DATA DE PUBLICAÇÃO: 14/07/2017
- Diminuir + Aumentar

Pastoral da Acolhida inicia em agosto formações voltadas aos voluntários

 
A Pastoral da Acolhida, da Paróquia de Nazaré, inicia em agosto atividades de formação voltadas aos voluntários inscritos para atuar na Casa de Plácido. As capacitações compreendem momentos de espiritualidade, reuniões, treinamentos e retiros, visando o melhor atendimento aos peregrinos. As formações serão aos finais de semana na Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré, ao lado da Basílica Santuário, devendo reunir os 1200 voluntários inscritos. 
 
As preparações voltadas para os voluntários são o segundo passo para as atividades que serão realizadas pelas 11 equipes, por exemplo, lava-pés, acolhimento, cozinha, atendimento, saúde, massagem, liturgia, limpeza, apoio aos voluntários e almoxarifado. João Luiz e Úrsula Rodrigues, são o casal coordenador da Pastoral da Acolhida para o biênio (2017 e 2018). Para Úrsula, as formações atendem aos trabalhos de preparação espiritual, de renovação e conversão, para que nada afete o verdadeiro propósito dos voluntários, que é doar amor. 

O trabalho da pastoral é voluntário. Segundo o dicionário Aurélio, voluntário é algo “que é feito sem constrangimento ou coação; espontâneo”. Há mais de 10 anos, Suely Resende,  técnica de enfermagem, é voluntaria na equipe de saúde na Casa de Plácido. Segundo ela, as formações têm o papel de fortalecer os trabalhos que serão desenvolvidos. Independente do ano, as formações e o trabalho prestado são algo novo, um recomeço. São muitas as lições de vida e histórias de fé: “É muito gratificante quando sirvo o irmão. Há uma toca de fé”.
 
 O serviço da Pastoral é realizado durante todo o ano, mas é no período do Círio de Nazaré que as atividades se intensificam, para acolher e dar apoio aos mais de 22 mil romeiros que vêm de longe para participar da manifestação religiosa a Nossa Senhora de Nazaré. As equipes de voluntários atuam na primeira acolhida prestando cuidados básicos como massagens, lavagem dos pés, curativos, água, comida, atendimento médico e espaço de descanso.  Todo o material utilizado durante os atendimentos aos romeiros é fruto de doações.
 
Casa de Plácido

É na Casa de Plácido que acontece o primeiro acolhimento dos peregrinos. O espaço foi idealizado pelo então Reitor da Basílica Santuário de Nazaré, Padre José Ramos das Mercês.  A Casa de Plácido recebe romeiros de todas as partes do Pará e do Brasil, principalmente durante o Círio, muitos deles após longos dias de caminhada, vindos de vários municípios do Estado, no cumprimento de suas promessas.
 
O local foi inaugurado em 31 de maio de 2009, dia de Pentecostes, e também marcou o terceiro aniversário de elevação da Basílica à categoria de Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém. O nome foi uma homenagem a Plácido José de Souza, que no ano de 1.700 encontrou a pequena Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, às margens do Igarapé Murutucu, onde hoje está localizada a Basílica Santuário de Nazaré. Seu ato de fé deu início ao Círio de Nazaré na capital paraense.
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade