DATA DE PUBLICAÇÃO: 14/07/2017
- Diminuir + Aumentar

Paróquia Rainha da Paz em Semana de Comunicação

 
A Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, no Benguí, iniciou na segunda-feira, 10, a 1ª Semana de Comunicação Paroquial, promovida pela Pastoral da Comunicação, que foi fundada nesta paróquia em 28 de maio, dia em que a Igreja celebrou no mundo inteiro o Dia Mundial das Comunicações Sociais.
 
A programação começou com um momento de consagração a Nossa Senhora que ganhou especial destaque no salão anexo da igreja matriz, onde ocorre todos os eventos da Semana de Comunicação. Em seguida, inaugurando o ciclo de palestras, a primeira temática discorreu sobre a temática “Comunicação e Igreja no mundo em mudanças”, e foi exposto pelo técnico em Comunicação Social em Rádio e TV, Leonardo Monteiro. Na terça-feira, a reflexão girou em torno do tema “Ética na Comunicação e o protagonismo dos leigos na ação evangelizadora da Igreja”, com Rodolpho Moras, especialista em Marketing, mestrando em Gestão e membro da Comunidade Caju. No quarto dia foi reservado o tema “Igreja e Mídia”, exposto por Diogo Miranda, mestre em Ciências da Comunicação, doutorando em linguagens e também membro da Comunidade Caju. Na quinta-feira, dia de espiritualidade paroquial, houve Santa Missa presidida pelo pároco da Paróquia Rainha da Paz, padre Vanderson Jorge Barata, do Movimento Providentino, que também conduziu a adoração e bênção do Santíssimo Sacramento. A liturgia da celebração foi conduzida e preparada pelos membros da Pascom.
 
Na sexta-feira a palestra é com a técnica em Comunicação Social, Carina Martins, abordando o tema “Pascom: desafios e perspectivas” e, encerrando a programação, no sábado, 15, a partir das 9h acontece “A espiritualidade do comunicador no exemplo de Nossa Senhora”. O tema será refletido pelo coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, padre Nilton Cézar Reis. Em todos os dias do evento também houveram diversos sorteios de prêmios e momentos de partilhas.
 
De acordo com Fábio Passos, um dos integrantes da Pascom, a Semana de Comunicação inicialmente foi pensada como “um momento de formação interna acerca do documento 99 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que trata sobre a Comunicação da Igreja em nosso país, mas depois refletimos e ousamos ampliar esta formação, quisemos abrir para as pessoas de nossa paróquia que futuramente se interessem em trabalhar conosco em nossa Pascom”.
 
FORMAÇÃO
 
Na Paróquia Rainha da Paz, a Pascom está neste primeiro momento trabalhando a formação interna dos membros para posteriormente interagir e formar nos grupos que trabalham diretamente com a comunicação como: catequese, liturgia, equipe de leitores, músicos, etc. Entretanto, além da Semana de Comunicação já há outros trabalhos concretos na área, como a página da paróquia no Facebook, sendo um dos principais meios de comunicação paroquial, complementado pelo “Mensageiro da Rainha”, boletim informativo mensal que chega aos lares e estabelecimentos comerciais do bairro e alcançam, assim, um elevado número de pessoas que ficam formadas e informadas acerca da Igreja.
 
A Pastoral da Comunicação é um organismo da Igreja que trabalha a formação comunicativa numa comunidade paroquial visando a eficácia da ação pastoral na vida da Igreja. Além disso, a Pascom também é responsável por fazer ecoar os acontecimentos da vida paroquial fora do ambiente estritamente eclesial através dos meios de comunicação, rádio, TV, jornal impresso e nas plataformas digitais. 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade