DATA DE PUBLICAÇÃO: 28/07/2017
- Diminuir + Aumentar

Arquidiocese de Belém recebe visita de Dom Isaac Gaglo, Bispo de Togo

 
O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, recebeu a visita de Dom Isaac Jogues Agbémenya Kodjo Gaglo, Bispo da Diocese de Aného, situada em Togo. A missionária Assiba Prisca Agon o acompanhou como intérprete durante a estada de Dom Isaac na Arquidiocese de Belém. Natural de Benim, Prisca reside na Obra de Maria, em Recife, sendo a responsável pelas visitas oficiais da comunidade à África. 
Dom Isaac permaneceu em Belém de 20  a 22 de julho, seguindo para outra visita à casa matriz da Obra de Maria, em Recife (PE). Retornou à África no final de semana.
 
"Foram dias preciosos de convívio e troca de experiências. Dom Isaac visitou igrejas da Arquidiocese de Belém, conheceu um pouco mais da Amazônia e de sua cultura. Foi uma imensa alegria recebê-los”, comentou Dom Alberto.
 
Dom Isaac visitou lugares como a Catedral Metropolitana de Belém, a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, a Igreja de Santo Alexandre, o Forte do Castelo, a Estação das Docas, o Ver-o-Rio, o distrito de Icoaraci, o Mangal das Graças e o Portal da Amazônia.
 
Dom Issac veio ao Brasil para conhecer a Comunidade Obra de Maria, principal frente de trabalho missionário da Igreja no continente africano. A Obra caminha sob a direção espiritual de  Dom Alberto. 
Cachoeira Paulista, SP, foi o primeiro destino, depois Recife e, dali, Belém.  
 
Visita a Belém
 
Dom Isaac esteve em Belém para retribuir visita recente de Dom Alberto à África para presidir Ordenações Diaconais na Arquidiocese de Gagnoa. Veio  também conhecer a Arquidiocese de Belém e visitar a Fundação Nazaré de Comunicação. 
 
À chegada a Belém, Dom Isaac esteve na Residência Episcopal onde concelebrou a Santa Missa com Dom Alberto. Outra concelebração foi na Matriz da Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, no bairro da Pratinha, sábado, 22, à noite. Nessa ocasião renovaram seus votos membros da Comunidade Católica Theotokos Mater Ecclesiae. 
 
O Bispo destacou, em sua estada no Brasil, a acolhida recebida:  “Muito me impressionou a acolhida do povo brasileiro, sua hospitalidade e seu carinho com nosso povo africano, com nosso trabalho para evangelizar nações”.
 
Quinta-feira, 20, ele esteve na Fundação Nazaré de Comunicação, onde foi recebido por Padre Roberto Cavalli, Diretor Geral, Padre Nilton Cezar Reis, Ouvidor, e  ainda pelos coordenadores da TV Nazaré, Marcos Valério Reis, do Jornal Voz de Nazaré, Bernadete Costa, e da Rádio Nazaré FM,  Elyvane Barbosa.
 
“É com alegria que recebemos o senhor. Em nome do nosso clero, seja bem vindo à nossa Arquidiocese”, saudou-o Padre Nilton. Dom Isaac tomou informações detalhadas junto aos coordenadores dos veículos acerca de todo o processo de produção da comunicação desenvolvida pelos veículos da Arquidiocese de Belém.
Dom Isaac ainda concedeu entrevista ao programa “Nazaré em Revista”, na Rádio Nazaré FM, na ocasião apresentado pela coordenadora da emissora, Elyvane Barbosa.
 
Missão 
 
Após visitar a Fundação Nazaré, Dom Isaac concedeu entrevista à TV Nazaré. Falou da importância da Obra de Maria em Togo. “Estamos na primeira experiência ainda na minha diocese. A Obra de Maria está nos ajudando muito com seu ótimo trabalho de evangelização e constante oração".
 
E continuou: "Percebo que estão realizando uma obra boa e gigante no meio do nosso povo carente de Deus. É notável sua intervenção, especialmente na difusão do Santo Terço, e na realização dos cenáculos marianos nas famílias". 
 
Dom Issac avalia que "tudo isso sinaliza para nós que o povo está bem feliz e que a Obra de Maria tem ajudado bastante com uma presença real e boa em nossa comunidade”.
 
Perspectivas 
 
A visita à Fundação Nazaré animou Dom Isaac a iniciar trabalho semelhante em seu país: “Após esta visita descubro a necessidade de ter uma estrutura igual na minha diocese".
 
Acrescenta ele: "os meios de comunicação são potentes hoje para evangelizar o povo de Deus. Entendo que pelos meios de Comunicação podemos atingir as personalidades do nosso país, mas também o povo de Deus, o rebanho pequeno que tem seu rádio e sempre escuta as notícias". 
 
Esperançoso, Dom Isaac pediu "as orações do povo brasileiro que nos acolheu tão bem para alcançar esta meta para a qual me sinto disposto a conquistar e assim fortalecer a evangelização no continente africano".
 
Togo

A República Togolesa é um país do Oeste da África, simplesmente denominado Togo. Sua língua nativa é a ewe, além da francesa. Limita-se ao norte com Burkina Faso, a leste pelo Benim, a sul pelo oceano Atlântico e a oeste por Gana.  Togo é um estreito território que reúne povos de diferentes origens. O grupo étnico euê, o mais numeroso (45,4% da população), concentra-se no sul, perto do litoral, a região mais desenvolvida. A maioria dos habitantes vive da agricultura, cujos principais produtos são o algodão e a cana-de-açúcar. O país é importante centro de comércio regional graças ao porto de Lomé.

Obra de Maria 

A Comunidade Obra de Maria está há cerca de dez anos no continente africano. Atualmente mais de 15 candidatos locais deverão ser ordenados sacerdotes. Seis países da África já são alvo da ação evangelizadora sustentada por seus missionários. 
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade