DATA DE PUBLICAÇÃO: 04/08/2017
- Diminuir + Aumentar

Arquidiocese celebra um ano do CEN2016

Foto: João Paraense
 
Neste mês de agosto a Arquidiocese de Belém comemora um ano da realização de um dos grandes eventos da Igreja do Brasil, o XVII Congresso Eucarístico Nacional 2016 (CEN2016). O Congresso, cujo tema “Eucaristia e partilha na Amazônia missionária” e o lema “Eles o reconheceram no partir do Pão” (Cf. Lc 24, 35), realizou-se de 15 a 21 de agosto do ano passado, congregando não somente bispos, padres, diáconos e religiosos, mas também o povo de Deus de várias partes do país. No próximo dia 21 de agosto, uma programação a se realizar na Catedral Metropolitana festejará esse  momento eucarístico.
 
O Congresso, cujo objetivo exaltar a Eucaristia, contou com uma programação envolvendo jornadas pastorais, missas, procissões, simpósio, feira e exposição, em diferentes pontos de Belém. Esses momentos de união proporcionaram trocas de experiências, como nas vigílias, onde as paróquias da Arquidiocese acolheram bispos de todo o Brasil, propiciando-lhes um contato próximo com as comunidades.
 
O CEN2016 coroou também as comemorações dos 400 anos de fundação de Belém, celebrados durante todo o ano de 2016, sendo assim o grande presente dado pela Arquidiocese à capital. Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, logo após a realização do evento, declarou que o Congresso Eucarístico foi resultado do empenho de todas as comissões, grupos de trabalho e coordenação envolvidos: “Trabalharam pela preparação do Congresso Eucarístico Nacional, e foi muita gente com dedicação, com seriedade e com grande amor à Igreja”.
 
Para a Tabeliã, Tereza Kós Miranda, o CEN2016, por meio da sua extensa programação, propiciou a renovação da fé cristã. Ela que participou do Congresso Eucarístico de 1953, também em Belém, conta da experiência que foi o congresso no ano passado: “Participei de alguns momentos com o coração transbordando. Foi algo maravilhoso ver tanta gente participando. Nos dias que não pude ir, assistia pela TV Nazaré”. 
 
  Programação revive os dias intensos do Congresso

O CEN2016 teve início com a missa no estádio estadual jornalista Edgar Augusto Proença, o Mangueirão, presidida pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes, designado pelo Papa Francisco para representá-lo como Legado Pontifício. Em sua homilia, Dom Cláudio destacou a cidade-sede do Congresso, Belém, apaixonada  pela Virgem Maria, Nossa Senhora de Nazaré, e venerada a cada ano com o Círio de Nazaré.
 
O Legado Pontifício disse ainda para a multidão presente as palavras do Santo Padre: “O Papa manda uma grande bênção, um abraço. Ele sempre lembra com muito carinho os missionários que labutam nesta região, mas também os antigos missionários que em situações mais difíceis evangelizaram a população, especialmente os indígenas”.
 
Outro momento durante a programação que marcou tanto congressistas como os fiéis locais, foi a chegada da Procissão Eucarística Fluvial ao Portal da Amazônia, ponto turístico situado na orla da cidade. A procissão,  iniciada em Manaus (AM), passou por seis municípios até chegar a Belém no dia 17 de agosto de 2016, na Escadinha do Cais do Porto.
 
Jesus Eucarístico desembarcou do navio da Marinha pelas mãos de Dom Alberto,  acompanhado de seu Bispo Auxiliar, Dom Irineu Roman. Do cais, em um carro patrulha, o Santíssimo Sacramento seguiu para a orla, sendo recebido por uma multidão que entoava louvores. Após alguns instantes de adoração houve a bênção eucarística, seguida de apresentação de orquestra, coral e show do Padre Reginaldo Manzotti.
 
Para a jornalista Lorena Saraiva, que trabalhou na parte da imprensa durante o Congresso Eucarístico, a emoção das pessoas quando o Santíssimo chegou ao Portal ainda é uma memória recente: "Viver o Congresso foi uma experiência marcante tanto pessoal como profissional, pela dimensão do evento e por ver toda a cidade envolvida em algo tão lindo. Todos os dias foram emocionantes".
 
O aprofundamento de temas sobre a Eucaristia também foi um dos objetivos do Congresso. No Hangar Convenções & Feiras da Amazônia aconteceram outras atividades principais do CEN2016, como o Simpósio Teológico, com quatro cursos, além de workshops, Feira Católica e Exposição de Arte Sacra e Artesanato Regional. 
 
A Catedral Metropolitana, Igreja Mãe da Arquidiocese, recebeu diversas celebrações eucarísticas que foram presididas pelos Cardeais, Núncio Apostólico e Legado Pontifício. Além disso, houve ainda as Jornadas Pastorais nas seis Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belém, celebrações nas paróquias da Arquidiocese e Missas em outros Ritos.

Comemoração

No dia 21 haverá Santa Missa em Ação de Graças pelo primeiro aniversário do Congresso Eucarístico Nacional, às 19h, na Catedral Metropolitana, presidida por Dom Alberto. Após a celebração haverá a solenidade de lançamento do livro memorial do CEN2016, no momento em processo de finalização, que trará matérias e fotos de vários momentos do evento. Ainda no mesmo dia, no Salão dos Pontificais, haverá a abertura da EXPOCEN2016, com exposição do acervo do XVII Congresso Eucarístico Nacional. A exposição irá  até o 3 de setembro, culminância da festividade de Santa Maria de Belém, padroeira da cidade e da Arquidiocese.
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade