DATA DE PUBLICAÇÃO: 14/07/2017
- Diminuir + Aumentar

Em Nazaré

  Nova administração da Pastoral da Catequese 

A Pastoral da Catequese da Paróquia de Nazaré, um serviço essencial para a formação religiosa de crianças, adolescentes e adultos, está sob nova administração. 
 
Fátima Angélica Araújo é quem esta a frente da Pastoral, coordenando as mais de 25 turmas que abrangem diversos estágios da formação cristã. São disponibilizadas pela Pastoral as seguintes turmas: Pré Catequese (para crianças até quatro anos de idade), Catequese (em preparação para a 1ª Eucaristia, para crianças a partir de quatro anos de idade), Perseverança (para adolescentes entre 11 e 12 anos de idade), Crisma (para adolescentes com 13 anos de idade) e a Crisma (para adolescentes acima de 14 anos de idade). A Pastoral da Catequese da Paróquia de Nazaré atende as terças-feiras, de 14h as 18h, as quartas, quintas e sextas-feiras das 8h as 12h e de 14h as 18h, no Centro Social de Nazaré. Mais informações pelo telefone (91) 32231564.
 
  Pastoral do Dízimo: 15 anos de missão evangelizadora 

“Dizimo não é esmola, nem pagamento, nem isenção, dízimo é devolução, uma contribuição motivada pela fé, sistemática e periódica”. Assim explica Benedito Menezes, vice-coordenador da Pastoral do Dízimo da Paróquia de Nazaré, um de seus fundadores, que há anos se dedica à missão de evangelização e conscientização dos fiéis de Nazaré sobre o dízimo. 
 
Benedito e Robysson Canavarro, coordenador da pastoral, explicam como tudo começou e como a pastoral do dízimo é de fundamental importância para a Paróquia de Nazaré: “O dízimo é a mãe financeira de todas as pastorais, porque sustém toda a evangelização na Paróquia. Tudo o que é feito em termos de assistência, manutenção, material de apoio. Grande parte do que concerne à paróquia com suas seis comunidades, é custeada com o dízimo”, destacou Benedito. 
 
Em uma estrutura pequena e acolhedora, a Pastoral tem como diretor espiritual o pároco de Nazaré, padre Giovanni Incampo, e é composta por quatro funcionários que mantém o contato, a organização e a manutenção dos dizimistas, ainda representam uma quantidade pequena, correspondendo apenas a 11% da população da paróquia. Além disso, a Pastoral conta com integrantes voluntários de cada uma das seis comunidades da Paróquia de Nazaré. 
 
“Estamos trabalhando para conscientizar ainda mais as famílias. A decisão de contribuir com o dízimo nasce de um coração agradecido por ter encontrado o Deus da vida e experimentado a beleza de sua presença amorosa no dia a dia. Dízimo é bíblico, e não existe um valor estimado, sim aquilo que seu coração mandar,” disse Robysson. 
 
De acordo com as orientações para a Pastoral do Dízimo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o termo “dízimo” significa a décima parte do ganho mensal (ou 10%). Essa quantia foi o conteúdo do voto dos patriarcas Abraão e Jacó e assim assumida na legislação do Antigo Testamento. A Igreja, porém, não estabelece como lei nenhum percentual definido. São Tomás de Aquino auxilia a compreender isso fazendo uma importante distinção: em sua substância o dízimo é a contribuição dos fiéis que,q agradecidos, entregam parte de seus bens; em sua forma, é um modo de contribuir, que deve respeitar o tempo e os costumes de cada lugar. 
A equipe da Pastoral do Dízimo reúne-se toda segunda sexta-feira de cada mês.

HISTÓRIA

A Pastoral do Dízimo da Paróquia de Nazaré foi criada em Setembro de 2001 pelo padre Francisco Chagas Santos da Silva, atual Superior Geral dos Padres Barnabitas, que era, na época, o pároco de Nazaré. Em janeiro de 2002, padre Silva, como é conhecido, convidou Robson Canavarro para coordenar a equipe. Inicialmente foi feito um levantamento dos cadastros já existentes, constatando-se 355 dizimistas. Então realizou-se uma organização geográfica da paróquia dentro da cidade de Belém.  Criou-se um mapa em que a Paróquia ficou delimitada entre a Avenida Almirante Barroso / Travessa Jutaí, Travessa Barbosa e Travessa Diogo Móia até Rua dos Caripunas, passando pela Travessa 3 de Maio, estendendo-se até a Rua São Miguel. Após a delimitação, começou o trabalho de evangelização e conscientização das pessoas residentes nessa área.
 
Ainda abertas as inscrições para o Encontro com Cristo

O Encontro com Cristo (EC), mais um evento promovido pela Pastoral Familiar da Paróquia de Nazaré, está com as inscrições abertas. O encontro destina-se à inclusão de pessoas que estão em segunda união, solteiras e viúvas. Esse ano o EC terá várias palestras com temas diversos e círculos de estudos. A programação acontece no dia 17 de setembro, no Centro Social de Nazaré. As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de agosto, no atendimento da Basílica Santuário, nas secretarias das seis comunidades que integram a Paróquia de Nazaré (Comunidade Sagrado Coração de Jesus, Comunidade Santo Antônio Maria Zaccaria, Comunidade Sagrada Família, Comunidade Santa Bernadete, Comunidade Nossa Senhora das Graças e Comunidade São Brás) e no Centro Social de Nazaré.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade