DATA DE PUBLICAÇÃO: 04/08/2017
- Diminuir + Aumentar

Miscelânea: Maldição (IX)

 
 
 
Hoje, nosso trabalho aqui, que eu espero prazeroso para o leitor como está sendo para mim, será, em continuação ao estudo que vimos fazendo sobre a palavra maldição, ver os textos bíblicos em que ela aparece dez vezes, o que acontece no livro dos Números e em Jeremias.
 
Sem mais, ao livro dos Números. Nele todas encontram-se no capítulo 5 e fazem parte das determinações divinas conhecidas como lei dos ciúmes, vv 11-31.
 
No v 18, lê-se, em tradução livre, de minha autoria: nas mãos do sacerdote que apresentará diante do Senhor a mulher suspeita ou acusada de adultério, a partir daqui textualmente, no dizer da Bíblia de Jerusalém, “estarão as águas amargas e de maldição.” No versículo 19, o que o sacerdote fará a mulher jurar e lhe dirá: “se  não é verdade que algum homem se deitou contigo e te desviaste e te tornaste impura enquanto sob o domínio do teu marido, que estas águas amargas e de maldição  te sejam inofensivas.” No v 21, o que o sacerdote dirá à mulher: “que o Senhor te faça, no teu povo, objeto de imprecação e maldição , fazendo murchar o teu sexo e inchar o teu ventre.” No v 22, ainda o sacerdote: "que estas águas de maldição penetrem nas tuas entranhas, a fim de que o teu ventre se inche e o teu sexo murche!” O v 23 estatui que “o sacerdote escreverá essa maldição no documento e o lavará com água amarga.”
 
No v 24, a palavra em questão aparece duas vezes: “o sacerdote fará a mulher beber a água da maldição, de modo que a água da maldição entre nela. "
 
No v 26, volta-se a determinar: “o sacerdote fará a mulher beber a água da maldição.” Enfim, no v 27, também duas vezes: ... “então, as águas da maldição, penetrando nela, (ou seja, na mulher ré ou suspeita de infidelidade matrimonial), ser-lhe-ão amargas: seu ventre inchará, seu sexo murchará e ela servirá para seu povo de exemplo nas maldições.”
 
Se alguém estiver interessado em se aprofundar no conhecimento da tal lei dos ciúmes, tomo a liberdade de recomendar-lhe a leitura de todo o capítulo 5 do livro dos Números, de preferência na Bíblia do Peregrino, edição da Paulus, uma vez que ela traz, no rodapé, à página 237, uma longa e excelente nota explicativa.
 
Para evitar o possível risco de ter de ficar pelo caminho, por falta de espaço, deixo para a edição da semana vindoura as dez vezes em que a palavra em estudo aparece em Jeremias. 
 
Shalom!
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade