DATA DE PUBLICAÇÃO: 21/07/2017
- Diminuir + Aumentar

Igreja de Belém presente no primeiro Congresso Continental da Misericórdia

 
De 22 a 25 de junho, no centro de Eventos Padre Vitor Coelho, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), realizou-se o Primeiro Congresso Continental da Misericórdia (ACCOM), com o tema “Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que temem” (Lc 1,5). O objetivo foi refletir a bula “Misericordiae Vultus”, em português "o Rosto da Misericórdia". O Movimento Arquidiocesano Divina Misericórdia (MADM), da Igreja de Belém, participou da primeira edição do encontro na América.
 
O Congresso é um eco do Ano da Misericórdia (2015-2016) no Ano Mariano Nacional, proclamado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. As conferências e atividades do evento levaram em consideração como texto referencial a bula do jubileu Extraordinário da Misericórdia - Misericordiae Vultus - como uma proposta de um estilo de ser Igreja para favorecer o caminho da Nova Evangelização no Continente Americano e no mundo. Este foi o primeiro realizado no continente americano, sendo realizado como um dos eventos que marcam os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.
 
Os países presentes foram: Brasil, Argentina, Uruguai, México, Chile, Polônia, Ucrânia, Equador, Honduras, Colômbia e Canadá. Do episcopado brasileiro estavam presentes os cardeais Dom Orani João Tempesta, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Raimundo Damasceno Assis, Bispo Emérito de Aparecida, Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo e Dom Sérgio Rocha, titular da Arquidiocese de Brasília.
 
ACCOM 2017  

Desde o início, os Congressos da Misericórdia têm sido continuamente mantidos em toda a Igreja e sustentados regularmente, de modo que cada Congresso Mundial  é seguido por um congresso nacional, estadual e, então, outro a nível mundial. O evento nasceu a partir das edições mundiais do Congresso Mundial da Misericórdia, apresentado pelo Vaticano em abril de 2008 em Roma, Itália.
 
A primeira vez em que o WACOM foi realizado coincidiu com o terceiro aniversário de morte de São João Paulo II e teve sua edição mais recente no ano de 2014, na cidade de Bogotá, Colômbia. O projeto inicial foi apresentado pelo Cardeal Christoph Schonborn ao entãoPapa Bento XVI, em fevereiro de 2006, recebendo sua benção e encorajamento. 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade