DATA DE PUBLICAÇÃO: 28/07/2017
- Diminuir + Aumentar

Retiro espiritual para seminaristas na cidade de Mãe do Rio

 
Nos dias 20 a 23 de julho o Ministério para Seminaristas, da Renovação Carismática Católica (RCC) do Pará, realizou na cidade de Mãe do Rio, na Diocese de Bragança, a quarta edição em nível estadual do Retiro para Seminaristas (Renasem). A ocasião reuniu seminaristas, vocacionados, diáconos e sacerdotes que participaram de extensa programação. 
 
A proposta do retiro é de promover um Novo Pentecostes nas vocações e incendiar os corações dos jovens em formação na partilha, oração e fraternidade. Anualmente o Renasem acontece a nível nacional no mês de janeiro e em julho acontecem as edições estaduais promovidas pelos núcleos regionais.
 
Ao todo, 17 seminaristas e quatro vocacionados oriundos de várias dioceses do Pará participaram dos quatro dias de evento que contou com a orientação das pregações do Cônego Leandro Câmara, Reitor do Seminário Arquidiocesano do Rio de Janeiro, Padre Tiago, da Comunidade Sementes do Verbo e do Presidente do Conselho Estadual da RCC/PA, Salomão Ronaldo.
 
A quarta edição do Renasem, primeira vez no interior do Estado e na Cidade de Mãe do Rio, na Diocese de Bragança, contou com diversas atividades no complexo de Evangelização Padre Marino Contti. No dia da abertura, 20, a missa na Igreja Matriz de São Francisco, às 19h, presidida pelo pároco, Padre Eldemir Moraes, acolheu os participantes. A celebração contou ainda com presença maciça dos paroquianos locais e da coordenadora do RCC em Bragança, Silvana Silva.
 
A programação desenvolvida nos outros dias constou de celebrações, oração das horas (laúdes), pregações, adoração ao Santíssimo Sacramento e noite jubilar, com acendimento da chama jubilar em virtude do centenário da Renovação Carismática. Ainda nas atividades, os seminaristas e vocacionados participaram de um momento de missão na Comunidade São Cristóvão onde foi promovido um trabalho de evangelização com as famílias. O encerramento, no dia 23, foi marcado com santa missa na Igreja de São Francisco.
 
Para o coordenador do Renasem, Erick Araújo, “foram quatro dias que Deus realizou uma obra nova na vida de cada um dos seminaristas e também dos sacerdotes presentes. Pode-se perceber por meio dos testemunhos que houve uma renovação de vocações verdadeira. Cada um os participantes descobriu lá a vida fraterna e o amor à Igreja, sobretudo, sobre a docilidade de Deus, senhor da nossa vocação”.
 
O coordenador destaca ainda a importância do retiro na formação dos seminaristas: “O Renasem tem pilares como a fraternidade, oração e partilha que são dimensões essenciais na formação como homens de Deus. É importante para que eles cresçam como irmãos no sacerdócio e também na relação com o povo de Deus. O retiro aprofunda na espiritualidade carismática e impulsiona na vivência destas dimensões pessoais e comunitárias”.   
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade