DATA DE PUBLICAÇÃO: 11/08/2017
- Diminuir + Aumentar

Legado espiritual e teológico do Congresso Eucarístico 2016

 
A partir do tema “Eucaristia e partilha na Amazônia missionária” e o lema: “Eles o reconheceram no partir do Pão” (Cf. Lc 24, 35) o XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016), realizado em agosto de 2016, em Belém, proporcionou aos participantes um encontro profundo com Jesus Eucarístico e principalmente uma maior compreensão da doutrina cristã sobre a Eucaristia. Por meio dos simpósios realizados na programação do Congresso, o legado espiritual e teológico é um dos grandes frutos obtidos no evento. 
 
Desde o início os congressos eucarísticos tiveram como características prestar culto público e solene ao Santíssimo Sacramento; manifestar a universalidade e unidade da Igreja, e também abordar o mistério eucarístico de forma que aprofunde a fé cristã. No CEN2016, a proposta de estudo do mistério deu-se a partir do Simpósio Teológico, realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. 
 
À luz do Jubileu do Ano da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, o Simpósio abordou o Mistério Eucarístico a partir de quatro ângulos teológicos diferentes e complementares: litúrgico-celebrativa, bíblico-teológica, moral e finalmente uma abordagem canonística. Para o Padre João Paulo de Mendonça Dantas, doutor em Teologia Dogmática, o Congresso por meio do simpósio, foi oportunidade de refletir e celebrar a Eucaristia, dom de Deus.
 
Foram quatro abordagens: “Espiritualidade e Renovação litúrgica à luz do Concílio Vaticano II”, pelos conferencistas Dom Marcony Vinícius Ferreira, bispo auxiliar de Brasília e Frei Faustino Paludo, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos; “Lex Et Charitas” A Eucaristia à luz do código do Direito Canônico de 1983, realizada por Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, bispo auxiliar de Brasília; “Berakah ou sacrifício? Uma leitura bíblico-teológica do mistério eucarístico”, ministrada pelo  Padre João Paulo de Mendonça Dantas, vigário na Catedral Metropolitana e “Eucaristia, fonte de vida nova pessoal e social”, do Padre Wagner Ferreira da Silva, diretor geral do Instituto diocesano de Teologia Bento XVI.
 
 “O Congresso Eucarístico nos ajudou a celebrar sobre esse grande dom oferecido por Deus à Amazônia. O Congresso veio através dos missionários e através da Igreja, nos oferecer o alimento eucarístico e a Eucaristia, que é esse banquete e para nós, um modelo de vida. Porque a Eucaristia nos estimula a viver um modelo de vida eucarístico, aprendendo com Cristo a oferecer nossa vida a Deus, pelos irmãos e fazer da nossa vida um sacrifício de amor. Aprendemos com a Eucaristia que somos irmãos  e que devemos partilhar a nossa vida e nossos dons”, disse Padre João Paulo Dantas. 
 
O sacerdote acredita que, para a Igreja de Belém, o Congresso representou um grande reavivamento e uma experiência profunda com a graça de Deus, reunindo ministros e o povo na alegria de celebrar a Eucaristia: “O Congresso para Igreja de Belém foi uma graça espiritual aonde nossos corações se encheram de gratidão para que nós, agora, ao longo do tempo, celebremos melhor a Eucaristia e valorizemos mais esse sacramento e o acolhamos com maior largueza de coração tudo que a Eucaristia nos oferece”.
 
Por fim, Padre João Paulo avalia que a Igreja de Belém viverá nos próximos anos um contínuo tempo de graça à luz do Congresso Eucarístico: “Toda graça, quando grande, precisa de tempo para se desdobrar e frutificar. Acredito que estamos nesse tempo. Celebrar o primeiro aniversário do Congresso é uma etapa e oportunidade para que, mais uma vez, recolhamos com gratidão essas graças do Congresso e deixemos que a semente que foi lançada, germine, cresça e dê grandes frutos”. 
 
  Comemoração

No dia 21 haverá Santa Missa em Ação de Graças pelo primeiro aniversário do Congresso Eucarístico Nacional, às 19h, na Catedral Metropolitana, e presidida por Dom Alberto. Após a celebração haverá solenidade de lançamento do livro memorial do CEN2016 que no momento está em processo de finalização e trará matérias e fotos de vários momentos do evento.
 
 
 
Ainda no mesmo dia, na Sala de Pontificais, haverá a abertura da EXPOCEN2016 com exposição do acervo do XVII Congresso Eucarístico Nacional. A exposição será realizada até o dia 3 de setembro, culminância da festividade de Santa Maria de Belém.
 
Conteúdo do Congresso continua disponível

Quem procura acompanhar e reviver mais uma vez a experiência que foi o XVII Congresso Eucarístico Nacional pode achar na Fundação Nazaré de Comunicação o que procura. Isso porque a Fundação disponibiliza material rico em imagens, texto e vídeo com todos os acontecimentos e reflexões vividos durante o Congresso. 
O material pode ser adquirido em duas formas, o Box “Simpósios Teológicos” que contém 4 Dvds com as quatro palestras e o Box “Melhores Momentos” que trata de uma compilação de vários aspectos das temáticas que marcaram a programação. A classificação é livre, possibilitando assim ser assistido por toda família.
Pode ser encontrada também a primeira edição da revista acadêmica da Faculdade Católica de Belém, a Catholica. O conteúdo dos dois boxes deve ser encomendado via telefone. Já as edições da Revista Catholica estão disponíveis em número limitado. 
 
Informações pelo telefone 4006-9209/4006-9211.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade