DATA DE PUBLICAÇÃO: 14/07/2017
- Diminuir + Aumentar

Encerra celebração dos 400 anos da Paróquia Nossa Senhora da Graça

 
A festividade de Nossa Senhora da Graça, a padroeira da Catedral Metropolitana de Belém, chegou ao seu ápice no domingo, 9, quando a Arquidiocese de Belém festejou os 400 anos da paróquia, completados na missão de evangelizar na Igreja particular de Belém do Pará.
 
A data foi marcada pela celebração eucarística solene presidida pelo Cura da Catedral, padre Roberto Cavalli às 19h. Durante a celebração, houve o lançamento do cartaz da festividade de Santa Maria de Belém, padroeira da Arquidiocese de Belém. Após a Missa, houve procissão com a imagem de Nossa Senhora.
 
 
 
O coração em júbilo definiu os sentimentos dos paroquianos, como Eunice Rodrigues Coelho.“Para mim a paróquia é a casa de Deus; onde encontro paz, e respostas para todas as minhas dúvidas, onde não vejo diferença de irmãos. Então se é à casa de Deus, e minha Mãe santíssima está habitando nela, é minha casa também! Quatro séculos de paz para Ionara Souza: “Lugar maravilhoso, de adoração e paz. Sinto-me acolhida nesta casa”.
 
O sentimento das paroquianas ressoara no convite de padre Roberto Cavalli para a comunidade pelo transcurso dos quatro séculos de missão na capital paraense: “É com o coração em jubilo que celebramos, hoje, 9, a festividade da nossa Padroeira, Nossa Senhora da Graça. Neste mesmo período, vivemos também os 400 anos da Catedral, e pedimos à Mãe Santíssima, que continue abençoando os seus filhos, para que a evangelização na Amazônia, chegue a todas as famílias”.
 
E assim foi a comemoração solene no domingo. A programação iniciou às 18h com o Santo Terço, seguido das II Vésperas Solene, às 18h30. Às 19h, padre Roberto presidiu a Missa Solene e abertura dos 400 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora da Graça. Após a celebração eucarística, houve a solene procissão luminosa em homenagem a Nossa Senhora da Graça.
 
A procissão luminosa em honra dos 400 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora da Graça percorreu o bairro da Cidade Velha, no Centro histórico de Belém, como a rua Doutor Assis, travessa Joaquim Távora, e as ruas Tomázia Perdigão e. Padre Champagnat. Diversas equipes das forças vivas da paróquia organizaram se em grupos para enfeitar o trajeto com homenagens à Nossa Senhora. 
 
A festividade foi aberta no dia 2 de julho com missa presidida por Dom Irineu Roman na Catedral, e concelebrada pelo Cura da Sé, padre Roberto Cavalli e pelo vigário, padre João Paulo Dantas.
 
Diversos momentos de celebração foram vividos na Catedral nessa festividade. Um dia de destaque foi a Santa Missa presidida no dia 3 pelo cônego Gonçalo Vieira, atual pároco da Paróquia da Santíssima Trindade, e que por muitos anos foi Cura da Sé.
 
História - A Paróquia Nossa Senhora da Graça foi criada em julho de 1617, sendo a primeira de Belém, pertencente ao Bispado da Bahia, chamada, na época de Freguesia de Nossa Senhora da Graça.
Foi nomeado o primeiro vigário do Pará, padre Manuel Figueira de Mendonça. A imagem de Nossa Senhora da Graça ficava custodiada no forte do Castelo onde, em seguida, foi construída uma pequena e simples capela, que logo foi transferida para uma clareira na mata, no lugar onde fica hoje a Catedral de Belém, naquela época tendo ela ficado conhecida como a Igreja Matriz.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade