DATA DE PUBLICAÇÃO: 07/07/2017
- Diminuir + Aumentar

Em Nazaré

  6ª edição do 15 anos Comunitário

Na tarde do último sábado (01), a Pastoral Familiar da Paróquia de Nazaré promoveu a 6ª edição dos 15 Anos Comunitário.

 
 
 A programação contou com Santa Missa, Baile e Coquetel dos “Maravilhosos 15 anos”. 74 jovens participaram do evento, que este ano teve como tema: “Maria, estrela da juventude”. A celebração foi presidida pelo Padre Barnabita, Diogratias Muderwa. Um momento para festejar a transição da infância para a juventude e que é tradicionalmente comemorado por quem completa 15 anos de idade.
 
O evento objetivou proporcionar aos jovens das Comunidades da Paróquia de Nazaré um momento simbólico que demonstrasse o significado desta nova fase da vida. Durante a Homilia, o sacerdote explicou o quão importante é viver de acordo com a palavra de Deus e a partir do amor de Jesus Cristo, mas acima de tudo demonstrá-las com gestos e ações concretas no dia-a-dia. “Vocês sabem como viver em Jesus Cristo? Ajudando a família, demonstrando amor pelos pais, fazendo a diferença na vida dos outros. No colégio, por exemplo, manifeste Jesus através de ações. Ele vai usar você para demonstrar o seu amor”, ressaltou.
 
Após a missa, a banda oficial do exército tocou, em sinfonia, a clássica valsa em frente ao Santuário. Em seguida, os jovens e as famílias foram convidados a desfrutar de um momento de confraternização no Centro Social de Nazaré.
 
Em preparação intensiva para esta nova etapa da vida, os jovens junto aos pais e responsáveis participaram ao longo do semestre de adorações ao Santíssimo, formação espiritual e momentos de fortificação da fé. Os 15 Anos Comunitário é um Serviço da Pastoral Familiar de Nazaré, que visa Acolher, Evangelizar, Resgatar e Acompanhar, Jovens e famílias.
 
 

Comunidade realiza procissão em honra a Santo Antônio Maria Zaccaria  

Em clima de festividade, harmonia e gratidão, a Comunidade Santo Antônio Maria Zaccaria, que integra a Paróquia de Nazaré, realizou na manhã do último domingo (02), a procissão em honra ao seu padroeiro. 

 
A caminhada, que teve saída e chegada na Capela da Comunidade, localizada na Rua Boaventura da Silva esquina com Tv. Nove de Janeiro,  foi conduzida pelo Padre Francisco Saraiva e contou com momentos de emoção, orações e louvores à Santo Antônio Maria Zaccaria.
 
Integrantes da Comunidade, Guardas de Nazaré, Guardas Mirins de Nazaré e moradores do entorno, participaram da homenagem ao Santo Fundador da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, os Barnabitas.
Após a procissão uma missa solene, presidida também por Padre Saraiva, foi celebrada na Capela. Durante a homilia, Padre Saraiva falou sobre a vida íntegra de Santo Antônio Maria Zaccaria e ressaltou sua importância para a Santa Igreja: “Vemos em Santo Antônio Maria Zaccaria a figura de um homem que abriu mão das riquezas da vida, do comodismo e do luxuria para viver em prol do evangelho, para viver em pro do seu irmão, que nosso espírito almeje ser como o dele, que nossas ações sejam visando o bem estar de todos e a comunhão com Jesus”.
 
A Festividade de Santo Antônio Maria Zaccaria foi encerradana última quarta-feira (05), dia do Santo fundador da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, os Barnabitas.
 
  Juventude Zaccariana da Paróquia de Nazaré promove Colônia de Férias 

Desde a última segunda-feira (03), o grupo Juventude Zaccariana, que integra a Paróquia de Nazaré, está realizando uma Colônia de Férias destinada à garotada de 4 a 10 anos de idade. 
 
A programação esta acontecendo no Centro Social de Nazaré e oferece oficinas de arte, contação de histórias, teatro, música, aula de culinária, brincadeiras e jogos, além da catequese continuada, visitas monitoradas aos espaços do Santuário da Rainha da Amazônia e alimentação saudável. A equipe é composta por duas pedagogas, dois catequistas, seis monitores de apoio, três pessoas responsáveis pela cozinha e um responsável geral.
 
  Pastoral Familiar: 17 anos em Nazaré

APastoral Familiar da Paróquia de Nazaré é uma das mais bem estruturadas e atuantes da Paróquia de Nazaré e a cada ano fica sob a coordenação de um casal. Este ano, Liduína e Rômulo Braga assumiram a missão.
 
Segundo o casal coordenador, no ano 2000, padre Francisco Silva, então Pároco de Nazaré e atualmente Superior Geral dos Clérigos Regulares de São Paulo (Padres Barnabitas), reuniu alguns casais leigos que faziam parte do Encontro de Casais com Cristo (ECC)para implantar a Pastoral da Família. No inicio, o grupo era formado por 11 casais que se reuniam semanalmente no Centro Social de Nazaré e nas comunidades da Paróquia. 
 
Em 2003, padre Paolo Catel (in memoriam) foi indicado para ser o novo diretor espiritual e convidou alguns casais para ingressarem, sempre usando o argumento “Não sou eu que quero, é Deus, quem quer”. A partir de então, foi implantada a primeira atividade:o acompanhamento dos pais e catequisandos, além do primeiro Encontro de Reflexão para Casais em Segunda União, que culminou com início do Grupo Bom Pastor e depois o Encontro de Noivos.
 
Com apresentação de uma nova estrutura, a partir de entãopassara a ser orientada pela Arquidiocese de Belém, através do novo Diretório da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e deste modo passou a se chamar Pastoral Familiar, que abrangeria todas as realidades familiares.
 
Com 17 anos de atividade, atualmente a Pastoral tem como Diretor Espiritual Padre Giovanni Incampo (Pároco) epossui 120 casais atuantes.Para o casal Coordenador,“A Pastoral Familiar representa o serviço, ação e trabalho de quem segue Jesus Cristo. É evangelizar”. E continuam: “A Pastoral Familiar é toda a ação ou intervenção da Igreja em favor da família, acompanhando a passo a passo nas diversas etapas da sua formação e desenvolvimento, através das suas estruturas e de todos os seus responsáveis e agentes”, explicam.
 
A missão evangelizadora da Pastoral Familiar é a defesa e promoção da pessoa em todas as etapas e circunstâncias da vida e a defesa dos valores cristãos para o matrimônio e os relacionamentos pessoais e familiares. 
 
Estrutura da Pastoral Familiar 

Diretor Espiritual: Padre Giovanni Incampo
- Casal Coordenador Geral: Rômulo e Maria Liduína Braga
- Casal Setor Pré Matrimônio: Alexandre Teixeira e Rosana do Socorro Neves

Tem como objetivo Preparar para o Matrimônio: População Catequese, População Escola, Jovens, Namorados, Noivos, Regularizações e métodos, Retiros, Palestras, Representações, Música, Cursos e Etc.
Serviços e Atividades Inseridos ao Setor: 15 Anos Comunitário, Encontro dos Namorados, Encontro de Preparação para Vida Matrimonial e Encontro de Jovens com Cristo.

- Casal Setor Pós Matrimônio: Júlio César Barbosa e Vanessa de Cássia Sousa 
Tem como objetivo Acompanhar os casais e famílias: Dos recém-casados, Casais e filhos, Educação, Conflitos, Dificuldades métodos, Reuniões de grupos, Retiros, Movimentos, Atendimento individual, Encaminhamentos.
Atividades Inseridas ao Setor: Espiritualidade Pós Encontro, Equipes de Acompanhamento, Visitação e Evangelização Permanente e Missionária aos Serviços e Atividades da Pastoral e nas Comunidades, através: Campanha da Fraternidade, Semana Mariana, Semana Missionária, Semana da Família, Semana em Defesa da Vida, Festividades, Peregrinações e Novenas.

- Casal Setor Casos Especiais: Agostinho Sampaio e Stael Rosa dos Santos 
Tem como objetivo atender os casais e famílias: Com situações irregulares, Situações conflito, Dificuldades, Vícios, Segunda Uniões métodos, Atendimento individual, S.O.S, Encaminhamentos, Retiros, Visitas, Articulações.
 
Serviços e Atividades Inseridos ao Setor: Encontro com Cristo, Grupo Bom Pastor, Casamento Especial e Centro de Atendimento a Família.
 
- Núcleo de Formação, Espiritualidade e Ação Social: Afonso José Corrêa Lima e Fabíola Rocha Lima
Além das Formações e Espiritualidades direcionadas aos agentes e participantes dos Serviços e Atividades da Pastoral, outras Equipes que compõem o Núcleo: 

Liturgia: Casal ÉdioVirginio de Miranda e Zeneide Fernandes de Miranda – Responsável por todo Material litúrgico, Celebrações, Retiros dos Serviços e Atividades da Pastoral Familiar.
 
Animação: Casal Rogério Paiva Silva e Helane Ferreira da Silva - Responsável por toda Animação das Celebrações, Retiros dos Serviços e Atividades da Pastoral Familiar.
 
Ação Social: Lourenço Santiago e Nádia Santiago / João Carlos Abreu Correa e IvaniaTavares Lobo Correa– Responsáveis em promover ajuda solidária aos agentes da Pastoral e Ações concretas nas comunidades.  
 
 
- Casal Secretário: Aurélio Fonseca Chucre e Marly dos Santos Chucre
Tem como objetivo providenciar todo material de expediente e os necessários, para o melhor desenvolvimento dos Serviços e Atividades da Pastoral Familiar.

- Casal Finanças: João Fernando Gonzaga e Eliane Pinto Nunes
Tem como objetivo providenciar toda articulação, arrecadação, doação material e financeira, necessários para o melhor desenvolvimento dos Serviços e Atividades da Pastoral Familiar.

A Pastoral realiza: 
 
Retiro da Pastoral Familiar, Espiritualidade Pós Encontro, Encontro para Casais em Segunda União, 15 Anos Comunitário, Encontro dos Namorados, Catequese, Espiritualidades e preparação para o Casamento Especial, Encontro com Cristo (EC) e o Encontro de Jovens com Cristo (EJC).
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade