DATA DE PUBLICAÇÃO: 28/07/2017
- Diminuir + Aumentar

Em Nazaré

  Confraria de Nossa Senhora de Nazaré: 106 anos

A Confraria de Nossa Senhora de Nazaré foi fundada em 25 de julho de 1911, com o objetivo de propagar a prática da fidelidade como manda a Santa Igreja, evangelizar dentro dos propósitos da Igreja Católica e colaborar com a organização do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, conforme o estatuto.
 
 
 
Foi implantada no Palácio Arquiepiscopal de Belém por Monsenhor Argemiro Pantoja, secretário do arcebispado. Nesse tempo montou-se o estatuto, composto por 18 artigos.
 
Atualmente o grupo tem 100 integrantes e participa da organização do terço da alvorada, das celebrações eucarísticas, da programação da Semana Santa, da procissão da padroeira e da distribuição dos folhetos dominicais, além dos eventos paroquiais que ocorrerem.
 
Maria Sebastiana da Costa Mesquita, coordenadora há 10 anos, ressalta a importância do trabalho evangelizador da Confraria:  “Celebrar 106 anos é uma dádiva. Agradeço aos integrantes que se dedicam ano após ano à evangelização, à manutenção e a difusão da fé do povo paraense em honra à Virgem de Nazaré”.

Horários das atividades

Aos sábados: 
06h Terço Mariano; 
07h Santa Missa e novena.
 
Reuniões: Todo 2° sábado do mês
Local dos encontros: sala de reuniões do atendimento da Basílica Santuário
 
Diretor espiritual: Padre Giovanni Incampo
 
  Romaria das Crianças abre inscrições para voluntários 

A Romaria das Crianças, uma das 12 romarias oficiais que integram a programação do Círio de Nazaré, iniciou as inscrições para voluntários  desejosos de atuar na realização do evento. Pode participar qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos. É necessário apresentar uma foto 3/4, cópia do RG, CPF e comprovante de residência. As inscrições podem ser feitas às terças e quintas, às 19h, no Centro Social de Nazaré, até 31 de agosto. Este ano a Romaria das Crianças será realizada no dia 15 de outubro.
 
 
A Romaria das Crianças é considerada a terceira maior da programação do Círio de Nazaré em número de pessoas, de acordo com o Dieese/PA. Em 2016 reuniu aproximadamente 350 mil pessoas. Seu trajeto é de 2,8 Km, percorrivéis em aproximadamente duas horas. 
 
A Romaria foi criada com o objetivo de construir e fortalecer a devoção mariana entre os pequenos. Tem início às 8 horas da manhã, saindo da Praça Santuário e percorrendo várias ruas do bairro de Nazaré, em Belém.
 
 
Grupo promove curso de consagração à
Santíssima Virgem 

O grupo “Maria de Nazaré, eis aqui a serva do Senhor”, da Paróquia de Nazaré, com o objetivo de edificar a fé e o conhecimento sobre a vida de Maria,  promoverá o curso para Consagração Total à Santíssima Virgem. A capacitação adotará o método de São Luís Maria Grignion de Montfort. A formação terá inicio no dia 7 de agosto, às 19h, no Centro Social de Nazaré. As inscrições podem ser feitas no atendimento da Basílica Santuário. 
 
 
Diretoria da Festa de Nazaré promove
‘Mil Ave Marias’  

A Diretoria da Festa de Nazaré, como preparação para o Círio 2017, convida  todos a participar da recitação das ‘Mil Ave Marias’ no sábado, 5 de agosto, a partir das 8h, no auditório Dom Vicente Zico, localizado no Centro Social de Nazaré. 
 
No encerramento, às 15h, a Santa Missa será presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Participe!
 
 
Mojuvena abre inscrições para o retiro espiritual ‘Experimente’ 

O Grupo Mojuvena, que integra a Juventude Nazarena da Paróquia de Nazaré, está com as inscrições abertas para o “XI Experimente”, retiro espiritual que  acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de setembro, no Seminário Mãe da Divina Providência, em Benevides. Na programação, momentos de oração, louvor, adoração e partilha de experiências. 

As inscrições podem ser feitas no corredor lateral da Basílica Santuário às quartas-feiras de 19h às 21h, aos sábados de 17h às 18h, e aos domingos de 16h30 às 19h30. Participe!
 
 
 
  Círio 2017: Baixo Amazonas recebe visita da Imagem Peregrina de Nazaré

A evangelização durante o Círio é uma das principais frentes de trabalho da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). Outra é a estruturação da agenda de visitas da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré a diversas regiões, órgãos públicos e instituições.  No dia 20 de julho municípios do Baixo Amazonas, como Terra Santa, Juruti, Óbidos, Oriximiná e Santarém receberam a Imagem Peregrina.
 
 
A imagem seguiu acompanhada por integrantes da Guarda de Nazaré e do casal coordenador do Círio 2017, Roberto e Daniela Souza. 
 
Para a Diretoria da Festa ‘há muito tempo, o Círio de Nazaré se tornou muito mais que uma procissão católica, na manhã de um domingo. As programações religiosas que o preparam ocorrem durante o ano todo e as visitas da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré às cidades, Paróquias, hospitais e outras instituições já fazem parte da agenda’. 
 
Ainda este mês acontece a visita à Paróquia de Santana, em Belém. Dia 18 de agosto caberá ao Rio de Janeiro (RJ) acolhê-la 
 
Visitas
 
De acordo com a Diretoria da Festa, as visitas têm como principal objetivo a evangelização. Até o momento, a Diretoria já recebeu 240 solicitações de visitas. Muitas vezes, alguns pedidos não podem ser atendidos devido à incompatibilidade de horários e datas. A opção, então, é o reagendamento.
 
As visitas a órgãos e instituições iniciaram-se em fevereiro, sendo a primeira, dia 5, ao Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), em Belém. O agendamento é feito considerando-se como prioridade a agenda de peregrinação da Igreja de Belém.
 
A Diretoria de Nazaré procura atender também instituições que estão comprometidas no apoio à realização do Círio, além de hospitais e instituições de assistência social que lidam com pública em situação de vulnerabilidade social e econômica.
 
Lançamento da revista ‘Círio de Nazaré em Quadrinhos’ 

Está programado para o dia 1º de setembro o lançamento da revista “Círio de Nazaré em Quadrinhos”, idealizada pelo chargista e cartunista Luis Pinto. O projeto mostra com ludicidade, leveza e popularidade a história do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a partir de 1793, quando o então Governador da Província do Pará, Francisco de Souza Coutinho, começou, junto com o Padre José Noronha, a organização do arraial e dos festejos do primeiro Círio. Segue-se uma narrativa, cuja trama envolvente, descrevendo as várias mudanças ocorridas no decorrer de tantos anos da festa da Rainha da Amazônia. Esta é a única revista em quadrinhos genuinamente paraense. 
 
Inovação 
 
Será utilizado o código QR na Revista da História do Círio para que o leitor através de seu aparelho celular possa acessar um mapa de Belém ilustrado com desenhos dos pontos históricos e católicos da cidade, de grande significado para o Círio de Nazaré. 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade