sociedade de vida apostólica. Conta atualmente com quase 4000 membros, presentes em diversos países e atuando em missões, seminários, paróquias, colégios e obras diversas de serviço aos pobres. A Congregação da Missão nasceu da experiência de São Vicente, que, na descoberta de Cristo presente nos pobres, se consagrou inteiramente ao serviço dos empobrecidos.

Um pouco da história

A história da Paróquia São Raimundo Nonato começou quando em 1916 o Arcebispo de Belém, Dom Santino, decidiu fundar uma nova paróquia naquela região de Belém. No dia 03 de setembro desse ano, começou-se a construção de uma pequena igreja, que seria a matriz da nova Paróquia, mas que hoje é a capela das Filhas da Caridade. Em 25 de abril de 1917, a igreja foi consagrada, e em 10 de julho do mesmo ano Dom Santino criou a nova Paróquia de São Raimundo Nonato, nomeado como vigário Padre Faustino Jorge de Carvalho.
 
No dia 23 de novembro de 1930 o lazarista holandês Padre Luis Gussenhoven foi empossado como pároco. No dia 1º de setembro de 1940, um dia depois da festa do padroeiro, houve a solene mudança para a nova matriz, a atual. Em 1938, já haviam chegado as primeiras irmãs das Filhas de Caridade, e em 19 de julho, festa de São Vicente de Paulo, o pároco Padre Guilherme Vaessen, devidamente autorizado, benzeu a primeira pedra do novo dispensário São Vicente de Paulo.
 
O Padre Antônio de Assis, pároco a partir de 2009, realizou uma grande obra de recuperação e renovação da igreja para melhorar o ambiente, com, entre outros serviços, novo piso de mármore e renovação do presbitério, climatização, recuperação e estofamento dos bancos para maior conforto dos fiéis. Comunidades pertencentes à paróquia: Caminhando com Jesus, Missão da Esperança, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Paz, Rosa Mística, São João Batista, São José, São Pio X e Unidos em Cristo. A paróquia também conta com grupos, pastorais e movimentos.

Compromisso

O sentimento de devoção e gratidão também é compartilhado pela paroquiana Socorro Tavares, coordenadora de pastorais da Paróquia de São Raimundo Nonato. Ela chegou a Belém há mais de 25 anos e, desde então, deu continuidade a sua caminhada na Igreja, particularmente na Paróquia situada no bairro do Umarizal. Por se identificar com o carisma dos padres que atuam na paróquia, foi mais rápido o vínculo criado. “Os padres lazaristas  são filhos de São Vicente de Paulo, um carisma voltado totalmente para os pobres, para a missão. Isso me chama a atenção  e me deixa realizada. Eu vejo a preocupação dos padres lazaristas, ou padres da missão, como os chamava  São Vicente de Paulo, com a questão da evangelização, a preocupação de procurar atingir os pobres, nas periferias, para levar-lhes a Boa Nova e, com ela, a esperança”. 
 
Disse do amor que tem pela paróquia: “Eu vejo o apoio dos padres. Eu sinto muito apoio dos padres que já passaram por aqui, principalmente pelo tempo que já estou aqui. São padres missionários  atentos às necessidades do outro, dos pobres, dos seus paroquianos, a preocupação de fazer o  Evangelho chegar às pessoas mais afastadas da Igreja, seu empenho na formação dos agentes de pastorais. É isso que me cativa. Tenho um grande amor por esta paróquia”.
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade