DATA DE PUBLICAÇÃO: 07/07/2017
- Diminuir + Aumentar

Benevides e Cidade Velha festejam Senhora do Carmo

 
Festejos em honra a Nossa Senhora do Carmo acontecem em Benevides e em Belém durante este mês.No segundo domingo de julho, 9, acontece em Benevides a tradicional procissão do Círio, em sua 62ª edição, marcando o início dos festejos promovidos pela Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, cujo tema da festividade é “Virgem do Carmelo, Mãe e Rainha, rogai por nós!”. As homenagens à Virgem do Carmelo seguem até o dia 16. Nossa Senhora do Carmo é a padroeira de Benevides. No dia 16 de julho, dia do festejo litúrgico, é feriado em todo o município de Benevides. 
 
Neste sábado, 8, às 19h, na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, haverá missa e em seguida a trasladação da imagem em direção à comunidade de Paulo Apóstolo, no bairro de Canutama. No domingo, na comunidade, às 7h30, uma celebração eucarística antecede a saída da procissão do Círio, rumo à Matriz da paróquia, para o qual são esperadas cerca de duas mil pessoas. 
 
Ao longo do percurso inúmeras homenagens são prestadas, como a realizada pela Paróquia Santa Rosa de Lima: queima de fogos, à aproximação daberlinda, e uma apresentação musical. As varandas das casas enfeitadas, as pessoas vestidas de branco, os pés descalços durante a procissão, são  demonstração de fé na Virgem, estampada nos inúmeros escapulários. Assim como a berlinda, a corda é um dos símbolos presentes no Círio. 
 
Um dos momentos marcantes é a chegada à Matriz, seguida de Santa Missa presidida pelo pároco, Padre André Heijligers, que, em mensagem, afirmou  que os festejos colaboram para o aprofundamento da fé: “Queremos celebrar o Círio da Padroeira de Benevides deste ano pedindo que ela nos ensine a ser verdadeiros discípulos-missionários de seu Filho Jesus. Com novenas, peregrinações, e celebrações na semana da festividade, almejamos crescer na vivência cristã e aprofundar o modo de testemunhar nossa fé”. Em entrevista, ele ressaltou: “as homenagens na trasladação e no Círio são expressão de verdadeira devoção à nossa padroeira”.
 
PROGRAMAÇÃO
 
Em preparação à festividade de Nossa Senhora do Carmo, ocorreram as peregrinações com a imagem da Virgem do Carmelo, de 20 de junho a 5 de julho. Ao todo foram visitadas 14 comunidades e duas paróquias. As celebrações religiosas durante a semana da festividade pretendem proporcionar um verdadeiro retiro espiritual. Na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo até o dia 16 recita-se ofício de Nossa Senhora do Carmo, às 18h30; às 19h, Santa Missa. 
 
Dia 15, haverá o Círio das crianças, com concentração em frente ao Carmelo de Santa Teresinha, localizado na Alameda, José França, com saída às 8h, em direção à Matriz. No dia da solenidade, 16, a missa solene será presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, às 8h, seguida de carreata e bênção dos carros. Ao longo dos festejos, sempre, após a missa acontece programação cultural no salão paroquial. No dia 17, haverá confraternização das comunidades, após  a missa das 19h,  presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa. 
 
 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade