DATA DE PUBLICAÇÃO: 07/07/2017
- Diminuir + Aumentar

Pastoral das Ilhas realiza encontro com a juventude no Baixo Acará

 
Enquanto muitos jovens aproveitaram o início das férias e o verão amazônico nas praias e balneários, outros jovens entre 12 e 19 anos, participaram na manhã de domingo, 2, do 4° Encontro da Juventude, na Igreja Matriz de Santa Maria, na Comunidade de Boa Vista, na área do Baixo Acará, região das ilhas da cidade de Belém. 
A atividade foi realizada pela Pastoral das Ilhas da Arquidiocese de Belém, que tem a coordenação de Dom Irineu Roman. A equipe missionária partiu para a localidade logo cedo na manhã de domingo, tendo como integrantes os diáconos Nazareno, Gilmar, Edson, Francisco, Manuel, irmã Carmen Silva e Irmã Pâmela, os jovens José Victor e Clodoaldo Almeida, e ainda diversas pessoas das comunidades de Belém que, norteados por Dom Irineu Roman, atuam na ação evangelizadora arquidiocesana naquela região insular.
 
 
 
A equipe arquidiocesana da Pastoral das Ilhas deslocou-se do porto da praça Princesa Isabel às 8h, no bairro da Condor, para a viagem durou de cerca de 40 minutos até porto da comunidade de Boa Vista, no Acará. Depois, o grupo caminhou por cerca de 15 minutos em direção à Igreja Matriz de Santa Maria. 
 
A bagagem dos missionários levava o indispensável Santíssimo Sacramento e todo o material necessário para o fraterno encontro juvenil com a sua Igreja, representada pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman. 
O encontro iniciou às 9h, primeiramente com a Santa Missa, presidida por Dom Irineu. Em seguida, uma atividade da equipe de animação conclamava os jovens para acompanhar a palestra sobre o Sano Rosário, proferida por Dom Irineu.
 
A culminância da programação se deu por ocasião da Adoração ao Santíssimo Sacramento, iniciada após a palestra mariana. Finalizando a parte espiritual do encontro, todos reuniram-se no salão paroquial para o almoço festivo servido a todos em ação partilhada. Concluído o almoço, Dom Irineu aproveitou a ocasião e falou para os presentes. Disse o Bispo que o momento era de celebração, mas também de encontro da Igreja com jovens.
Dom Irineu fez alusão à memória dos santos festejados na quadra junina e evidenciou especialmente São Pedro e São Paulo, considerados as colunas da Igreja, cujo exemplo “todos devem seguir e ter em mente uma vida de fé como tiveram os dois apóstolos na vida cristã e na fé”, ressaltou Dom Irineu. 
 
O encontro teve como objetivo reunir os jovens das 14 comunidades atendidas pela Pastoral das Ilhas da Arquidiocese de Belém para um momento de interação e formação. Anderson Santos, de 19 anos, que participou dos outros encontros nas comunidades vizinhas estava contente por reencontrar os amigos. “É bom estar aqui, encontrar com os amigos, nos divertirmos e aprendemos mais sobre Maria com Dom Irineu e no final ainda tivemos a oportunidade de almoçar em comunidade”.
 
Além dos jovens o encontro reuniu crianças e a adultos. Arlete Morais, da Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, viajou de barco por mais de uma hora com seus netos e sobrinhos para participarem do encontro que, para ela, é um momento importante de formação. “Trouxe meus netos, sobrinhos e vizinhos para participarem deste momento de conhecimento da palavra de Deus com nosso Bispo. É importante que eles estejam envolvidos desde pequenos na Igreja e caminhem na fé. Aos domingos e às terças-feiras temos esse compromisso na nossa comunidade onde todos participam”, atestou a moradora da comunidade. 
 
Domingo, 9, a equipe missionária estará novamente com membros das 14 comunidades atendidas pela Pastoral das Ilhas na festividade de Santa Paulina, na Comunidade da Ilha do Combu. No dia 20 de agosto, o encontro será com a presença do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que celebrará os sacramentos da iniciação cristã e do matrimônio na Igreja de Santa Maria, na Comunidade Boa Vista do Acará. 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade