DATA DE PUBLICAÇÃO: 07/07/2017
- Diminuir + Aumentar

Salesianos manifestam gratidão ao Monsenhor Antônio Assis

 
A comunidade ligada aos Salesianos de Dom Bosco manifestou sua felicidade pela escolha do padre Antônio de Assis Ribeiro após o comunicado oficial da Arquidiocese de Belém de que o Papa Francisco designara o Vice-Inspetor da Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio, no Amazonas, para ser Bispo Auxiliar em Belém do Pará. 
O comunicado oficial da decisão do Santo Padre ocorreu no dia 28 de junho passado, quando Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, divulgou a informação em entrevista coletiva à Imprensa do Estado do Pará.
 
Simultaneamente, a Santa Sé também divulgou o fato no boletim Observatório Romano, do Vaticano. Toda a alegria em volta do padre Antônio foi igualmente compartilhada pela Arquidiocese de Manaus, onde o sacerdote ainda está a serviço da Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio, com sede em Manaus, capital amazonense. 
Dom Alberto, Arcebiospo de Belém, outros Bispos e lideranças salesianas receberam uma carta do Inspetor, padre Francisco Alves de Lima.
 
Intitulada “Nomeação de Dom Antonio de Assis, sdb – Uma partilha fraterna”, a carta seguiu para os destinatários acompanhada de um breve recado: “Caros Srs. Bispos, nossa alegria é grande porque mais um “filho de Dom Bosco” poderá servir ainda mais de perto a Igreja de Cristo, enraizada no solo amazônico.
 
Por ocasião da nomeação de Dom Antonio de Assis, escrevi esta carta para todos os Salesianos e demais Grupos da Família Salesiana. Ela pode ser resumida numa única palavra: GRATIDÃO!
 
Reafirmamos como Salesianos de Dom Bosco, enraizados nessas terras há mais de 100 anos a continuar servindo a Cristo, aos jovens e às classes populares do jeito carismático de Dom Bosco. 
Com fraterna proximidade, 
 
Pe. Francisco Alves de Lima 
Inspetor
 
Nomeação de Dom Antonio Assis, sdb – Uma partilha 

“A vocação salesiana situa-nos no coração da Igreja e nos põe inteiramente a serviço da sua missão” (C 6)
 
Manaus, 28 de junho de 2017.
 
Caros irmãos Salesianos e demais Grupos da Família Salesiana, saudações fraternas!
Hoje recebemos com alegria a notícia de que o Papa Francisco nomeou o padre Antônio de Assis Ribeiro (Padre Bira), Bispo Auxiliar de Belém. Na pessoa do padre Antônio nos sentimos ainda mais “no coração da Igreja”, como viveu e nos ensinou Dom Bosco.
 
Após estes anos de doação na Congregação e na Inspetoria, desempenhando diversos serviços e, mais recentemente como Vice-Inspetor e Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil e Vocacional, o padre Antônio é chamado a testemunhar ainda mais que “do amor a Cristo nasce inseparavelmente o amor à sua Igreja, povo de Deus, centro de unidade e comunhão de todas as forças que trabalham pelo Reino” (C 13), através do ministério episcopal.
 
Todos nós conhecemos a pessoa do padre Antônio, seu zelo pastoral, a alegria e o entusiasmo com que vive a própria vocação e missão. Ele demonstra nos seus gestos a sua origem simples e marcada pelo trabalho. Homem despreendido e próximo das pessoas, sobretudo dos jovens, o padre Antônio sabe colocar seus dons e tempo a serviço da missão. 
 
Como salesiano sacerdote, o padre Antônio nutre um profundo amor pela Palavra de Deus e pelo serviço dedicado às pessoas, sobretudo aquelas que necessitam de acompanhamento, atenção, conselho e apoio. Todos aqueles que já conviveram com o padre Antônio poderão confirmar estas minhas palavras.
 
Durante estes últimos anos, tive o privilégio de contar com o padre  Antônio como irmão, amigo e, sobretudo, como um grande colaborador no serviço de animação e governo da Inspetoria. Seu trabalho dedicado, sua disponibilidade, seu sentido de pertença, sua capacidade reflexiva, sua opinião sincera e fraterna foram de grande valia para mim. Por isso, o primeiro sentimento que vem ao meu coração é o da gratidão. E afirmo com absoluta certeza de que cada irmão agradece também ao padre Bira pelo seu trabalho.
 
Como Delegado Inspetorial de Pastoral Juvenil Vocacional ele esteve próximo dos jovens, levando-lhes a Palavra de Deus, a formação espiritual, o incentivo para a prática do protagonismo. Além disso, dedicou-se com zelo ao acompanhamento de vários jovens desejosos de conhecer mais de perto a vida religiosa salesiana. Ao Brasil salesiano, o padre Antonio ofereceu a sua colaboração como coordenador da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil Salesiana junto às Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).
 
Por onde passou, o padre Antonio sempre manifestou um apreço fraterno e de corresponsabilidade para com os diversos Grupos da Família Salesiana, somando com a  formação e participando de atividades e iniciativas. 
Agora, Deus chama o padre Bira para “lançar as redes em águas mais profundas”. O Senhor da Messe, renova o seu chamado convidando-o a servir como filho de Dom Bosco à Igreja Particular de Belém. Ele volta para a sua terra de origem. Ele se reencontrará com as suas raízes, a sua gente, agora enriquecido por estes anos de experiência pastoral vividos nessa imensa Amazônia. 
 
Aos poucos vamos nos acostumar a chamá-lo de Dom Antonio de Assis (ou Dom Bira?). Temos a convicção de que ele continuará sendo essa pessoa próxima, disponível, trabalhadora, entusiasta com a própria vocação e a sua nova missão. 
 
A Congregação e a nossa Inspetoria se sentem felizes por oferecer à Igreja este irmão. Ao mesmo tempo, sentiremos também a sua falta. O que nos consola é o fato de que independentemente onde nos encontramos ou do serviço que somos chamados a realizar, nossa maior alegria é anunciar Jesus Cristo e servir aos preferidos de Deus, os mais pobres.
 
Nossa gratidão à família do padre Antonio, de modo particular aos seus queridos pais (pai falecido) e irmãos. 
Padre Antonio, querido padre Bira, em nome de todos os seus irmãos salesianos, dos educadores, dos colaboradores, dos jovens, do Povo de Deus, muito obrigado. Conte sempre conosco! Nunca esqueceremos o bem que você espalhou entre nós. Que Cristo, o Bom Pastor, faça com que o seu ministério episcopal produza abundantes frutos.
 
Como Família Salesiana, rogamos à Virgem de Nazaré e Auxiliadora que faça com que a sua consagração e o seu ministério episcopal se traduzam no serviço ao Povo de Deus, de modo particular aos pequenos e últimos.
 
 
Com gratidão fraterna,
 
Pe. Francisco Alves de Lima
 Inspetor
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade