DATA DE PUBLICAÇÃO: 10/08/2017
- Diminuir + Aumentar

Dom Alberto: 44 anos de ordenação sacerdotal

 
Na terça-feira, 15 de agosto, às 9h, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, celebra a data de sua ordenação presbiteral com Santa Missa em ação de graças na Catedral Metropolitana, no bairro Cidade Velha, em Belém. A comunidade está convidada a participar da comemoração pelos 44 anos de dedicação pastoral.    
 
Filho de Alberto Corrêa e Maria da Conceição Taveira Corrêa, Dom Alberto é natural da cidade de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e nasceu em 26 de maio de 1950. Após concluir os estudos primários, ingressou no Seminário Provincial do Coração Eucarístico de Jesus, onde completou o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. No dia 15 de agosto de 1973, foi ordenado padre por Dom João Resende Costa, então Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte. Ao ser ordenado, escolheu como lema o trecho em latim “Pro Mundi Vita”, em português, para vida do mundo, retirado do texto do Evangelho de São João 6, 51. A escolha, segundo o próprio Dom Alberto é pela grande importância eucarística do trecho que simboliza a doação pelo próximo.
 
Como sacerdote ordenado atuou como pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, em Nova Lima, onde permaneceu até dezembro de 1977. No período de 1978 a 1984 foi reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Foi pároco da Paróquia de São Geraldo em 1985 e responsável pelo acompanhamento dos diáconos da Arquidiocese de Belo Horizonte.
 
Durante o ano de 1988 foi orientador do Seminário Menor São José. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda: vigário episcopal para a pastoral; coordenador da pastoral vocacional; coordenador dos cursos de canto pastoral; da comissão de liturgia. Foi pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Bonfim e da Paróquia de Santo Antônio de Vargem Alegre, vigário forâneo da Forania São Caetano e também atuou como professor de liturgia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
 
Em 6 de julho de 1991, em sua cidade natal, pela imposição das mãos de Dom João Resende Costa,  recebeu a ordenação episcopal. Desde 2009, foi designado como Arcebispo titular de Belém, tomando posse em 25 de março de 2010, sendo o décimo Arcebispo Metropolitano. Preside anualmente o Círio de Nazaré, grande manifestação de fé e devoção mariana e neste ano, presidirá a IX Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e em 2019, o Sínodo Arquidiocesano, como parte das comemorações dos 300 anos da criação da arquidiocese.
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade