DATA DE PUBLICAÇÃO: 07/07/2017
- Diminuir + Aumentar

Paróquia Nossa Senhora da Graça festeja 400 anos de evangelização

 
Domingo, 2, houve na Catedral de Belém, a abertura da festividade de Nossa Senhora da Graça, padroeira da Sé. A Missa foi presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Irineu, e concelebrada pelo Cura da Sé, padre Roberto Cavalli Junior e o vigário, padre João Paulo Dantas. A festividade segue até domingo, 9, com a missa de encerramento às 19h, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora.

Durante a festividade, é importante atentar para as atividades litúrgicas: Santo Terço, às 18h; Novena às 18h30 e a Santa Missa, às 19h. A Paróquia de Nossa Senhora da Graça celebra este ano os 400 de evangelização na Amazônia.

Precedendo a festa, a comunidade se mobilizou em torno de um jantar festivo que ocorreu no dia 1 de julho no Salão dos Pontificais com a finalidade de festejar esse marco histórico para a Arquidiocese de Belém.

 
 
 
Histórico - A Paróquia Nossa Senhora da Graça foi criada em julho de 1617, sendo a primeira de Belém, pertencente ao Bispado da Bahia, chamada, na época de Freguesia de Nossa Senhora da Graça.
 
Foi nomeado o primeiro vigário do Pará, padre Manuel Figueira de Mendonça. A imagem de Nossa Senhora da Graça ficava custodiada no forte do Castelo onde, em seguida, foi construída uma pequena e simples capela, que logo foi transferida para uma clareira na mata, no lugar onde fica hoje a Catedral de Belém, naquela época tendo ela ficado conhecida como a Igreja Matriz.
 
“Muita coisa se passou nestes 400 anos de história de nossa paróquia. Muitos padres e leigos se dedicaram ao serviço do anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo. Temos a alegria de comemorar com júbilo esta ação de graças fazendo memória de toda a história dessa paróquia. Em vista de tudo isso, convidamos todos a celebrar conosco", diz padre Roberto Cavalli.
 
 
É na Capela da Fundação Nazaré de Comunicação que toda primeira sexta-feira do mês fiéis se unem em oração pelos sócios benfeitores da Família Nazaré. Nesta sexta, 7, a ocasião conta com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo. O momento de espiritualidade consta de Terço Mariano e Santa Missa, ambos transmitidos pela TV Nazaré e pela Rádio Nazaré, a partir das 14h30. 
 
 
A corrente de oração acontece toda primeira sexta-feira de cada mês ao longo do Ano Mariano. A recitação do Terço Mariano, às 14h30, antecede a missa. Às 15h, padre Josué Nascimento, da igreja de Nossa Senhora do Carmo, da Cidade Velha, preside missa em Ação de Graças pelos membros da Família Nazaré que contribuem para manutenção dos veículos da Arquidiocese de Belém, que reúne rádio, TV, portal e jornal. 
 
Os integrantes do Movimento Arquidiocesano do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) participam mensalmente em unidade com a Igreja. A recitação do Terço Mariano fica sob os cuidados dos membros do movimento. Os benfeitores que não puderem comparecer para a cerimônia religiosa podem acompanhar ao vivo a transmissão pela Rádio e TV Nazaré. 
 
Festividade
 
A visita da imagem de Nossa Senhora do Carmo na Fundação Nazaré de Comunicação às vésperas da semana que antecede os festejos em honra a Virgem do Camelo realizado pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no bairro da Cidade Velha. Este ano, os festejos, iniciam na quinta-feira, 13, e seguem até domingo 16, dia da solenidade de Nossa Senhora do Carmo. Segundo o padre Josué Nascimento, o tema “Perfeito é quem te criou, Mãe da humanidade”,  faz referencia ao Ano Mariano. 
 
Para ele, os festejos propagam a devoção a Nossa Senhora do Carmo. “Queremos demonstrar o nosso carinho e devoção a Virgem do Carmo essa devoção que os carmelitas trouxeram para nós a muito tempo e fundaram a devoção a Nossa Senhora do Carmo com o escapulário e com a devoção de Maria e assegurando quem for devoto dela terá a proteção até a hora da morte. Queremos difundir esse carinho a Maria mãe de Jesus para aproximar mais de seus filhos. Queremos demonstra o nosso amor a mãe por que foi ela que nos trouxe Jesus”.
 
Missa de agosto
 
No mês de agosto o Terço Mariano e Missa em Ação de Graças pelos benfeitores da Família Nazaré será, dia 4, na Capela da Fundação Nazaré localizada na Av. Governador José Malcher, 915 - edifício Paulo VI, bairro Nazaré, a partir das 14h30. 
 
Ano Mariano
 
O Ano Nacional Mariano foi convocado pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estabelecido como um tempo para celebrar, fazer memória e agradecer pelos 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida. Esta iniciativa foi aprovada pela 54ª Assembleia Geral da CNBB, teve início no dia 12 de outubro de 2016 e segue até o dia 11 de outubro de 2017. 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade